Plataforma digital de engajamento social facilita conexão entre voluntários das unidades Itaú na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. No segundo semestre, a ferramenta passará a atender também Estados Unidos e Europa
A Fundação Itaú Social trabalha em quatro eixos: Educação Integral, Gestão Educacional, Mobilização Social e Avaliação Econômica de Projetos Sociais
A Fundação Itaú Social está lançando a plataforma digital de engajamento social e voluntariado para os países da América Latina que também possuem fundações e institutos e contam com investimentos sociais e culturais do banco: Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
A ferramenta está sendo apresentada durante o Encontro de Fundações e Institutos Itaú América Latina, que ocorre esta semana em Buenos Aires (Argentina), quando também serão discutidos os trabalhos desenvolvidos pelas organizações nesses países e as possibilidades de convergência.
O objetivo, além de tornar a ferramenta multilíngue, é facilitar a conexão entre os voluntários de todas as unidades Itaú e ampliar ainda mais o engajamento e ações sociais realizadas pelos próprios funcionários. Atualmente a rede já conta com mais de 15.500 voluntários (a maioria composta por funcionários Itaú) e mais de 1.000 ações sociais cadastradas.
A plataforma multilíngue irá permitir interação entre os países e colaborar com a melhoria dos processos de gestão dos programas locais. “Os países da América Latina têm evoluído nas práticas de investimento social e querem avançar nos processos de gestão dos programas”, explica a coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Claudia Sintoni.
A ferramenta é uma rede social por meio da qual os voluntários do Itaú conhecem a programação das ações propostas pela Fundação, se inscrevem para participar, divulgam suas próprias iniciativas e compartilham experiências e resultados.
Além da América Latina, Itaú Social tem assessorado pontualmente a realização de ações voluntárias para colaboradores do banco que trabalham em outras unidades, como Nova York (EUA) e Lisboa (Portugal). No segundo semestre, a plataforma digital também passará a atender estes países.
No evento Encontro de Fundações e Institutos Itaú América Latina, que está em sua 7ª edição, será apresentada a publicação “Novos fluxos na busca por oportunidades: trajetória de jovens na periferia da cidade”, de autoria da especialista Fernanda Zanelli, da Fundação Itaú Social. A equipe brasileira demonstrará também a expansão do número de voluntários no Programa Itaú Criança na região.
A Fundação Itaú Social
A trajetória da Fundação Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em 2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição da Fundação Itaú Social, contribuindo com o desafio de garantir educação de qualidade às crianças e jovens das escolas públicas brasileiras.
Por meio de uma abordagem sistêmica e atuando em parceria com as três esferas de governo, empresas e organizações da sociedade civil, a Fundação Itaú Social trabalha em quatro eixos: Educação Integral, Gestão Educacional, Mobilização Social e Avaliação Econômica de Projetos Sociais. Na área de Mobilização Social promove o engajamento de colaboradores, clientes e sociedade na busca de soluções para as questões sociais, especialmente as relacionadas ao direito de crianças e adolescentes à educação. Realiza os programas Itaú Criança; Voluntários Itaú Unibanco e Comunidade, Presente!.
Mais informações sobre a Fundação Itaú Social e detalhes dos Programas podem ser acessados no site www.fundacaoitausocial.org.br.
____________________________________________
Fundação Itaú Social –www.fundaçãoitausocial.org.br