Home Noticias Fundação Dom Cabral junta-se à Microsoft para utilização de Inteligência Artificial em sala de aula

Fundação Dom Cabral junta-se à Microsoft para utilização de Inteligência Artificial em sala de aula

por admin
Aluno em pé ao lado de professora sentada

Parceria explora o uso de IA em ambientes de aprendizagem;
Objetivo é aproximar os executivos da tecnologia, desmistificar o uso e auxiliar a encontrar soluções para problemas de negócios

O acordo entre a Fundação Dom Cabral (FDC), 7ª melhor escola de negócios do mundo, e a Microsoft, multinacional de tecnologia, envolve ampliar a compreensão de Inteligência Artificial (IA). A parceria busca familiarizar mais o mercado com a utilização desta tecnologia, além de aproximar a IA das pessoas em um ambiente seguro de aprendizagem. As organizações trabalharão em conjunto em uma iniciativa piloto que identificará necessidades de negócios e as oportunidades de endereçar esses desafios com o uso da IA.

O encontro das duas instituições se deu pela importância que o tema da utilização da Inteligência Artificial tem gerado na sociedade, principalmente na área da educação, capacitação e desenvolvimento de pessoas. Para isso será desenvolvida, pelas duas instituições, uma vivência para ser usada nas experiências de aprendizagem nos programas de educação executiva da Fundação Dom Cabral.

Segundo Roberta Campana, diretora de Educação e Inovação da FDC, “Na vivência, as lideranças vão encarar um desafio real e aprenderão como utilizar a Inteligência Artificial para encontrar as melhores soluções. Vamos oferecer aos nossos alunos os avançados recursos tecnológicos da Microsoft com a potência das experiências de aprendizagem da FDC. Essa combinação faz da sala de aula um ambiente muito favorável para geração de novos conhecimentos, habilidade e novas formas de se relacionar com a tecnologia”, explica.

Por meio do das soluções da Microsoft em IA Generativa como o Copilot e o Azure OpenAI Service, a Fundação Dom Cabral busca endereçar o problema de negócio, aproximando os executivos da Inteligência Artificial, com o intuito de desmistificar e mostrar como, de fato, pode ser utilizada de maneira a contribuir com os negócios.

“A IA é uma tecnologia que já existe há algum tempo, mas nos últimos anos passou por uma intensa transformação com os modelos generativos. Para aproveitarmos o potencial dessa tecnologia e garantir que tantos os negócios quanto a sociedade possam usá-la de maneira responsável e aplicá-la para resolver desafios e inovar, é necessário capacitar as pessoas e unir forças. Essa colaboração com a Fundação Dom Cabral é um ótimo exemplo de como podemos disseminar conhecimento. Nessa vivência, vamos criar cenários de implementação prática em negócios e o objetivo é evoluir essa iniciativa para os diferentes modelos de educação da FDC”, afirma Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

De acordo com o relatório O Futuro do Trabalho 2023, do Fórum Econômico Mundial, 23% das ocupações no mercado de trabalho devem sofrer mudanças até 2027. Uma das funções que mais deverá crescer é a de especialistas em IA, o que mostra o quanto a Inteligência Artificial estará presente nos negócios.

“A tecnologia é uma das maiores forças de transformação dos negócios e da sociedade. Conhecer e entender como ela gera valor para cada negócio é, hoje, um dos maiores desafios de executivos de todo o mundo e em todos os setores. Não precisa ser expert, mas a liderança que não se apropriar desse conhecimento prático não será capaz de conduzir seu negócio de forma competitiva nas próximas décadas”, alerta Antonio Batista da Silva Junior, presidente executivo da FDC.

A parceria entre FDC e Microsoft busca desenvolver conteúdo, dinâmica, vivência e ambiente de experimentação que proporcionem um maior entendimento sobre o que é a Inteligência Artificial (fundamentos) e suas potencialidades.

 

Sobre Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do jornal inglês Financial Times 2023.

Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

Sobre a Microsoft  

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países e com 122 subsidiárias ao redor do mundo, a Microsoft celebra em 2024 35 anos no Brasil. A empresa oferece suas soluções e sua capacidade de criar produtos e serviços inovadores para impulsionar o desenvolvimento econômico do País.  Para ampliar o impacto da parceria de longo prazo da empresa com o Brasil, foi lançado em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil, cujas ações estão organizadas em quatro pilares: Apoio ao Crescimento Econômico Inclusivo, Proteção aos Direitos Fundamentais, Habilitando um Futuro Sustentável e Confiança na Tecnologia. Com o Mais Brasil, somente na frente de crescimento econômico inclusivo, a Microsoft já alcançou cerca de 12,5 milhões de pessoas (começaram um curso) entre outubro de 2020 e janeiro de 2024, e outras 2,8 milhões de pessoas concluíram pelo menos um curso. Mais informações em: Microsoft Mais Brasil – Relatório de Impacto no Brasil   

Fonte: https://news.microsoft.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações