Home Noticias Frontier “mais japonesa” do Brasil chega à Japan House São Paulo

Frontier “mais japonesa” do Brasil chega à Japan House São Paulo

por admin

SÃO PAULO – Depois de sua estreia no Festival do Japão de São Paulo, no último fim de semana, a Frontier “mais japonesa” do Brasil chega à Japan House São Paulo, espaço criado pelo governo japonês com o propósito de propagar elementos da cultura nipônica que unem tradição e futuro, assim como a picape da Nissan.  

A obra de arte sobre rodas é fruto da 3ª edição do Concurso Acadêmico de Design da Nissan, que homenageia os 115 anos da imigração japonesa e desafiou estudantes universitários de todo o Brasil a celebrar a cultura nipônica tendo uma picape Frontier como “tela”. Do “papel” para o mundo real, uma Nissan Frontier de verdade foi transformada seguindo o projeto campeão, criado por Eric Laureado Belfort Wolter, estudante de Design Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O projeto do estudante utiliza vários ícones da cultura nipônica num estilo contemporâneo e associados com a famosa pintura “A Grande Onda”, do artista japonês Katsushika Hokusai, que representa a vinda dos imigrantes do Japão para o Brasil. A transformação contou com o suporte dos designers do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que fica em São Paulo.

“A ideia toda veio de uma grande reflexão sobre o conceito de cultura. Notei que, quase como regra, as pessoas associam a cultura de um país ao que é clássico, antigo. Assim como a picape da Nissan, quis dar um ar novo a isso”, explica. Eric desenhou os ícones japoneses no estilo arte de rua em uma espécie de mural. “Depois, tracei um paralelo com a Grande Onda. Assim como ela, a cultura está em constante movimento”, complementa o estudante.

Os visitantes que forem até o espaço Sotodoma da Japan House São Paulo de hoje até domingo, 16 de julho, poderão conferir todos os detalhes do projeto.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki.

Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina.

A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Sobre a Nissan

A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo e pioneira na eletrificação global, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 180 concessionárias em todos os estados do país. A empresa anunciou recentemente um novo plano de investimentos no valor de até R$ 1,3 bilhão, que se somará aos mais de R$ 2,7 bilhões já investidos no Brasil nos últimos 10 anos.

Desde 2014, a Nissan conta com um moderno Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, esta unidade industrial trabalha em dois turnos e fabrica o Novo Nissan Kicks, além do motor flexfuel 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.500 funcionários no Brasil.

Serviço:

Exposição da Nissan Frontier “mais japonesa” na Japan House São Paulo
Espaço Sotodoma
Endereço: Avenida Paulista, 52
14 de julho (sexta-feira) – das 10h às 18h
15 de julho (sábado) – das 9h às 19h
16 de julho (domingo) – 9h às 18h

Fonte: https://brazil.nissannews.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações