Segundo análise realizada pela ClearSale – empresa especializada em soluções antifraude -, a Black Friday deste ano indicou um aumento de 131,54% na quantidade de tentativas de fraudes no e-commerce do país, em comparação à mesma época do ano passado. O período investigado foi entre os dias 25 e 29 de novembro.
O crescimento foi de 51.553 pedidos com potencial de serem fraudes no ano passado e 119.318 em 2021. Financeiramente, foram R$ 125,8 milhões em fraudes evitadas on-line neste ano, ante R$ 70,3 milhões em 2020, ou seja, um avanço de 78,93%.
Dentre os segmentos que tiveram mais fraudes evitadas estão o automotivo, de ar-condicionado, ferramentas, celular e eletrônicos. Já em 2020, os segmentos que obtiveram destaque foram os de celular, eletrônicos, automotivo, ar-condicionado e informática. No período de Cyber Monday, por sua vez, em 2021, os segmentos que tiveram proeminência em tentativas fraudulentas foram os de eletrônicos, celular, bebidas, automotivo e de ferramentas.
Em relação à análise pelo valor dos produtos, os segmentos com maior possibilidade de ações de fraudes são os de eletrônicos, automotivo, ar-condicionado, celular e ferramentas. No ano passado, os segmentos eram os de eletrônicos, celular, informática, automotivo e de bebidas.
“Devido ao contexto de pandemia e isolamento social, as plataformas digitais estão sendo cada vez mais procuradas pelos brasileiros na hora das compras. No entanto, é importante se atentar aos criminosos que identificaram esse cenário como oportunidade para tentar fraudar as transações, principalmente na Black Friday, que muitas promoções são ofertadas e geram um tráfego de pessoas ainda maior”, aponta Omar Jarouche, diretor de marketing e soluções da ClearSale, por meio de nota.
Mercado financeiro
Em 2021, outros segmentos da Black Friday e Cyber Monday também foram investigados. Em relação ao mercado financeiro, o acumulado entre as datas acarretou mais de 586 mil propostas, entre crédito, aberturas de contas digitais, emissão de cartão e outras, ou seja, um avanço de 30% comparado ao mesmo período de 2020, com recuo de 25% em tentativas fraudulentas. Em Telecom, houve um recuo no volume de pedidos de aproximadamente 11%, o que causou reflexos diretos na tentativa de fraude evitada, que foi de 7 mil no ano passado, para pouco mais de 2.200 neste ano.
Golpes mais comuns
Os golpes mais comuns são o roubo de credenciais e informações bancárias por meio de phishing, que faz com que as vítimas compartilhem dados confidenciais. Além disso, fraudes com relação a promoções anormais em sites que não são confiáveis também são comuns no período. Sites falsos são um tipo de fraude que apresenta risco ainda maior, pois os criminosos podem expor produtos que nunca serão enviados ao comprador, além de terem acesso às informações das vítimas. Para os lojistas, soluções antifraude também são desenvolvidas, como o quiz antifraude.
Website: https://www.unitfour.com.br/quiz-antifraude/