Parceiros no desenvolvimento de um furgão 100% elétrico, com base na plataforma da conhecida Transit.
A Ford e o Grupo Deutsche Post DHL acabam de apresentar o primeiro StreetScooter WORK XL.
Partilhe
As 2.500 unidades que, a partir do final de 2018, estarão ao serviço dos correios alemães, permitirão “poupar” 12.500 toneladas de CO2
Projecto apresentado já este ano, o primeiro furgão de distribuição movido a electricidade, concebido no âmbito da parceria entre a Ford Motor Company e o Grupo Deutsche Post DHL, acaba de ser oficialmente apresentado em Colónia, na Alemanha.
Denominado StreetScooter WORK XL e tendo por base a plataforma da famosa Transit;
Esta é apenas a primeira de um total de 2.500 unidades que, a partir do final de 2018;
Estarão ao serviço dos correios alemães.
Desenhado com base na Ford Transit, embora proposto apenas e só com motorização elétrica e uma carroçaria desenhada e construída segundo as especificações ditadas pela Deutsche Post DHL, este novo veículo de entregas será produzido na fábrica da empresa StreetScooter, em Aachen, Alemanha.
Sendo que o objectivo passa por 150 destas e-vans até ao final de 2017;
E 2.500 até ao fim do ano seguinte, anuncia a marca da oval em comunicado.
Com um volume de carga de 20 m3 e espaço para acomodar mais de 200 encomendas, este novo furgão WORK XL;
Variante de maiores dimensões de dois modelos já existentes e ao serviço dos correios alemães;
O StreetScooter WORK (com 4 m3 de capacidade de carga) e o StreetScooter WORK L (com uma capacidade de 8 m3);
Apresenta também uma configuração interior diferente dos restantes;
Com prateleiras, acessíveis tanto a partir da cabine do condutor, como através do portão traseiro e da porta lateral deslizante.
https://youtu.be/0IHYPV8vtTE
Em termos de propulsão, o WORK XL está equipado com um sistema de bateria modular;
Cuja potência que pode variar entre os 30 e 90 kWh, garantindo autonomias entre os 80 e os 200 km.
Já o carregamento da bateria, até um máximo de 22 kW, demora cerca de três horas.
Por outro lado, e graças à opção por um sistema motopropulsor eléctrico, cada um dos furgões WORK XL contribuirá para retirar da atmosfera cinco toneladas de CO2 por ano, graças a uma poupança total de 1.900 litros de combustível diesel.
No conjunto, as 2.500 unidades que, a partir do final de 2018, estarão ao serviço dos correios alemães;
Resultarão numa poupança de 12.500 toneladas de CO2 e de 4,75 milhões de litros de combustível por ano.
Além dos futuros furgões WORK XL, a Deutsche Post DHL, possui em serviço serviço;
Mais de 3.000 unidades de veículos eléctricos StreetScooter WORK e WORK L, além de cerca de 10.500 bicicletas elétricas.
Números que, aliás, fazem dos correios alemães o maior operador de frotas elétricas na Alemanha.
Fonte: https://www.heise.de/newsticker