Programa Samsung Recicla reforça compromisso da marca com a sustentabilidade e o descarte ambientalmente adequado de eletrônicos em todo o Brasil
Usuários que compraram ou ganharam novos dispositivos eletrônicos no Natal podem dar uma destinação correta aos aparelhos antigos, quebrados ou sem uso. Atenta a esse cenário e ao impacto ambiental do lixo eletrônico, a Samsung reforça a importância do descarte consciente por meio do Samsung Recicla, seu programa de logística reversa que incentiva a reciclagem adequada de eletrônicos em todo o país.
No Brasil, consumidores podem descartar eletrônicos de pequeno e médio porte como fones de ouvido, pilhas, carregadores, celulares, tablets, notebooks e baterias, diretamente nas urnas de coleta disponíveis em lojas e Smart Centers Samsung espalhados pelo país. Já os produtos de grande porte, como TVs, refrigeradores e máquinas lava e seca, contam com um sistema de descarte por meio de agendamento, facilitando o processo para o consumidor. Veja detalhes na página oficial.
Imagem meramente ilustrativa
Após a coleta, os equipamentos são encaminhados a parceiros homologados, devidamente qualificados e licenciados pelos órgãos ambientais competentes. Esses prestadores realizam processos rigorosos e seguros de triagem, desmontagem, trituração e separação dos componentes, garantindo que os materiais recicláveis sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima, de acordo com suas características. Os resíduos que não podem ser reciclados recebem um descarte ambientalmente adequado.
Por dentro do Samsung Recicla, da Samsung
Mais do que um programa de reciclagem, o Samsung Recicla é um convite à mudança de hábitos. Ao descartar corretamente seus eletrônicos, os consumidores contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável.
Presente no Brasil desde 2017, o Samsung Recicla faz parte das iniciativas da marca voltadas à sustentabilidade. Em 2024, o programa registrou um crescimento de 58% no volume de resíduos eletrônicos coletados e destinados à reciclagem, em comparação ao ano anterior, resultado de ações contínuas de conscientização e ampliação da infraestrutura de coleta.
O impacto ambiental positivo dessas ações também é expressivo: o balanço de massa ecológica eficiente entre 2023 e 2024 equivale à preservação de energia suficiente para cerca de 555 mil casas, à economia de 122 mil caixas d’água, à preservação de áreas equivalentes a 16 campos de futebol sem desmatamento e à não emissão de CO₂ equivalente a 178 mil tanques de combustível. Os dados também representam 412 árvores preservadas e 8.644,942 litros de água economizados.
Atualmente, o programa está presente em 13 países da América Latina, incluindo Brasil, México, Costa Rica, Panamá, Equador, Guatemala, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Paraguai, Bolívia e República Dominicana, ampliando o acesso ao descarte correto de lixo eletrônico na região.
Clique aqui para mais informações sobre o Samsung Recicla e acompanhe as novidades de sustentabilidade da marca acessando a Samsung Newsroom Brasil.