Home Noticias FALTAM 15 DIAS PARA A CARDS 2016

FALTAM 15 DIAS PARA A CARDS 2016

por Agência Canal Veiculação

Fintechs, e-commerce, bitcoins, mobile payment, regulamentação, certificação digital e sistemas antifraude serão discutidos ao longo do Congresso CARDS

Congresso Cards Payment & Identification 2016 discute o papel disruptivo das fintechs

Evento terá uma programação específica para as startups financeiras, o Demo Day Fintech

Nunca se ouviu falar tanto no Brasil em fintechs, startups de tecnologia que desenvolvem soluções para o mercado de finanças, com a proposta de desburocratizar o serviço, tornando o atendimento ao cliente mais ágil e personalizado. Embora ainda seja cedo para prever o futuro dos bancos e o impacto que as fintechs trarão às instituições tradicionais, o certo que é que essas empresas estão em franca expansão. Por isso mesmo, o tema terá um espaço de destaque no Congresso Cards Payment & Identification, promovido pela Informa Exhibitions de 15 a 17 de junho no Expo Center Norte.

As fintechs se caracterizam pela adoção de tecnologias disruptivas, que vão ao encontro a um consumidor cada vez mais digital. Uma pesquisa do Goldman Sachs mostra que 33% dos millennials acreditam que não vão precisar de um banco em cinco anos; metade diz esperar que seus serviços sejam prestados por startups.

Durante o Congresso Cards Payment & Identification, Thiago Alvarez, co-fundador do GuiaBolso, fará uma palestra em que apresentará o case de sucesso do aplicativo de gestão financeira GuiaBolso, que exibe o extrato da conta corrente de bancos diferentes, categoriza os gastos (mercado, bar, saúde, compras) e mostra como está a saúde financeira do cliente. A tecnologia atua como uma ponte para o internet banking, onde o cliente utiliza normalmente o login e senha. Criado há três anos, a fintech GuiaBolso tem cerca de 1,6 milhão de usuários ativos no Brasil e já recebeu R$ 30 milhões de fundos dedicados às fintechs.

Também participará do debate sobre desburocratização do sistema financeiro e do potencial das fintechs no Brasil o CEO da Vindi & Pagamento.me, Rodrigo Dantas. “Simplificar a vida das empresas que vendem planos de assinaturas ou recebem pagamentos mensais de clientes fixos é o principal atrativo da Vindi. Outro ponto positivo é a diminuição da inadimplência, já que ataca o problema ao automatizar o envio de e-mails de cobrança”, destaca Dantas.

Completando 3 anos de lançamento em maio, a Vindi está investindo fortemente em tecnologia e inovação para continuar crescendo a uma média de 15% ao mês, devendo aumentar o faturamento em 120% em 2016, chegando a R$ 6 milhões, atuando em uma área que movimenta R$ 100 bilhões ao ano. “Quando lançamos a Vindi, ainda não havia uma solução de recorrência no Brasil. Estamos capitaneando essa mudança no consumo de serviços de assinaturas há 3 anos por meio da educação do mercado”. Neste ano a empresa investirá R$ 4 milhões em duas principais estratégias: expansão para a América Latina e aquisições.

De acordo com o Radar FintechLab, com dados da Clay Innovation, cerca de 150 startups já atuam nesse segmento no País, divididas em nove categorias. Entre elas estão o setor de pagamentos, empréstimos, gestão financeira, seguros, entre outros. Um dos casos mais conhecidos é o da Nubank, que oferece um cartão de crédito com ausência de taxa de anuidade e outras tarifas, além da cobrança de juros mais baixos do que a média do mercado. A startup foi lançada em 2013 e conta com mais de 100 mil usuários.

Assim como a Nubank, outras fintechs querem revolucionar as intermediações financeiras para pessoas físicas e empresas. Segundo a CEO da Stone, Verena Stukart, a proposta é facilitar a vida dos usuários, seja por pagamentos ou em financiamentos colaborativos, como oscrowdfundings, as populares “vaquinhas digitais”, em que as pessoas doam dinheiro para alguma produção cultural ou outras iniciativas de interesse coletivo.

A Stone é uma startup adquirente de cartão de crédito 100% brasileira, autorizada pela Visa e Mastercard a realizar diversas transações. O diferencial da Stone é que ela vai além do meio virtual e também passa a atender de forma física. Como é licenciada para efetuar pagamentos em todo o território nacional, vem se destacando na oferta de serviços para otimizar o processo de vendas e reduzir a despesas de processamento para os estabelecimentos comerciais.

Regulamentação
Muitos especialistas acreditam que a atuação das fintechs que oferecem determinados serviços financeiros deveria ser regulada pelos mesmos órgãos que cuidam dos bancos. A Febraban, no entanto, não tem um posicionamento institucional sobre o assunto.

Segundo a Goldman Sachs, é possível que os bancos venham a perder até US$ 4,7 trilhões anualmente para as fintechs. A tendência é que as instituições financeiras invistam cada vez mais em inovação, se aproximando das startups, seja para adquiri-las ou para descobrir novas formas de se reinventarem.

Diferenciais das fintechs

  • Comodidades do acesso digital
  • Eliminação de processos burocráticos
  • Concentração em um único contato para tomar crédito mais barato
  • Atendimento em território nacional
  • Possibilidade de conectar clientes que não possuem acesso a determinados produtos com taxas menores
  • Agilidade na distribuição de produtos de crédito com garantia, o que em alguns casos, ajuda o banco a ser mais eficiente no processo de venda

Demo Day Fintech

Em 2015, as fintechs no Brasil receberam investimentos de R$ 200 milhões e a expectativa, conforme o FintechLab, é atingir R$ 450 milhões este ano. Esse potencial de crescimento das startups de serviços financeiros será um tema amplamente abordado durante a programação do Congresso Cards 2016, que acontece de 15 a 17 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento contará em sua grande com uma programação específica sobre tema: o Demo Day Fintech. Confira a programação completa: http://www.cards-expo.com.br/images/DOCUMENTOS/Programacao-Congresso-Cards.pdf.

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions . Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações