73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses
São Paulo – 28 de Setembro de 2022 – Nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM (NYSE: IBM) revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante em todo o mundo, com 41% das empresas no Brasil indicando que implementaram ativamente a tecnologia. Isso ressalta ainda mais que o crescimento da IA está prestes a acelerar à medida que continua a amadurecer, tornando-se mais acessível e fácil de implementar.
Outros dados da Global AI Adoption Index 2022, conduzido pela Morning Consult para IBM, revelou que esse crescimento se deve ao fato das empresas reconhecerem o valor da IA à medida que estão emergindo dos desafios da pandemia do COVID-19 e investindo em sua transformação digital, enquanto enfrentam escassez de talentos e habilidades. No Brasil, a adoção está sendo impulsionada por avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).
Pela primeira vez, o relatório também perguntou às empresas sobre seus planos de incorporar a IA em suas iniciativas de sustentabilidade e descobriu que essa tecnologia está pronta para desempenhar um papel significativo nessa área. Como exemplo, 66% dos profissionais de TI no Brasil indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa está implementando IA ou tem planos de fazê-lo.
Descobertas notáveis do “Global AI Adoption Index 2022” incluem:
A adoção da IA está em constante crescimento
Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que usam IA em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA. Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.
Definir dados claros e estratégias de IA é fundamental para uma implementação horizontal
Uma explicação importante para a adoção gradual da IA é a necessidade de implementar uma estratégia de gerenciamento de dados bem-sucedida. De acordo com o estudo, na América Latina, garantir a segurança da informação é considerado a parte mais difícil da estratégia de gestão de dados de uma organização, independentemente do seu porte.
- Os profissionais de TI da América Latina que atualmente exploram a IA são mais propensos a identificar desafios de gerenciamento de dados para sua empresa, com mais da metade dizendo que é difícil garantir a segurança dos dados (51%) e governança, conformidade e privacidade (50%).
- Atualmente, 43% das empresas brasileiras que exploram ou implementam IA têm uma estratégia holística. Apenas 10% têm planos focados em casos de uso limitados ou específicos.
A automação está ajudando a resolver as lacunas de habilidades e a escassez de mão de obra
Mais do que custos, falta de ferramentas, complexidade de projetos ou dados, habilidades limitadas de IA, experiência ou conhecimento continuam sendo a maior barreira para a adoção de IA na América Latina. Ao mesmo tempo, a IA também está ajudando as organizações a lidar com a escassez de habilidades, por exemplo, automatizando tarefas para trabalhadores qualificados para que possam ser mais produtivos ou usando aprendizado assistido por IA. 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA. Além disso, 40% dizem que seus funcionários estão felizes em trabalhar nele e 26% mencionam que seus os funcionários já estão economizando tempo. Por fim, quase uma em cada quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de obra e qualificação em seus departamentos de TI.
Uma ênfase crescente na confiança, mas poucas ações concretas
O estabelecimento de práticas de IA confiáveis e responsáveis anda de mãos dadas com a maturidade da IA, pois quanto maior a probabilidade de uma empresa ter implantado a IA, maior a chance de valorizar a importância da confiabilidade.
- Uma grande parte dos profissionais de TI em empresas que exploram ou implantam IA na América Latina indica que todos os aspectos de confiança e transparência são importantes para seus negócios. De acordo com o estudo, os mais importantes no Brasil são: cumprir as obrigações de relatórios internos (98%), manter a integridade da marca e a confiança do cliente (98%) e ter a capacidade de monitorar dados e IA ao longo do ciclo de vida (98%).
- No entanto, embora a grande maioria dos líderes empresariais indique que a IA confiável é fundamental, nem todas as organizações no País/América Latina tomam medidas para garantir que sua IA seja responsável e confiável, como reduzir o viés (21%), rastrear variações de desempenho e/ou desvio de modelo (49%) e se concentrar em garantir que as decisões que tomam possam ser explicadas (49%).
Construindo operações mais sustentáveis
A IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior nas iniciativas de sustentabilidade das organizações em todo o mundo, com mais de dois terços das empresas usando ou planejando usar a IA como parte de suas iniciativas de sustentabilidade. Como exemplo, os profissionais de TI no Brasil acreditam que a IA tem um grande potencial para ajudar a resolver desafios ESG/sustentabilidade, como fornecer informações mais precisas e verificáveis sobre fatores de desempenho ambiental para relatórios (43%) e conduzir processos de negócios e operações diárias mais eficientes, como melhoria na cadeia de suprimentos, operações e manufatura (37%).
Usos populares como automação e adoção de drives de segurança
Na América Latina, as organizações estão aplicando a IA em uma ampla variedade de casos de uso, com a adoção mais avançada em áreas como operações de TI, segurança cibernética e automação de processos de negócios.
- Na região, os profissionais de TI de empresas que implantam IA relatam que ela é usada para detecção de segurança/ameaças (44%) e IA de conversação (44%), enquanto aqueles que exploram apenas IA geralmente relatam que ela está sendo usada para marketing e vendas (30%).
- 30% das empresas estão empregando IA para operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos para manter o desempenho dos aplicativos e, ao mesmo tempo, tornar a alocação de recursos mais eficiente.
“Organizações na América Latina, incluindo o Brasil, pesquisadas no IBM Global AI Adoption Index 2022, estão usando a IA hoje para responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde operações de negócios e escassez de habilidades até iniciativas de sustentabilidade”, disse Marcela Vairo, Diretora de Data & AI da IBM Brasil. “Com 83% das empresas no Brasil, seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente que a IA está desempenhando nos negócios e na sociedade”.
À medida que o investimento em IA continua a crescer, ainda existem barreiras para sua adoção no Brasil, principalmente para organizações menores, que são significativamente menos propensas a tirar proveito da IA. A pesquisa indicou que as principais barreiras para a adoção de IA para empresas brasileiras são: preços altos (29%), complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA (20%), complexidade de dados (17%) e habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento (17%). A IBM está ajudando a quebrar essas barreiras e levar os benefícios dessa tecnologia para mais pessoas e organizações em todos os setores, com IA centrada no ser humano projetada para as necessidades dos negócios.
A IBM se baseia continuamente nas mais recentes inovações em IA da IBM Research para fornecer novos recursos prontos para os negócios, ajudá-los a automatizar processos técnicos e manuais, como operações de TI, desenvolver novas formas de operação e ajudar a garantir que a ética da IA seja observada. Além disso, a IBM Consulting traz profundo conhecimento em tecnologia, indústria e design de processos para cocriar soluções com clientes que incorporam IA em seus principais processos de negócios e criam fluxos de trabalho inteligentes em escala.
Baixe o estudo completo aqui.
Metodologia
Esta pesquisa foi realizada de 30 de março a 12 de abril de 2022, com uma amostra de 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior com algum conhecimento/influência sobre as decisões de tecnologia de sua empresa, incluindo 500 entrevistados em cada um dos países, como EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália, China, Índia, Cingapura, Austrália, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul, e 1.000 respondentes em toda a região da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). As entrevistas foram realizadas online e a margem de erro para a amostra completa em cada país é de +/-4 pontos percentuais; a margem de erro para a região da América Latina é de +/-3 pontos percentuais com um nível de confiança de 95%. Veja os detalhes completos da metodologia no final do resumo.
Sobre a IBM Watson
Watson é a tecnologia de IA corporativa da IBM que está ajudando as organizações a prever e moldar melhor os resultados futuros, automatizar processos complexos e otimizar o tempo dos funcionários. O Watson evoluiu de um projeto IBM Research para experimentação e agora para um conjunto aberto de produtos que podem ser executados em qualquer lugar. Com mais de 40.000 interações com clientes, o Watson está sendo usado por marcas globais líderes em diversos setores para transformar a maneira como as pessoas trabalham.
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