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Estudo da IBM: Dados inadequados dificultam o progresso das metas de ESG no Brasil

por admin

45% dos executivos brasileiros citam dados inadequados como uma das maiores barreiras para o progresso das metas de ESG.

Um novo estudo do IBM (NYSE: IBM) Institute for Business Value (IBV), “O Enigma dos Dados de ESG“, feito globalmente com executivos e consumidores, incluindo o Brasil, revelou que, embora a sustentabilidade ambiental continue sendo uma prioridade para os consumidores e executivos de negócios, os dados inadequados são um desafio-chave para ambos os grupos quando se trata de atingir metas pessoais e de negócios relacionadas com ESG (sustentabilidade ambiental, social e governança).

O estudo revelou que os executivos pesquisados ​​apontam que os padrões inconsistentes (47%) são o maior obstáculo para seu progresso em ESG, seguido por dados inadequados (45%), habilidades inadequadas (39%) e barreiras regulatórias (33%). Sem a capacidade de acessar, analisar e entender os dados ESG, as empresas lutam para fornecer mais transparência ao consumidor e atender suas expectativas.

Cerca de 66% dos executivos pesquisados no Brasil acreditam que os stakeholders entendem os objetivos e o desempenho de suas organizações; no entanto, apenas cerca de 5 em 10 consumidores pesquisados sentem que têm dados suficientes para fazer compras ambientalmente sustentáveis (53%) ou tomar decisões relacionadas à empregabilidade (44%).

“A cada dia, mais consumidores estão escolhendo opções mais sustentáveis ​​na hora de comprar,” disse Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil. “Agora é o momento de agir. Em uma era de dúvida, a transparência é essencial para que as empresas quebrem as barreiras dos dados de ESG. Independentemente de quais objetivos, marcos ou métricas uma empresa reporta, ESG oferece provas e insights para abrir as portas e amplificar o valor do negócio”. 

Outras conclusões do estudo incluem: 

Empresas estão investindo em ESG e veem isso como algo bom para os negócios no Brasil .

  • 78% dos executivos pesquisados dizem que ESG é fundamental para sua estratégia de negócios. 
  • Quase 8 em 10 executivos pesquisados (77%) veem ESG como um facilitador de receita em vez de um gerador de custos, sugerindo que, ao contrário da opinião popular, ESG e lucratividade não estão em desacordo. 
  • 71% dos executivos pesquisados estão de acordo ou concordam fortemente que sua organização está focada em alcançar resultados de ESG, não apenas informar ou que é requerido. 

Comprometimento do consumidor com a sustentabilidade se intensificou no Brasil, mas os consumidores não sentem que têm informações suficientes para fazer escolhas.

  • Quase 9 em cada 10 dos consumidores pesquisados dizem que a sustentabilidade ambiental (87%) e a responsabilidade social (83%) são muito ou extremamente importantes para eles. 
    • Mais da metade dos pesquisados (52%) dizem que o aumento no custo de vida tornou mais difíceis as decisões ambientalmente sustentáveis nos últimos 12 meses. 
    • Apenas 4 em 10 consumidores pesquisados dizem que têm informações suficientes para fazer investimentos sustentáveis e tomar decisões de economia de gastos (39%).

Os executivos admitem que suas empresas não fizeram progresso significativo em direção às metas ESG, indicando que os desafios de dados impactam sua capacidade de medir o progresso e atender às demandas do consumidor no Brasil. 

  • 93% dos executivos pesquisados dizem que suas organizações desenvolveram propostas de ESG; no entanto, apenas 7% dizem que suas organizações atingiram um progresso significativo.
  • Mais da metade executivos pesquisados (65%) dizem que suas organizações lutam para gerenciar uma grande quantidade de dados manuais, enquanto 57% dizem que têm dificuldade em consolidar ou manipular dados. 

O estudo destaca os líderes em ESG, um grupo de respondentes com maior maturidade em operacionalizar ESG e que estão obtendo maior receita, melhor rentabilidade e maior engajamento dos clientes ao se aproximar de ESG com transparência para criar oportunidades estratégicas de negócios. Esses modelos a seguir fornecem um roteiro para as organizações que buscam superar desafios relacionados a dados e criar mudanças sustentáveis que incluam automatização dos processos de ESG e capacidades de criação de relatórios para manter os dados atualizados; aproveitar a IA para obter insights aprimorados de desempenho, análise prospecção e desenvolvimento de cenários; alinhamento com parceiros de ecossistema em definições e padrões métricos ESG; e estabelecer proativamente princípios de governança de dados ESG com os stakeholders.

“Os dados são a alma de ESG. Ao operacionalizar os planos, as empresas poderão transformar seus dados em insights preditivos para ajudar a avaliar seu progresso aos benchmarks e tomar decisões de negócios informadas para melhorar seu impacto em ESG diariamente”, afirma Kalil. “Líderes que elevam o papel de ESG poderão impulsionar o engajamento, inspirar a inovação, melhorar as operações e alinhar os parceiros de ecossistema em torno de objetivos estratégicos compartilhados”. 

Para visualizar o estudo completo, visite: Link

Metodologia De Estudo 

O IBM Institute for Business Value (IBV) pesquisou 2.500 executivos de 22 indústrias e 34 países, mergulhando na estratégia, foco e operacionalização de ESG de suas organizações; os benefícios que esperam das iniciativas ESG; e como pesam ESG contra outros objetivos do negócio. O IBV também entrevistou mais de 20.000 consumidores em 34 países sobre suas atitudes em direção à sustentabilidade e responsabilidade social, e como essas crenças influenciam as compras, o investimento e as decisões de carreira. 

Sobre o IBM Institute for Business Value 

O IBM Institute for Business Value, o grupo de experts em Thought Leaderhip da IBM, combina dados globais de pesquisa e desempenho com expertise dos principais acadêmicos e pensadores da indústria para oferecer insights que entregam inteligência a os líderes de negócios. Para Thought Leaderhip de classe mundial.

Assessoria de imprensa IBM 
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]  

Fonte: https://www.ibm.com/

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