Home Noticias Estudantes do Senac São Paulo desenvolvem habilidades multidisciplinares com Minecraft Education Edition

Estudantes do Senac São Paulo desenvolvem habilidades multidisciplinares com Minecraft Education Edition

por admin

Alunos do Ensino Médio Técnico da instituição têm aulas com didática de gamificação e uso de tecnologia como suporte ao aprendizado 

 

São Paulo, 30 de março de 2023 – Com o objetivo de trazer novas abordagens de ensino em sala de aula, o Senac São Paulo adotou recursos do Minecraft Education Edition para os alunos do ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, tem o foco de atender às demandas de atualização das práticas de ensino e aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e multidisciplinares, que se adequem ao perfil mais conectado dos jovens.  

Utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem, o game atua em diversos aspectos: raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente digital imersivo, incluindo o ensino sobre história e geografia, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos.  

O recurso já foi disponibilizado para 164 turmas de diferentes unidades no Estado, impactando mais de 6 mil alunos. Além disso, a instituição de ensino capacitou 440 professores, em diferentes áreas do conhecimento, que passaram a usar o programa em suas disciplinas.  

O Minecraft Education Edition, é um jogo do tipo sand box, sendo assim, permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas. Atualmente, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, como ferramenta para ensino e aprendizagem das seguintes disciplinas:  história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital, entre outras. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade, uma das principais características destacada no Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 (Lei nº 13.415/2017).  

Esse foi o caso dos alunos da unidade Ribeirão Preto, no interior do Estado, que desenvolveram uma reprodução do sistema econômico feudal no jogo. O game foi usado de forma a ampliar as habilidades de análise sobre a formação de territórios e fronteiras, em diferentes tempos e espaços. Desse modo, contribuiu para o entendimento dos estudantes sobre a evolução do processo histórico, da atual geopolítica mundial. 

“A possibilidade de elaborar um feudo, articulou a criatividade dos alunos para criarem um cenário que foi conhecido a partir da pesquisa elaborada previamente, além das imagens que foram compartilhadas durante as aulas.  O jogo também estimula o trabalho colaborativo, no qual os educandos trabalharam em conjunto para elaboração dos cenários planejados, no prazo estipulado”, explica Cleber Sberni, docente de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Senac Ribeirão Preto.  

Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil, por meio de doações de mais de US$ 202 milhões, em créditos de nuvem.  Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto anual dos alunos da mesma unidade, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos.​ Eles não só criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, como também usaram inteligência artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.) O desenvolvimento do projeto articulou os saberes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Médio e o itinerário de formação técnica e profissional em Informática. 

Enquanto isso, os alunos do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Bernardo do Campo, unidade da Grande São Paulo, utilizaram o jogo para criar um Museu Histórico da Computação, aplicando conhecimentos relacionados ao impacto da tecnologia da informação e sua relação com passado, presente e futuro. Além de toda a pesquisa, trabalho conceitual e criatividade envolvidos na experiência, os estudantes refletiram sobre ética e tecnologia.​ 

“Com o uso do Minecraft, conseguimos criar o Museu Histórico da Computação e comparar o quanto e como a tecnologia evoluiu nesses anos. No passado, os equipamentos eram grandes, robustos e não muito eficientes, e hoje são mais rápidos e compactos. Adorei aprender sobre a história da tecnologia com o uso do jogo”, afirma Pedro Leonardo Laurentino Alves, aluno do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Bernardo do Campo. 

“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferramenta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento integral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jovens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e familiar para eles.”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil. 

Com o objetivo de unir a realidade dos games a uma proposta de educação, o Minecraft Education Edition oferece para educadores e alunos: atividades interativas, ferramentas pedagógicas, jogos multiplataforma, entre outros recursos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. 

 

Sobre o Senac São Paulo 

Instituição de excelência em educação profissional e tradição há mais de 75 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos, ensino médio técnico e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu Atendimento Corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para suas necessidades. 

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mundo do trabalho. Com o passar dos anos, o Senac aumentou sua oferta de gratuidade e, hoje, oferece cursos técnicos, qualificação profissional e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade. 

Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o estado de São Paulo. São 17 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 37 no interior; além dos três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo. Mais informações: www.sp.senac.br. 

 

Sobre a Microsoft   

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure. 

Fonte: https://news.microsoft.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações