Debate será na próxima quarta-feira (19/5), em ação do Solve For Tomorrow, programa global que estimula alunos da rede pública a encontrarem soluções para dificuldades locais
Como estimular inovação nas escolas públicas brasileiras com a filosofia “Faça Você Mesmo” é o tema de webinar gratuito que será promovido pela Samsung na próxima quarta-feira (19/5), em ação que integra o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O evento virtual ocorre das 16h às 17h30 e será transmitido ao vivo pelo canal do Respostas para o Amanhã no YouTube.
Com mediação de Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, e a participação de Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia e professor de psicologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), o webinar destacará como os tempos atuais acentuaram a necessidade de inovação na escola e os caminhos para uma nova arquitetura de ensino-aprendizagem, pautada em desafios e criatividade. O evento contará com depoimentos de estudantes inspirados pela cultura maker e interação frequente e em tempo real com os espectadores.
“O Solve For Tomorrow reforça o propósito da Samsung de transformar estudantes em protagonistas de uma transformação social positiva, estimulando habilidades e o desenvolvimento de criatividade e inovação para desafios da vida real. Acreditamos que a cultura maker oferece caminhos neste sentido, pois é um método em que qualquer pessoa pode construir, consertar e fabricar diversos tipos de projetos, motivando gerações a alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“Os estudantes são convidados a serem agentes da própria aprendizagem quando a escola promove ações que os levem a colocar a mão na massa. A cultura maker, além de mobilizar o interesse pelo conhecimento, reconhece a escola como espaço de pesquisa, investigação e criação. Preparar os alunos para os desafios da atualidade é fundamental e, para isso, é importante que todos tenham acesso a uma educação que contribua com a reflexão, o protagonismo e a resolução de problemas”, afirma Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Projetos do CENPEC, organização da sociedade civil responsável pela coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung.
Inscrições abertas para o Solve For Tomorrow
As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, estão abertas até 30 de junho no website ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download. Para este ano, a iniciativa tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para semifinalistas e finalistas. Em novembro, ocorrerá o anúncio dos vencedores, que serão definidos por uma Comissão Avaliadora e, também, por júri popular.
O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, conta com edições anuais no país desde 2014 e já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Em 2020, mesmo com o distanciamento social, atraiu 1.749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes, tendo como temas mais explorados educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde. O projeto vencedor no ano passado foi desenvolvido por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará: um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
SERVIÇO
Webinar: Cultura maker e inovação na educação
Data: 19/05/2021
Horário: 16h às 17h30
Sinopse: Os tempos atuais acentuaram a necessidade de inovação na escola e a cultura maker oferece pistas para isso. Neste webinar, vamos explorar caminhos para uma nova arquitetura de ensino-aprendizagem, pautada em desafios e criatividade com Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia e professor de psicologia da UFPE. O evento, mediado por Isabel Costa da Samsung, contará com depoimentos de estudantes inspirados pela máxima “faça você mesmo”.
Palestrante: Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA, 1991), mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. Atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador da Cesar School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas da qual é sócio-fundador.
COMO SE INSCREVER NO PROGRAMA RESPOSTAS PARA O AMANHÃ
Inscrições: website ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download
Até quando: 30/06/2021
Investimento: Gratuito
Quem pode se inscrever: Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.
Projetos: O projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.
Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.
Professores parceiros: Até dois docentes das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esses professores devem lecionar à equipe participante e ser indicados pelo professor orientador no ato da inscrição.
Equipes: Devem ser formadas por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e os professores parceiros lecionem.
PREMIAÇÃO
Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.
Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.
Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.
Vencedores nacionais
Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung
1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.
2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.
Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br
Sobre o CENPEC Educação
O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Fundado em 1987, o CENPEC atua há mais de 30 anos no desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias e na incidência no debate público, em parceria com escolas, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades.