Home Noticias Especialização em Indústria 4.0 terá programa da AHK

Especialização em Indústria 4.0 terá programa da AHK

por Paulo Fernandes Maciel
Especialização em Indústria 4.0

Câmara Brasil-Alemanha promove especialização em Indústria 4.0 com módulos nos dois países


A Aliança Brasil-Alemanha para Indústria 4.0, composta pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, pelo Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK), pela VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha e o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo);

Realiza a partir de março de 2020 o Programa de Especialização em Indústria 4.0.

Especialização em Indústria 4.0

A capacitação traz módulos teóricos e práticos para apresentar o que há de mais avançado em Indústria 4.0.

Considerando a necessidade de disseminar a Indústria 4.0 no Brasil e o pioneirismo alemão no tema, a Aliança 4.0 concebeu a especialização sobre o tema para apresentar conceitos, melhores práticas e fomentar projetos neste setor, tornando os profissionais participantes do curso agentes de transformação em suas empresas.


A primeira fase do Programa, “Inspiration to i4.0”, acontece na sede do Instituto Fraunhofer IPK na cidade de Berlim na Alemanha.

Durante 5 dias de imersão, os participantes serão introduzidos ao conceito de Indústria 4.0, visitando laboratórios e centros de pesquisa e entendendo seus principais pilares e desafios, bem como a estratégia e as tecnologias necessárias para a transformação digital.

Especialização em Indústria 4.0


Já a segunda fase, “Hands-on to i4.0”, oferece aos participantes do curso a oportunidade de colocar na prática o que foi aprendido no primeiro módulo, desenvolvendo durante três meses um projeto-piloto para implementação em sua empresa com workshops e mentorias realizados no ITA, em São José dos Campos.


“Em virtude da complexidade e das possibilidades da Indústria 4.0, a visualização in loco e o benchmarking facilitam muito o entendimento e o início da Transformação Digital.

Por estes e outros motivos que criamos, em conjunto com nossos parceiros, este modelo de treinamento que vai da teoria à prática.”

Explica Bruno Vath Zarpellon, Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.
Mais informações sobre o Programa de Especialização em Indústria 4.0 estão disponíveis aqui
Interessados na capacitação devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] até dia 20 de dezembro para garantir a condição especial do 1º lote.

Especialização em Indústria 4.0

Sobre a AHK

O trabalho desenvolvido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) tem o objetivo de atrair investimentos para a região, ampliando o comércio bilateral e fortalecendo os negócios entre empresas alemãs e brasileiras.
As atividades rotineiras incluem o atendimento a solicitações de informações sobre importação e exportação; intermediação de contatos; divulgação de empresas e seus produtos; pesquisas para encontrar parceiros adequados; oferta de cursos de qualificação e desenvolvimento profissional.

Paralelamente, a AHK São Paulo coordena a implantação de iniciativas e o desenvolvimento de projetos voltados aos mais diferentes setores da economia.

Entre eles destacam-se: congressos, rodadas de negócios, recepção a autoridades políticas e empresariais alemãs, seminários sobre diferentes temas, organização de viagens de delegações empresariais, reuniões com grupos de trabalho e edição de publicações especializadas.
O conjunto dessas atividades faz da AHK São Paulo uma plataforma de negócios que beneficia, em primeira instância, os seus associados.

Congregando representantes dos mais diferentes setores da economia, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras com interesses na Alemanha, a AHK São Paulo disponibiliza para esse público, serviços certificados pelas normas ISO 9001 e ISO 14001

Você também pode gostar

Deixe um Comentário