A maioria das empresas conhecidas como “startups” já adotam alguma abordagem “agile”, como o Lean ou Kanban, na área de inovação, de desenvolvimento e melhoria de produtos, e também para seus times de marketing e vendas.
Os métodos ágeis são processos usados há anos por empresas de desenvolvimento de software, com o objetivo de se tornarem mais competitivas e entregar seus projetos dentro do prazo e mais aderentes com as necessidades dos clientes.
Mas se enganam os que pensam que essas metodologias devam ser exclusividade de startups e empresas de tecnologia, Empresas que ainda não adotam essa abordagem, já estão atrasadas. Segundo especialistas, a tendência é que vários setores incorporem esses princípios para a gestão de seu marketing, vendas e pós-vendas.
Segundo Márcio Bertot, fundador da MB2B℠, no começo da pandemia e com o objetivo de se tornarem mais ágeis e produtivas, várias empresas de diversos setores passaram a olhar especialmente para o Scrum.
Uma das metodologias mais disseminadas, o Scrum, considerada também a mais promissora para Márcio Bertot, “consegue agilizar projetos em grandes empresas, onde os processos são bem mais burocráticos e que contam com gestores mais alinhados a práticas tradicionais da gestão de projetos”.
“Com a adoção e implementação das sprints, um time de marketing, vendas e atendimento ao cliente, pode melhorar muito sua produtividade e volume de entregas mensais. Isso porque os processos acabam se tornando mais reduzidos (as sprints levam cerca de 15 dias para serem feitas) e mais fáceis de acompanhar”.
Quanto à adoção, o tempo de viabilidade e de resposta da implementação depende da experiência do gestor para delegar os papéis, das interações das equipes que realizam os backlogs e executam as sprints.
A MB2B℠ é um serviço de consultoria e gestão que tem como único foco desenvolver estratégias ágeis e com impacto real no crescimento de empresas e startups.
Website: https://www.mb2b.co/