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Escolas com currículo High School desenvolvem projetos para estimular a criticidade dos alunos sobre o uso da tecnologia

por admin

A escola é o principal aliado do cidadão em sua preparação para os desafios do futuro. Em tempos de conexão permanente, isso já não é mais possível sem o uso da tecnologia e dos computadores. Entretanto, essa utilização em sala de aula não é um fim em si: ela deve ser uma ferramenta para que o aluno consiga construir seu próprio conhecimento. Nesse contexto, o uso adequado de toda essa ciência tem uma função fundamental. Tal recurso em sala de aula, por exemplo, oferece benefícios em longo prazo, mas, para isso, o professor deve ter o cuidado de apresentar essa complexidade aos alunos.

Nas escolas com o currículo High School da Griggs International Academy (GIA-BR), ao ministrar a disciplina Computers, os professores têm um leque variado de recursos à disposição para tornar a aprendizagem sobre a tecnologia ainda mais significativa. Tudo desenvolvido totalmente em inglês. Karem Ragnev, diretora acadêmica da GIA-BR e América Latina, explica que o objetivo da disciplina Computers é utilizar recursos tecnológicos de uma forma mais abrangente, ou seja, partindo da compreensão a respeito de uma ferramenta tecnológica ou um aplicativo, para seu uso em projetos educacionais na busca de interligá-los com outras áreas do conhecimento, em um sentido inter e transdisciplinar.

“Visamos desenvolver atividades em que nossos alunos são estimulados a desempenharem um papel ativo na construção do próprio conhecimento, utilizando recursos tecnológicos em prol de um objetivo educacional mais amplo”. Ou seja, nas aulas da disciplina Computers, os alunos não aprendem apenas a utilização de uma ferramenta digital por ela mesma. Mas, também, entendem como essas ferramentas podem facilitar o desenvolvimento de projetos e ajudá-los a atingir objetivos maiores. Além disso, discussões sobre o uso consciente da tecnologia em tempos atuais, e questões éticas sobre assuntos que envolvem cibercultura, são fomentados nas atividades de reflexão, promovidas pelos professores do programa ao final de cada projeto.

“Uma de nossas preocupações”, afirma Karem, “é estimular a valorização do conhecimento do aluno nessa disciplina, pois como sabemos, eles fazem parte de uma geração de pessoas que cresceram em um mundo já tecnológico”. Dessa forma, os professores são preparados em capacitações anuais, para promoverem momentos que favoreçam possíveis articulações entre o conteúdo programático com situações da vida cotidiana do aluno. Como exemplifica o professor Benyelton Miguel dos Santos, Mestre pela UFAL e responsável pela disciplina Computers do GIA-High School do Colégio Santa Madalena Sofia (Maceió/AL): “Consulto quais são os aplicativos que os alunos mais utilizam e, então, passamos a estudar as origens e as problemáticas daquela ferramenta. Nessa esfera, a escola desenvolve trabalhos utilizando redes sociais; sempre problematizando e buscando ampliar a visão crítica dos alunos ante os computadores e às ferramentas tecnológicas”, completa o professor.

Projetos com o uso da tecnologia

Fazer conexões e ir além da tecnologia é um ponto que precisa ser destacado nos dias atuais. O professor Benyelton relata a respeito de um projeto que desenvolveu com seus alunos, por meio de tecnologia e com foco também na educação financeira e administração de gastos pessoais. Durante o desenvolvimento desse projeto, os alunos puderam entender a aplicabilidade da ferramenta Google Sheets, além de automatizar uma tabela de dados por meio de fórmulas matemáticas. Ao final, os alunos ainda puderam ter uma visão mais crítica sobre suas finanças: o quanto e o como gastam suas mesadas ao longo do mês.

“A disciplina Computers é indispensável, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades que levarão para a vida toda. Inclusive, defendo que a ideia de construir a criticidade sobre o uso dos computadores é vital, já que os alunos são nativos da era digital”, destaca Benyelton. “Como, em geral, a tecnologia está no cotidiano de todos, mas nem sempre paramos para analisar o seu funcionamento, ao refletirmos sobre essa ferramenta, será possível termos uma compreensão mais ampla e sobre como ela pode contribuir para alcançarmos nossos objetivos”, finaliza o educador.

Resultados

“Os resultados alcançados pelos nossos alunos é algo muito significativo. É muito gratificante poder verificar como os objetivos descritos em nossas propostas curriculares são atingidos em sala de aula, passando pela gestão da escola, pela seleção e capacitação docentes ao longo dos anos. Estamos muito satisfeitos com frutos que estamos colhendo ao longo dos cinco anos que operamos no Brasil”, orgulha-se Karem.

Para José Roberto Oliveira, diretor comercial da GIA no Brasil, “a disciplina Computers agrega muito valor ao currículo de uma escola regular”. Ele ainda destaca que essa é uma opção para as escolas brasileiras que queiram oferecer uma formação diferenciada aos alunos, especialmente, para compor suas trilhas formativas para o novo modelo de Ensino Médio, que deve entrar em vigor em breve em algumas capitais.

Website: https://griggsk12.com/

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