DIRIYAH, Arábia Saudita – A equipe Nissan e.dams demonstrou regularidade nas qualificações nas rodadas de abertura da temporada 2021/2022 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, neste fim de semana em Diriyah, na Arábia Saudita.
Na rodada dupla inaugural da 8ª temporada do campeonato, realizada à noite, os carros de 2ª geração (Gen2) da Fórmula E entregaram mais performance do que nunca, com um aumento da potência de 20 kW, chegando a 220 kW no Modo Corrida (Race Mode) e 15 kW no Modo Ataque (Attack Mode), chegando a 250 kW. Com as sessões livres mais curtas e o novo formato das qualificações com corridas de confrontos diretos, houve uma consequente redução no trabalho das equipes e pilotos.
Além disso, o desafiador circuito de rua organizado no distrito considerado Patrimônio Mundial da UNESCO apresentou níveis imprevisíveis de aderência devido às variações extremas de temperatura e à presença de areia na superfície da pista, condições típicas do clima desértico de Diriyah.
Os pilotos da equipe Nissan e.dams Sébastien Buemi e Maximilian Günther tiveram velocidade nas sessões de qualificação por grupos, mas terminaram as duas corridas fora da faixa de pontuação.
“É claro que estamos desapontados por não termos marcado nenhum ponto aqui em Diriyah neste fim de semana”, disse Tommaso Volpe, diretor mundial de esportes a motor na Nissan. “Mesmo assim, tivemos melhorias em termos de gestão da corrida, da primeira para a segunda prova. Se hoje tivéssemos nos qualificado melhor, talvez pudéssemos ter marcado pontos na segunda prova. Sabemos que precisamos trabalhar muito para recuperar a diferença em relação às principais equipes, portanto este é o nosso plano nas preparações para a próxima corrida, no México”.
Grégory Driot, codiretor da equipe Nissan e.dams, comentou: “Estes não são exatamente os resultados que esperávamos. Sexta foi difícil para nós – demoramos mais do que o previsto para entender os níveis de aderência e isso acabou impactando nossa performance. Apesar de estarmos mais satisfeitos com a nossa corrida de hoje por termos conseguimos apresentar um ritmo melhor, demorou um pouco para chegarmos aos resultados que queríamos. De qualquer forma, isso demonstra que reagimos bem às várias situações e encontramos a direção certa a ser tomada no que diz respeito à configuração do carro”.
A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua experiência na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores para seus clientes.
COMENTÁRIOS DOS PILOTOS
Sébastien Buemi
“Mesmo que estejamos um pouco decepcionados com este fim de semana, acho que melhoramos muito na corrida de hoje, o que havia sido nosso ponto fraco na prova de ontem. Eu curti muito a corrida de hoje, brigando com os outros caras. Infelizmente, não conseguimos largar em uma posição melhor no grid, mas hoje tínhamos ritmo pra valer, então agora podemos analisar todos os dados e voltar mais fortes no México”.
Maximilian Günther
“Hoje eu larguei na 14ª posição, no lado empoeirado do grid. Minhas rodas patinaram muito e perdi uma posição para o Séb, que largou do meu lado. Conseguimos gerenciar bem a corrida e acho que melhoramos em comparação a ontem. Senti que o carro estava melhor na corrida, apresentamos mais ritmo e eficiência. Infelizmente, não deu para ultrapassar porque não tínhamos ritmo suficiente em relação aos outros carros. Mas não fiquei chateado com a corrida que fizemos – acho que poderíamos ter mantido um lugar entre os 10 primeiros. Demos um passo na direção certa, mas precisamos aceitar que isso vai ser um processo. A equipe tem um forte mindset e sabemos do que somos capazes”.