YOKOHAMA, Japão – A equipe Nissan e.dams vai correr mais uma vez, neste fim de semana, no icônico circuito de rua de Mônaco durante a sexta rodada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Na temporada passada, a equipe terminou em sexto no emocionante E-Prix de Mônaco realizado no glamoroso principado, levando oito pontos para sua conta no campeonato.
O circuito de Monte Carlo é mundialmente famoso e um dos grandes favoritos dos fãs dos esportes a motor e há quem diga que é difícil ultrapassar nesta pista. Mas talvez não seja o caso para os carros da Fórmula E. Em sua última visita ao circuito, os carros de corrida 100% elétricos correram velozes e furiosos, com incontáveis mudanças de posições e incríveis níveis de competição, criando um verdadeiro espetáculo para os espectadores.
Nesta temporada, as equipes vão competir no traçado longo do circuito, portanto a chicana do porto será modificada em comparação com a prova do ano anterior. A lendária pista nunca deixa de testar os pilotos em condições extremas, com sua combinação única de curvas fechadas, um túnel longo, chicanas apertadas e mudanças bruscas de elevação, proporcionando um fantástico show para os fãs.
“Assim que chega a Mônaco, você sente a história e a paixão pelas corridas”, disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor geral da Equipe Nissan e.dams de Fórmula E. “Isso é um verdadeiro espetáculo e não existe um circuito de rua melhor do que este para demonstrar como os veículos elétricos da Nissan são potentes e emocionantes”.
“O traçado da pista terá algumas modificações outra vez, o que significa que não podemos nos basear nos nossos dados da última temporada em termos de configuração do carro. Toda a preparação que temos feito no simulador terá um papel-chave e a equipe inteira está trabalhando muito para chegar ao pacote ideal para a corrida. Neste ano também teremos menos tempo de rodagem durante as sessões de treinos livres, por isso não haverá tempo para pilotos e engenheiros tentarem combinações diferentes. Cada um dos aspectos do carro deverá estar pronto antes da nossa chegada. O último E-Prix aqui foi extremamente competitivo, por isso vamos dar o máximo para garantir a melhor qualificação possível e largar na frente”.
Nesta temporada, a equipe vai continuar associando sua presença na Fórmula E aos carros elétricos de produção em série da Nissan. Sébastien Buemi, piloto da Nissan e-dams, corre novamente com seu carro nº 23 chamado de Nissan Ariya, cujo nome remete ao do novíssimo crossover 100% elétrico da fabricante japonesa. Seu companheiro de equipe Maximilian Günther corre com o carro nº 22 que é chamado de Nissan LEAF, assim como o conhecido modelo que foi o primeiro veículo elétrico da marca, lançado em 2010.
A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Comentários dos pilotos
Sébastien Buemi
“Estou bem ansioso pela corrida em Mônaco. Tenho um bom histórico aqui – venci duas vezes e conquistei duas poles positions nesta pista anteriormente – por isso vai ser incrível correr no traçado completo do circuito neste ano. Marcamos alguns pontos na corrida anterior, em Roma, mas não estamos exatamente onde queremos. Estamos trabalhando muito nas preparações para Mônaco e não vejo a hora de pilotar nesta pista insana. As equipes e pilotos têm o grande desafio de chegar à configuração certa e espero que possamos entregar um forte resultado”.
Maximilian Günther
“Mônaco é um dos destaques da temporada da Fórmula E e todos os pilotos querem vencer aqui. É muita história no mundo das corridas – eu mesmo tenho grandes lembranças de quando era mais novo e assistia meus heróis competindo neste circuito. Esta é uma pista incrível e um grande desafio para os pilotos; eu acho que os carros de Fórmula E e a forma como corremos tem realmente tudo a ver com este circuito. Para mim, será uma oportunidade de correr em casa e vai ser bacana dormir na minha própria cama, tomar café da manhã em casa e estar a apenas alguns minutos do paddock – vai ser fantástico! Vamos dar tudo para marcar uma bela quantidade de pontos neste fim de semana”.
Acompanhe pela TV
https://www.fiaformulae.com/en/watch/ways-to-watch
#FANBOOST
Os fãs da equipe Nissan e.dams podem ajudar seus pilotos a obter um reforço extra de energia em cada corrida. Para votar, basta acessar o site nismo.com. A votação é iniciada 3 dias antes da corrida e termina 6 minutos antes da prova. Apenas os pilotos que ocupam os 5 primeiros lugares na tabela do Fanboost Leaderboard podem receber o reforço extra de energia, por isso cada voto conta para ajudar os pilotos da Nissan e.dams a ganhar o Fanboost.