YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E segue rumo a Berlim neste fim de semana para a 7ª e 8ª rodadas do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula de 2022/2023, com os pilotos Norman Nato e Sacha Fenestraz prontos para enfrentar a segunda rodada dupla desta nona temporada.
Tendo sediado mais E-Prix do que qualquer outro, o circuito urbano de 2.355 km do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, é figura carimbada no calendário da Fórmula E, tendo já sido palco de diferentes traçados. Apesar de ter sido recentemente utilizado nos dois sentidos em sua rodada dupla, neste ano os pilotos vão correr apenas no sentido anti-horário.
Com uma aeronave Douglas DC-3 exposta dentro da Curva 6, este circuito é desafiador devido à superfície abrasiva, o que exige um foco ainda maior na gestão dos pneus e da energia.
A Nissan e Norman Nato já tiveram sucesso nesta pista, vencendo respectivamente as provas de 2020 e 2021. Já o novato Sacha Fenestraz estará correndo pela primeira vez em Berlim neste fim de semana.
A rodada de qualificação começa às 5h40 (horário de Brasília) e a corrida começa às 10h03. Saiba como assistir aqui.
Depois da rodada dupla, a equipe continua em Berlim para o Teste de Novatos na segunda-feira, dia 24 de abril, quando Luca Ghiotto e Victor Martins vão correr pela Equipe Nissan de Fórmula E.
Tommaso Volpe, diretor geral e diretor da Equipe Nissan de Fórmula E
“Apesar de termos uma rodada dupla neste fim de semana, temos que encará-la como qualquer outra e trabalhar nos ajustes e configurações, para sermos competitivos e avançar no pelotão. Neste ano vai ser um pouco mais fácil, pois as duas corridas vão acontecer no mesmo sentido da pista, ao contrário do que aconteceu em 2022. A superfície da pista em Berlim é um grande desafio com sua alta aderência, o que pode sobreaquecer os pneus, portanto vamos tentar evitar que isso aconteça durante a corrida. O circuito de Tempelhof permite várias oportunidades de ultrapassagem também, oferecendo um grande espetáculo para os fãs. A Nissan já saiu vitoriosa daqui no passado e isso serve de motivação para toda a equipe – vamos todos brigar pelo pódio. Também temos um line-up de muito talento para o teste de novatos. O Luca já tem feito testes no nosso simulador há algum tempo e estará com a equipe em Berlim, então vai ser útil para ele em sua nova função ter alguns tempos de volta na pista. O Victor também esteve na fábrica recentemente, ele tem um potencial muito grande como piloto e estou ansioso para vê-lo na pista”.
Sacha Fenestraz
“Esta é a primeira rodada dupla desde Diriyah, por isso vai ser legal ter mais tempo na pista. Esta será minha primeira corrida no circuito de Berlim, então estou bem animado para comparar meu desenvolvimento com os demais pilotos, pois muitos deles já conhecem este traçado. Estou bastante motivado, tivemos um fim de semana difícil em São Paulo e toda a equipe está trabalhando muito desde então. Passei bastante tempo no simulador, o circuito de Tempelhof parece bem bacana, com muitas oportunidades para ultrapassagem. A sessão de qualificação vai ser crucial, assim como a gestão da energia, pois também vamos ter muitas retas. A primeira parte da temporada foi positiva, apesar de muitos altos e baixos, mas estamos aprendendo em cada rodada, por isso estou bem ansioso para partir para o ataque neste fim de semana em Berlim”.
Norman Nato
“Correr em Berlim sempre é especial para mim. Venci meu primeiríssimo E-Prix aqui, então naturalmente tenho boas lembranças da cidade e do traçado. Toda a equipe sabe que este fim de semana será uma grande oportunidade devido à rodada dupla. O circuito de Tempelhof é traiçoeiro, onde temos que focar na gestão dos pneus devido à superfície da pista. A linha de corrida costuma ser estreita devido à quantidade de detritos de pneus deixados pelos carros, por isso precisamos ter cuidado para não sermos pegos por algum incidente. O objetivo é lutar pelo pódio neste fim de semana, então melhorar na qualificação será vital para ter uma chance, mas existe o potencial”.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Norman Nato e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.