YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para encarar o E-Prix de Jakarta neste fim de semana e crescer com base no desempenho positivo apresentado em Mônaco. Nas ruas de Monte Carlo a escuderia conquistou seu melhor resultado da temporada, com seus pilotos Sacha Fenestraz e Norman Nato se classificando no top 3 nas qualificações e Fenestraz terminando em quarto lugar na corrida.
Agora, o campeonato retorna a Jakarta depois da corrida de estreia na capital da Indonésia, na temporada anterior. Neste ano, a cidade sediará uma rodada dupla e os pilotos e equipes terão que enfrentar difíceis condições nas duas provas. Com temperaturas que devem ultrapassar a marca dos 30⁰C e umidade do ar que deverá estar extremamente alta, os novos carros Gen3 – que estrearam nesta Temporada 9 – passarão por um teste como nenhum outro no calendário da Fórmula E.
Localizado na parte norte da região metropolitana de Jakarta e a uma pequena distância a pé de Ancol Beach, o circuito de 2,4 km apresenta 18 curvas, sendo as melhores oportunidades de ultrapassagem localizadas nas Curvas 1 e 16. Estas zonas de fortes frenagens e o sinuoso setor intermediário de alta velocidade são a combinação perfeita para criar um traçado desafiador tanto para os carros como para os pilotos.
Nos dois dias de prova, as sessões de Qualificação começam de madrugada, às 00h40 (horário de Brasília) e as duas corridas terão início às 05h03. Clique aqui para saber onde assistir.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estamos trabalhando muito desde Mônaco para termos as melhores condições possíveis de potencializar nosso desempenho e manter a regularidade, o que tem sido um desafio para nós neste ano. Conseguimos definitivamente realizar melhorias desde a última rodada, portanto nossa meta é consolidar o trabalho feito e continuar nossos aprimoramentos. Jakarta vai ser difícil para todos. Muito quente, úmida e extremamente extenuante para os pilotos, esta rodada dupla também vai ser bastante exigente para todas as equipes, principalmente por conta das condições meteorológicas. Por isso, nosso foco é chegar à melhor configuração para manter o carro o mais frio possível e cuidar da gestão dos pneus. Agora, nossa meta para o restante da temporada é obter mais consistência e ter condições de brigar com os dois carros pelos pontos. Jakarta será um desafio, mas estamos todos prontos para enfrentá-lo”.
Sacha Fenestraz:
“Esta será a prova mais quente do ano e todo mundo está me dizendo como vai ser difícil! Mas estou bem animado para correr depois do nosso melhor fim de semana da temporada em Mônaco. Estamos felizes e em um ótimo clima em termos de equipe, em meio aos preparativos para Jakarta. Vamos nos concentrar em repetir nosso desempenho de Mônaco e mostrar que não foi um sucesso isolado, por isso será uma prova importante para nós. A pista parece interessante, semelhante a Mônaco e à Cidade do Cabo em relação a algumas curvas e características da pista, por isso espero que seja um fim de semana incrível”.
Norman Nato:
“Estou bem animado para correr em Jakarta, que vai ser um novo circuito para mim. Vai ser realmente difícil fisicamente para as equipes e pilotos, devido às altas temperaturas. Vamos trabalhar para crescer com base no ritmo que apresentamos em Mônaco e esperamos colocar os dois carros nos pontos. Ter chegado ao segundo e terceiro lugar nas qualificações foi uma conquista incrível, mas sempre temos que buscar melhorar e continuar aumentando a regularidade. Neste fim de semana, precisamos transformar este ritmo em duas fortes corridas para consolidar um excelente reinício nesta segunda metade da temporada”.
Saiba mais
Acesse Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Norman Nato e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.