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[Entrevista] Redefinindo experiências através de um display: uma nova era de produção de conteúdo com The Wall for Virtual Production

por admin

Durante 14 anos consecutivos, a Samsung Electronics tem liderado o mercado de displays comerciais com suas inovações.[1] Este ano, a empresa inovou mais uma vez com o lançamento da The Wall for Virtual Production (Modelo IVC) — um display MICRO LED de grande formato personalizada para produção de conteúdo virtual. Elogiada pelas capacidades de cores incríveis, alta definição e tecnologia Black Seal, The Wall for Virtual Production foi apresentado na Infocomm 2023, a maior feira audiovisual da América do Norte, e na International Broadcasting Convention (IBC) 2023, uma das principais exposições para radiodifusão e mídia na Europa.

 

O Samsung Newsroom conversou com Chan Hyoung Park, vice-presidente de Visual Display (VD) Business da Samsung Electronics, Mark Taylor, head europeu de LED da Samsung Electronics, e os desenvolvedores Sanghoon Oh e Hyun Ji para saber mais sobre o que inspirou a tela e sobre o futuro da produção cinematográfica.

 

 

Maior imersão no conteúdo e redução dos custos de produção

A produção virtual é um método cinematográfico que combina imagens geradas por computador com cenas de ação ao vivo, resultando em conteúdo de alta qualidade. A integração de elementos físicos e digitais oferece aos cineastas a capacidade de visualizar cenas imaginativas de maneiras inovadoras.

 

▲ A produção virtual reduz os custos de produção e o tempo de edição pós-produção, pois os cineastas visualizam os resultados em tempo real utilizando um display de LED de grande porte e alta definição.

 

Como a produção virtual possibilita aos cineastas superar as limitações de cenários ou ambientes físicos, um número crescente de displays de LED de grande porte e alta definição está sendo incorporado à produção, economizando tempo e reduzindo custos durante a edição pós-produção. Ao contrário das tradicionais telas verdes que utilizam a tecnologia “chroma key”, que exigem composição de imagem e correção de cores na etapa de pós-produção, os displays de LED para produção virtual podem exibir perfeitamente um fundo deslumbrante atrás de atores em movimento.

 

Displays de LED, como da The Wall for Virtual Production, oferecem vantagens em relação a ambos os métodos. Com esses displays, os produtores conseguem fazer edições de vídeo em tempo real com eficiência, enquanto os atores experimentam uma melhor imersão devido às imagens realistas e de ultra definição.

 

▲ Mark Taylor destaca como os displays de produção virtual elevam o nível de imersão dos atores durante as filmagens.

 

Mark Taylor, head europeu de LED, explicou como esses recursos tornam a produção virtual uma forma atraente de conteúdo cinematográfico. “Se os produtores optassem por adicionar muitos efeitos na pós-produção, isso consumiria bastante tempo e os custos poderiam se elevar consideravelmente. No entanto, grande parte desse processo está sendo realizada diretamente na câmera. Com as telas de LED, os atores podem interagir de maneira essencial com as imagens exibidas atrás deles, tornando a experiência muito mais imersiva”, disse ele. “Além disso, como os LEDs emitem luz própria, o display pode ser utilizado em ambientes mais iluminados do que as projeções convencionais, dispensando a necessidade de ajustes nas configurações de câmera e iluminação, proporcionando maior flexibilidade”.

 

Adoção em toda a indústria cinematográfica e televisiva

As técnicas de produção virtual estão se tornando cada vez mais populares devido às suas vantagens específicas. Filmes de grande sucesso que demandam efeitos visuais intensivos começaram a adotar a produção virtual durante a pandemia, e muitos estúdios continuaram a utilizá-la desde então. Da mesma forma, várias plataformas OTT seguiram essa tendência para impulsionar o crescimento do mercado.

 

Para inaugurar a era da produção virtual, a CJ ENM – empresa entre as líderes de entretenimento na Coreia do Sul – uniu-se à Samsung para instalar o The Wall Virtual Production Stage em Paju, na Coreia do Sul, em maio passado. Com mais de 1.000 polegadas, a tela oval personalizada estabeleceu um notável precedente para a próxima era da produção de filmes e TV, abrindo caminho para futuras tecnologias de produção virtual.

 



▲ CJ ENM Virtual Production Stage, onde está instalado o The Wall Virtual Production Stage.

 

À medida que a adoção continua em todo o setor, estima-se que o tamanho do mercado atinja um valor de aproximadamente US$ 700 milhões (até quando?), com uma taxa de crescimento anual de cerca de 18% até 2030. Com a expansão das aplicações para publicidade e live commerce, a produção virtual estabelecerá um novo padrão de produção em vários setores.

 

▲ Estima-se que até 2030 o mercado de produção virtual cresça 18% em relação ao ano anterior globalmente

 

Otimização de estúdios de produção virtual

A The Wall for Virtual Production está equipada com as mais recentes tecnologias visuais, incluindo elementos LED desenvolvidos recentemente e uma película ultra-antirreflexo. Isso possibilita a exibição nítida de cores mais escuras na tela, mesmo sob as luzes de produção mais intensas. Cada módulo de tela é construído com uma proporção de 4:9, mais estreito que o padrão convencional de 16:9. Isso auxilia na redução do ângulo entre os gabinetes, evitando assim a distorção de vídeo causada por reflexos de luz.

 

“Nas etapas iniciais de desenvolvimento da The Wall for Virtual Production, queríamos garantir que o produto fosse adequado para diversos ambientes de estúdio”, disse o desenvolvedor da Samsung, Hyun Ji. “Conseguimos isso projetando uma tela que pode ser instalada em diversas orientações, seja pendurada ou empilhada com outras telas. Essa flexibilidade proporciona às produções a capacidade de adaptar a tela conforme as necessidades de seus cenários. Além disso, evitamos distorções na tela reduzindo o comprimento do produto e eliminando o reflexo da luz aplicando filme ultra-antirreflexo para a reprodução de vídeos mais naturais”.

 

▲ Os módulos da The Wall for Virtual Production são compatíveis com estruturas suspensas e empilháveis para atender às necessidades de produção

 

A natureza modular da The Wall for Virtual Production permite que ela seja montada em uma variedade de formatos ideais para qualquer ambiente — desde uma tela perfeitamente plana até uma curvatura de até 6.000R. Além disso, a largura pode ser estendida em qualquer comprimento, enquanto a altura pode variar de 9m a 13,5m (até 10 módulos pendurados ou 15 módulos empilhados). Para manter a distribuição uniforme do peso, a Samsung desenvolveu uma estrutura patenteada exclusivamente para garantir a estabilidade da tela.

 

“Com a aplicação da estrutura de suporte tipo nivelador, o peso dos módulos é distribuído uniformemente entre os gabinetes”, explicou Ji.

 

Para minimizar a distorção quando as câmeras estão conectadas, a The Wall possui a maior taxa de atualização do setor, de até 12.288 Hz, resultando em uma excelente qualidade de imagem. O desenvolvedor da Samsung, Sanghoon Oh, explicou que essa taxa de atualização é ideal para produção em estúdio. “Ao atingir essa impressionante taxa de atualização, conseguimos minimizar as distorções da tela que podem ocorrer quando os objetos se sobrepõem ou quando linhas horizontais se formam devido ao movimento da câmera”, disse ele.

 

▲ Hyun Ji (à esquerda) e Sanghoon Oh que trabalharam no desenvolvimento da The Wall for Virtual Production

 

Além da impressionante escala do display, a Samsung implementou soluções de software inovadoras na The Wall for Virtual Production para garantir a replicação perfeita dos recursos visuais. A empresa equipou a tela com Generator Locking (Genlock) para sincronizar a tela e os sinais de vídeo da câmera, além de Phase Offset para ajustar atrasos entre a câmera e a tela.

 

Oh explicou como a vasta experiência industrial e tecnológica da Samsung foi fundamental para aperfeiçoar esses produtos. “A Samsung consegue atender a diversas demandas do mercado de forma eficiente porque a empresa projeta e produz internamente seu próprio hardware – incluindo módulos de LED, gabinetes e S-Box (um reprodutor de vídeo exclusivo) – bem como suas próprias soluções de software – como o LED Signage Manager (LSM) para controle operacional de LED e Virtual Production Manager (VPM) para produção virtual”, disse ele.

 

A nova era da produção de conteúdo

Lançada no início deste ano, a The Wall for Virtual Production já atraiu a atenção de profissionais do setor e de profissionais de criação. “Embora estejamos apenas começando, trabalharemos para fortalecer a vantagem competitiva do produto no mercado e liderar o setor”, disse Oh.

 

Equipado com tecnologias líderes do setor, a The Wall for Virtual Production aprimorará não apenas o processo de produção, mas também o ambiente de produção.

 

“A The Wall for Virtual Production maximiza os efeitos digitais, simplificando e acelerando o processo de produção de vídeos”, declarou Chan Hyoung Park, vice-presidente de Visual Display (VD) Business. “A exibição tem o potencial de mudar o cenário do cinema e da TV, reduzindo custos e levando mais eficiência para o setor”.

 

▲ Chan Hyoung Park explica como a The Wall for Virtual Production redefinirá os padrões do setor para produção.

 

Ao combinar recursos tecnológicos extraordinários com efeitos digitais e visuais inovadores, The Wall for Virtual Production está pronta para liderar a nova era de produção de conteúdo.

 

[1] A Samsung tem mantido a posição de marca número 1 em vendas de sinalização digital por 14 anos consecutivos, de acordo com o relatório Omdia (IHS) 23 Q2 Smart Signage History+Forecast. (Observação: As TVs de consumo, bem como as TVs Commercial Lite e Hospitality utilizadas para sinalização, estão excluídas.)

Fonte: https://news.samsung.com/

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