Home Noticias [Entrevista] “O Retail Marketing é sobre entender comportamento, motivação, influência e conexão. É 100% gente”, diz Sheila Martins, gerente de Retail Marketing na Samsung Brasil

[Entrevista] “O Retail Marketing é sobre entender comportamento, motivação, influência e conexão. É 100% gente”, diz Sheila Martins, gerente de Retail Marketing na Samsung Brasil

por admin

Em uma conversa descontraída, a executiva conta os desafios da área e como é treinar uma equipe de vendedores para lidar com as pessoas que buscam os produtos Samsung

Sheila Martins é gerente de Retail Marketing na Samsung Brasil

 

A entrevistada da vez da Samsung Newsroom Brasil traz uma reflexão sobre gestão e treinamento de pessoas. Há quatro anos na empresa, a gerente de Retail Marketing na Samsung Brasil, Sheila Martins formou-se em Direito, mas sua verdadeira paixão é a especialização na área de treinamento, na qual, segundo ela, o principal desafio é garantir que os vendedores tanto do varejo quanto das Lojas Samsung saibam tudo sobre os produtos da marca.

 

Sheila é responsável por treinar uma equipe de instrutores que atendem vendedores de todo o Brasil. Essa equipe é responsável por transmitir informações claras e precisas dos produtos Samsung para que os vendedores tenham conhecimento e a confiança de que irão oferecer o melhor produto para cada perfil de consumidor.

 

Neste bate-papo descontraído, a executiva conta um pouco de sua experiência no Retail Marketing da Samsung Brasil, os desafios de lidar com a Geração Z e seus hobbies quando não está à frente dessa área tão importante para as operações da Samsung. Leia a entrevista completa abaixo.

 

Newsroom: Você fez carreira em multinacionais. Como é sua rotina de trabalho e como é atuar na Samsung?

Sheila: Me formei em Direito, mas nunca atuei como advogada. Me desenvolvi na área de treinamento. Nas operações da Samsung estou há quatro anos, sempre nas áreas de treinamento e Retail Marketing.

 

Meu principal desafio é fazer com que os vendedores e promotores espalhados em lojas do varejo conheçam, entendam e saibam transmitir para o consumidor informações claras dos produtos Samsung. Isso inclui treinar não só os vendedores como também os multiplicadores de lojas, call centers ou qualquer funcionário que tenha contato com os produtos Samsung.

 

Newsroom: Qual a parte que você mais gosta do trabalho na Samsung?

Sheila: A parte que eu mais gosto do trabalho é a oportunidade de mudar a vida das pessoas. O conhecimento é uma fonte de mudança. Quando você tem conhecimento e consegue aplicá-lo, você abre um mundo de possibilidades para evoluir. O trabalho do meu time pode mudar outras realidades e impactar positivamente a vida das pessoas, e isso é muito recompensador.

 

Newsroom: Qual foi o momento mais marcante nestes anos na Samsung? E qual foi o momento mais desafiante?

Sheila: Tudo na Samsung é muito desafiador. A empresa ensina muito e mostra que tudo é possível. Não à toa utilizamos o conceito “Do What You Can’t”, pois isso reflete muito da nossa cultura e está presente no nosso dia a dia. E isso surge na necessidade de encontrar soluções e maneiras diferentes de resolver problemas, ultrapassando os limites. O mercado de tecnologia já é muito veloz, e essa dinâmica de crescimento interno é muito desafiadora.

 

Entre os vários momentos marcantes, destaco um em específico, em 2022, quando a área de retail ficou responsável também por notebooks e tablets, além dos smartphones e wearables que já faziam parte do escopo. E a Samsung nos mostra que somos capazes de reinventar processos e a nós mesmos para solucionar desafios como este.

 

Conseguir motivar o seu time a abraçar um desafio desse sem perder qualidade na entrega foi um momento muito importante de superação. Hoje temos os melhores indicadores do período, além de pessoas treinadas e confiantes em oferecer todo o nosso portfólio.

 

Newsroom: Sua área lida muito com a Geração Z — exemplo disso foi a campanha “Você Nasceu para Mudar”. Quais são os desafios de falar com esse público?

Sheila: A Geração Z traz um modelo de aprendizagem completamente distinto do que estávamos acostumados. É muito desafiador encontrar os mecanismos necessários para inserir o seu conteúdo e fazer com que recebam as informações. Além disso, percebemos, também, que o vendedor entende do dispositivo tanto quanto alguém que quer comprá-lo. Nosso trabalho é mostrar para as pessoas que os produtos Samsung são úteis para a vida delas, com facilidades que podem ser transformadoras para o dia a dia.

 

Newsroom: Quais são suas inspirações de carreira?

Sheila: Terminei minha formação jurídica e logo na faculdade identifiquei essa facilidade de relacionamentos e conexão com pessoas para transmitir conteúdos, embora não soubesse ainda o que significava o trade marketing. Foi uma questão de estar preparada quando o momento passou — não foi uma escolha. E desde então é isso o que eu quero fazer: ajudar as pessoas a entenderem e verem as coisas de uma forma diferente. A partir do momento que entendi isso, busquei me especializar em outras áreas, com foco especificamente em dificuldades de aprendizagem. Fiz uma pós-graduação em psicopedagogia para entender por que algumas pessoas não conseguem absorver conteúdos com tanta facilidade, e saber disso ajuda muito a traçar estratégias para a área de trade marketing.

 

Newsroom: Antes da Samsung, você também trabalhou na indústria automotiva. Como foi essa transição para a tecnologia?

Sheila: Eu já queria fazer essa mudança, então foi um momento mais desenhado e estratégico da minha carreira. Sempre quis trabalhar com tecnologia, e confesso ser uma verdadeira nerd que gosta de filmes, action figures, de histórias em quadrinhos e super-heróis. E adoro consumir conteúdos tech. Trabalhar com carros de luxo altamente tecnológicos me deixou com vontade de mudar para algo mais focado em tecnologia, porque percebi que automóveis e smartphones poderiam ter algo em comum.

 

A partir do momento que entendi esse desejo, passei a direcionar minha carreira e meus estudos para um dia estar aonde eu cheguei. Meu trabalho na área foi pensado na vontade de estar mais próxima de produtos, e o retail é isso: produtos + pessoas. Tem que gostar de gente para fazer trade marketing. Retail é entender comportamento, motivação, influência, conexão. É 100% gente.

 

Newsroom: A indústria tecnológica tem uma forte presença masculina. Como você se sente ocupando um cargo de liderança nesse meio?

Sheila: Ainda é uma indústria com maior presença masculina, mas existe um movimento de mudança no mundo todo, ao mesmo tempo em que acredito que as oportunidades também estão vinculadas ao fato de você estar preparado. Você não consegue alcançar seus objetivos se você não estiver preparado, ou se a sua estratégia não estiver traçada alinhada aos movimentos do mercado. As soft skills, os conhecimentos técnicos e as conexões que você forma com outras pessoas são importantes, e é o conjunto disso tudo que vai fazer a oportunidade que você quer ser aberta para você.

 

Newsroom: Quem são as pessoas que mais te inspiram?

Sheila: Muitas pessoas me inspiram no mundo e são referências por terem feito grandes coisas. Michelle Obama, por exemplo, é uma pessoa que me impacta muito. Viola Davis também, por ter feito o que fez sendo uma mulher negra e de família extremamente pobre. O técnico Bernardinho do vôlei é outra inspiração por sua liderança, com a formação de times campeões.

 

Mas, há cerca de um ano, passei a observar muito as pessoas à minha volta. Antonio Quintas, atual vice-presidente de Mobile Experience da Samsung para a América Latina, me inspira muito profissionalmente. Loredana Sarcinella, que liderou por anos o marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, também teve uma influência muito importante na minha carreira. Além disso, minha primeira gestora, Janaina Ribeiro, é outra inspiração por ter me dado o direcionamento que eu precisava.

 

Newsroom: Como você vê a figura da mulher no mercado de tecnologia? E quais diferenças você vê na presença feminina neste ambiente?

Sheila: A conexão e a visão do universo feminino, que é inerente da mulher, é um dos principais diferenciais. A sensibilidade, que é nata da mulher, é importante para gerar conexões entre times e áreas. O trade marketing não trabalha sozinho: é uma área codependente das outras.

 

Mas, falando especificamente das mulheres, é necessário ter persistência. E uma visão sem autorreferência de si mesmo. Enxergar de forma clara quem você é, o que você precisa desenvolver. E tudo isso requer maturidade para entender as críticas e absorvê-las para trabalhar nas suas melhorias.

 

Newsroom: Fora da Samsung, quais são seus hobbies, gostos e preferências? Eles te influenciam na sua rotina profissional? Quem é a Sheila fora do trabalho?

Sheila: Sou casada e tenho um filho de 14 anos. Meus pais são muito próximos, sou uma pessoa muito família, unida ao núcleo familiar, o que é importante para mim como valor de vida. Gosto de qualquer coisa que me possibilite passar um tempinho a mais com eles, seja durante um almoço ou viagem. Também sou religiosa, acredito que muito da minha força vem de Deus, mas também das pessoas à minha volta.

 

Faço um trabalho voluntário como escoteira orientando a formação e socialização de crianças de seis a nove anos. Também gosto de quadrinhos e filmes de super-heróis. Aliás, costumo usar essas referências do universo de heróis para a construção de narrativas no meu trabalho. Porque o contar histórias chama a atenção de quem as ouve, gera conexão e transmite aquilo que precisa ser transmitido de forma muito leve. E isso acaba sendo uma ferramenta poderosa para transmitirmos conhecimentos complexos de tecnologia de forma assertiva.

 

A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações