Em entrevista à Samsung Newsroom Brasil, o executivo conta como uma coincidência o ajudou a conquistar a vaga que iria transformar a Loja Online Samsung para no que ela é hoje
A Samsung Newsroom Entrevista mostra o bate-papo que teve com Jannos Artusi, gerente Sênior de e-commerce da Samsung Brasil. Fanático por carros e tudo que envolve o automobilismo, Jannos viveu boa parte da vida no Chile. Há quase 10 anos na Samsung, ele conta sobre sua jornada profissional na área de marketing, como a curiosidade e o desejo de mudança o levaram para o universo digital e quais foram suas principais contribuições no projeto de repaginação da Loja Online Samsung.
Você sempre teve o interesse de atuar em comunicação digital focada em e-commerce? Como ingressou na área?
Jannos: Sou formado em administração e comecei minha carreira na área financeira, como assistente financeiro em bancos. Por eu gostar muito de tecnologia, comecei a buscar uma empresa da área, diferente da de finanças. Em 2004, comecei a migrar para o marketing e passei 10 anos cuidando do trade marketing de uma operadora de telefonia – mas isso também não era o que eu buscava. Para mim, o marketing digital sempre foi mais atrativo, pois é uma especialidade que traz novidades todos os dias e, se você passa seis meses sem estudar, se torna um dinossauro.
Como eu gostava do digital, comecei a fazer cursos online e a buscar uma especialização. Em 2013, contratei uma consultoria de headhunter que me ajudou a fazer essa transição de carreira para eu conseguir atingir o meu objetivo, que era o de migrar para o marketing digital.
E como foi que você chegou até a Samsung?
Jannos: Essa é uma história bem inusitada. A vaga de gerente de canal online não existia naquela época, entre os anos de 2013 e 2014. Eu cheguei até a Samsung para fazer uma entrevista para uma oportunidade em varejo físico, mas durante a conversa descobri que havia uma vaga no digital que ele o entrevistador estava com muita dificuldade em preencher. Foi nessa grande coincidência que acabei entrando na Samsung em uma área que me encantava.
Fala um pouco sobre a sua atual rotina de trabalho na Samsung. Quais processos ela envolve?
Atualmente, cuido de toda estratégia de marketing da Loja Online Samsung. Desde ações em mecanismos de busca, até campanhas de cashback, milhagem e tudo o que envolve análise de dados, como é a melhor abordagem com o cliente e como ele se comporta dentro do site.
Muita coisa mudou desde quando entrei para a empresa, em 2014. Naquela época, não existia a Loja Online Samsung, que hoje tem os mais variados produtos da marca disponíveis. No começo, o foco do digital era no controle da estratégia de vendas do varejista.
Em abril de 2015, a loja online foi ao ar para o lançamento do Galaxy S6, mas o foco não era o hardsell. Foi somente em 2017 que ela começou a se tornar o que é hoje.
No primeiro semestre de 2017, me tornei responsável pela gestão da Loja Online. Ela tinha um faturamento razoável, mas no segundo semestre, quando implementamos uma nova estratégia de marketing, conseguimos faturar cerca de 25 vezes a mais do que prevíamos para aquele ano. Foi o início do grande sucesso que é a Loja Online Samsung.
E este foi o momento mais importante da sua carreira na Samsung? Fala mais sobre essa guinada.
Foi, sim, um dos momentos mais importantes na minha carreira na Samsung, além de ter sido muito gratificante ver algo dar tão certo lá em 2017. Outro momento que guardo com carinho na Samsung é a criação do que eu chamo de “Varejo 2.0”, que serviu para mostrar a importância do varejo digital e como ele permite mensurar resultados mediante um investimento em marketing. Esse dinâmica é tão relevante, pois posso mostrar para o varejista como o dinheiro investido por ele rendeu. Algo que nos permite analisar variáveis imensuráveis até então.
Para isso funcionar, nós firmamos parceria com o Google para atualizar o código dos sites dos varejistas. Dessa forma, quando as campanhas entram no ar, podemos identificar quem são os consumidores atingidos por elas. Este foi mais um exemplo de pioneirismo da Samsung que, ao lado do Google, passam a tornar possível saber os resultados de investimentos como esse.
E outro ponto bacana é que o nosso trabalho, com campanhas no ambiente online, impacta também na venda offline. Esse entendimento é muito importante para profissionais que estão começando na área: o impacto em todo o processo de vendas.
Tenho muito orgulho da história que construí na minha carreira e por ter conseguido alcançar os objetivos que estabeleci para ela. Adoro trabalhar no marketing digital e aprendo muito todos os dias, com novos recursos e parceiros que surgem para tornar as nossas ações mais efetivas e bem-sucedidas.
Que dicas você pode oferecer para quem deseja trabalhar com marketing digital? Quais as principais competências ou características pessoais que a pessoa precisa ter?
A dica principal é ter curiosidade, sem ter medo de enfrentar o novo, ou seja, reforçar muito a adaptabilidade para mudanças que possam acontecer – e digo com toda a certeza que elas surgem de forma constante no digital. Além disso, algumas outras características que precisam estar na mochila dessa pessoa são habilidade em vendas, criatividade, conhecimento de dados, automação e as muitas terminologias que utilizamos no dia a dia. Como os anúncios online, por exemplo, funcionam por trás, a estratégia de remarketing, de mídia programática são pontos que precisam de uma entrega a mais da pessoa para entender a lógica desse universo tão fascinante do marketing digital.
Quem é o Jannos fora da Samsung?
Me considero metade chileno e metade brasileiro. Fui morar no Chile quando eu tinha 11 anos e voltei ao Brasil com 22 anos. Foi uma experiência incrível que levo sempre comigo. Outro interesse que tenho é o universo do automobilismo e tudo que envolve carros. É algo que acompanho de perto nos tempos livres, além de amar estar com a família e amigos, absorver experiências com lugares e pessoas me ajudam a recarregar muito a bateria.
A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.