Home Noticias [Entrevista]: “É essencial nunca parar de aprender e estar disposta a abraçar novos desafios”, diz Thaís Meglior, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil

[Entrevista]: “É essencial nunca parar de aprender e estar disposta a abraçar novos desafios”, diz Thaís Meglior, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil

por admin

Thaís Meglior fala sobre liderança feminina, seus desafios no mercado de TV e tecnologia, e explica como a inovação faz parte do dia a dia na Samsung

Thaís Meglior, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil

 

Há três anos na Samsung, Thaís Meglior hoje é gerente de produto de TVs, um dos setores em que a empresa é líder mundial em vendas há 16 anos. Com apreço especial à linha de TVs Lifestyle – que ajudou a expandir no Brasil –, Thaís conta um pouco sobre sua jornada profissional, os desafios constantes para posicionar a marca como referência e a importância da inovação na rotina corporativa. Leia a entrevista completa abaixo:

 

1- Você é uma das gerentes de um dos setores mais reconhecidos da Samsung, no Brasil e no mundo. Quais são seus principais objetivos – pessoais e profissionais – estando à frente dos produtos de TV?

 

Para mim, é essencial nunca parar de aprender e estar disposta a abraçar novos desafios. Profissionalmente falando, sinto orgulho em ser mais uma mulher ocupando uma posição no mercado de tecnologia, que é notadamente marcado pela presença masculina.  Eu gosto de sempre ser desafiada a conhecer um produto novo, uma nova tecnologia, trabalhar com um público inédito. Um dos lançamentos mais importantes do ano, o The Freestyle, é um produto que tem um pouco de cada um desses desafios que eu gosto: é um produto pioneiro, o primeiro da área de TV voltado à Geração Z, e tem a experiência de uma Smart TV que alcança 100”, mas pesa só 830g, ou seja, é versátil e flexível.

 

Do conceito de produto ao desenvolvimento de novos canais de vendas, é um baita desafio legal de fazer parte de algo tão importante.  Mas, aliado aos desafios mais intrínsecos do dia a dia do trabalho, para mim é muito importante falar, interagir. A minha essência é ser uma pessoa de pessoas, e, portanto, tento sempre em cada atitude tornar o ambiente corporativo um lugar mais leve.

 

2- A Samsung ocupa há mais de uma década a liderança no mercado de TVs em todo o mundo. Na sua opinião, quais são as principais razões para a marca alcançar e manter esse patamar de excelência?

 

A velocidade. A Samsung age e reage rápido, entende as tendências e desenvolve produtos e características com muita agilidade. Em 2012, quando comecei minha carreira no mercado de produtos eletroeletrônicos, a Samsung era uma marca com pouca participação de mercado. Em 10 anos, se tornou líder absoluta. Ninguém me contou, eu vivi. E no dia a dia, creio que é o que mais faz diferença.

 

3- A diversificação no portfólio de produtos é um dos grandes diferenciais da Samsung no mercado de TVs. Existe, de fato, uma TV para cada tipo de usuário hoje?

 

Sim. A linha da Samsung é diversificada a ponto de atender aos diversos tipos de consumidores: temos produtos que vão de 100 polegadas, como o The Premiere, a 32 polegadas. Temos TVs que giram para se encaixar melhor nos conteúdos para Smartphones (The Sero), temos TVs que oferecem a melhor resolução existente e brilho inigualável (Neo QLED 8K). A variedade de tamanho e características é muito grande, de forma que é totalmente plausível afirmar que a Samsung tem uma TV para cada necessidade.

 

4- Você se considera uma pessoa apaixonada por televisão e tecnologia? Explique um pouco sobre a sua história na Samsung, seus desafios atuais e o que você enxerga como seu maior legado na empresa até o momento:

 

Gosto de lembrar que o Marketing é uma ciência, então, se a gente pensar que só pode gerir um produto quem seja heavy user, só existiriam gerentes de produtos de medicamentos que estivesse doente, e isso não faz sentido. Dessa forma, eu não me considero uma geek ou uma super amante de tecnologia, mas gosto de acompanhar as tendências e destrinchar ao máximo cada lançamento de TV que chega, cada feature nova. Sou mais curiosa e tenho muita vontade de aprender. Por outro lado, quando assisto a séries e filmes, a TV é sem dúvida minha principal tela. Sou o tipo de pessoa que assina todos os streamings.

 

Mas, falando de legado, eu entrei na Samsung há três anos, e aqui pude vivenciar grandes marcos para o negócio. Em 2019, concretizamos uma parceria muito importante com o Globoplay e desenvolvemos um app nativo e pré-embarcado na TV localmente. Em 2020, com as pessoas ficando em casa, a TV se tornou o centro do entretenimento doméstico e lançamos a assistente de voz Bixby em Português para TVs. Em 2021, participei da expansão da categoria de TVs Lifestyle, e todo time que esteve no projeto recebeu um reconhecimento da Samsung Brasil como projeto do ano.

 

5- Inovação é um dos pilares da marca, especialmente quando se trata do desenvolvimento de produtos tecnológicos. No dia a dia corporativo, até que ponto é possível ser inovador e, ao mesmo tempo, preservar valores que fizeram e ainda fazem a Samsung ser a empresa mais reconhecida no mercado de televisores?

 

Numa empresa do tamanho da Samsung, as estratégias precisam estar muito claras em todas as instâncias, caso contrário, o negócio colapsa. E a Samsung faz isso com muita assertividade: ano a ano, a inovação vem sendo apresentada nos novos produtos e características do line-up, mas, mais do que simplesmente ter algo diferente, as inovações estão sempre ligadas aos objetivos de negócio. Por exemplo, a vertente sustentável Going Green se materializou no controle remoto Solar Cell, feito de quase um terço de plástico reciclável e que dispensa pilhas, sendo recarregável por energia solar, luz ambiente, frequência Wi-Fi e USB-C, além das embalagens que podem ser reutilizadas e transformadas em objetos, como mesa de cabeceira ou estante.

 

6- A pergunta que não poderia faltar: qual modelo de TV da Samsung é o seu favorito e porquê?

 

Confesso que a minha queridinha é a The Frame, por causa do exclusivo Modo Arte, que exibe uma obra de arte ao invés da tela preta da TV desligada. Eu gosto muito de história e não perco a oportunidade de visitar um museu ou exposição, e a The Frame é um pouco disso tudo, em forma de TV. Fora o orgulho que tenho em fazer parte da história da TV que ressignificou o uso tradicional desse aparelho e que cresceu mais de dez vezes em volume de vendas em 2021.

 

 

A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresenta-los e aproxima-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.

Fonte: https://news.samsung.com/

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