Pioneira em smartphones dobráveis, a Samsung Electronics lançou a sexta geração da linha Galaxy Z. Com melhorias constantes a cada nova versão, a linha dobrável Galaxy continua a surpreender as pessoas com recursos inovadores, conquistando corações de maneiras novas e inimagináveis.
Os mais recentes Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 oferecem não apenas recursos inteligentes de IA e opções de personalização, mas também telas mais elegantes e duráveis que resistem com o passar do tempo1. Impossíveis de serem criadas da noite para o dia, essas melhorias são fruto do esforço contínuo dos desenvolvedores da Samsung para proporcionar a melhor experiência de exibição possível.
A Samsung Newsroom conversou com Jason Noh, desenvolvedor do Display Group, Mobile eXperience (MX) Business da Samsung Electronics, para entender mais sobre as inovadoras telas dobráveis da linha Galaxy Z.
A primeira tela dobrável marca o início da inovação
A inovação dobrável da Samsung remonta a 2008, quando a empresa começou a pesquisa sobre telas dobráveis. A jornada para desenvolver essa tecnologia não foi fácil para a equipe de telas, pois era necessário garantir que o visor pudesse ser dobrado sem comprometer a qualidade e a funcionalidade.
“Realizamos estudos sobre telas dobráveis e conduzimos inúmeros experimentos muito antes do lançamento do nosso primeiro dispositivo dobrável”, explicou Noh. “Embora todos nós compartilhássemos um forte desejo de nos tornarmos pioneiros em smartphones dobráveis, não foi fácil. Nossa equipe teve que criar uma tela de alta qualidade que pudesse ser dobrado, mas resistente a detritos — o que significava que tínhamos que trocar a placa de suporte da tela”.
Para conseguir isso, os desenvolvedores realizaram uma extensa pesquisa para estabelecer as bases para o primeiro smartphone dobrável da Samsung. Entre as inovações desenvolvidas estavam uma placa de metal para proteger a tela de substâncias externas e um adesivo sensível à pressão (PSA, Pressure Sensitive Adhesive) que ajudava o painel da tela a manter sua capacidade de dobramento em diversas condições e ambientes. Com essas inovações, a Samsung revelou o primeiro Galaxy Fold em 2019.
Galaxy Z Fold6 e Z Flip6: um exemplo de maestria em tecnologia de exibição
Nos seis anos seguintes ao lançamento do primeiro Galaxy Z Fold, a Samsung se dedicou a oferecer a melhor experiência possível, focando em três fatores essenciais: qualidade da tela, durabilidade e produtividade. Com base em uma profunda compreensão de informações dos consumidores acumuladas ao longo dos anos, a linha Galaxy Z evoluiu constantemente para trazer novos recursos. Este ano, o Galaxy Z Fold6 e o Galaxy Z Flip6 mais uma vez superaram as expectativas dos consumidores, com telas aprimoradas, maior durabilidade e produtividade maximizada.
Uma experiência de visualização envolvente
O Galaxy Z Fold6 e o Galaxy Z Flip6 oferecem uma experiência de visualização incomparável graças às amplas telas dobráveis. Em particular, a tela transparente do Galaxy Z Flip6 integra o material Ultra Thin Glass (UTG) patenteado pela Samsung com o Infinity Flex Display — uma tecnologia adotada pela primeira vez no Galaxy Z Flip.
“Queríamos oferecer a mesma experiência de tela sensível ao toque encontrada em smartphones convencionais para dispositivos dobráveis. Esse compromisso contínuo com a melhoria da experiência do usuário resultou na criação da primeira tela de vidro dobrável da Samsung,” explicou Noh. “Com a adoção do UTG, conseguimos proporcionar uma tela mais nítida — completa com uma aparência e toque premium que ainda não tinham sido vistos em um smartphone dobrável. Desde então, o UTG tem sido utilizado”.
As telas do Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 são equipadas com uma nova estrutura de proteção para reduzir vincos na tela em comparação com seus antecessores. A maior resistência adesiva no Galaxy Z Fold6 entre a tela e o dispositivo resulta em um vinco mais raso, proporcionando a tela mais plana de toda a linha Galaxy Z Fold até o momento.
Para uma experiência de exibição mais imersiva, o Galaxy Z Fold6 apresenta uma tela mais brilhante, com até 2.600 nits. A largura da tela foi expandida em 1,0 mm quando dobrada e aumentada em 2,7 mm quando desdobrada, enquanto o comprimento foi reduzido em 1,4 mm. Essas alterações no tamanho da tela melhoram a usabilidade, permitindo exibir mais informações horizontalmente e oferecendo maior praticidade2.
Maior durabilidade chega aos dobráveis
As telas do Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 são as mais duráveis da linha Galaxy Z até agora. O Fluido de Espessamento de Cisalhamento (STF), um novo material que se adapta a diferentes quantidades de pressão e oferece resistência contra deformações por impactos, foi adicionado à Camada de Proteção para maior durabilidade da tela.
“O STF foi introduzido na mais recente linha dobrável para atender aos altos padrões esperados pelos usuários do Galaxy. Como resultado desse esforço, a durabilidade do painel dobrável foi significativamente aprimorada em comparação com a linha anterior,” explicou Noh. Além disso, o Galaxy Z Fold6 e o Galaxy Z Flip6 trazem recursos de resistência à água3, implementados pela primeira vez no Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Flip3 — os primeiros smartphones dobráveis resistentes à água do mundo. Um elástico é aplicado tanto na parte externa da tela quanto na dobradiça para evitar que líquidos entrem e danifiquem a tela.
Os dobráveis mais recentes da linha Galaxy Z também são resistentes à poeira. A tecnologia Sweeper em cada dispositivo usa fibras ópticas finamente cortadas para proteger a tela contra poeira e detritos que possam entrar pelos espaços entre a parte frontal do dispositivo e a estrutura da dobradiça. Essa proteção contra poeira e água proporciona maior tranquilidade às pessoas.
Produtividade maximizada com Caneta S Pen
Embora a linha Galaxy Z Fold ofereça diversos recursos de multitarefa graças à sua tela ampla, os desenvolvedores buscaram maneiras de utilizar o display de forma ainda mais eficiente e conveniente. Para aprimorar a multitarefa e a produtividade, a Caneta S Pen foi adotada na linha Galaxy Z Fold. Agora, os recursos do Galaxy AI no Galaxy Z Fold6 foram elevados a um novo patamar com a Caneta S Pen.
Quando a S Pen foi adicionada pela primeira vez ao Galaxy Z Fold, foi necessário alterar o material da placa de metal para fibra de carbono, permitindo que os digitalizadores que identificam a S Pen funcionassem sem interrupções. Localizados nos lados esquerdo e direito da tela, os digitalizadores precisavam detectar a S Pen também na parte dobrável da tela, sem a adição de componentes extras. Os desenvolvedores superaram esse desafio criando uma solução que permitiu o reconhecimento da S Pen na parte dobrada da tela por meio de cálculos sofisticados.
Com a Caneta S Pen, as pessoas podem explorar recursos de produtividade, como o Circule para Pesquisar e Anotações Inteligentes com maior fluidez na ampla tela do Galaxy Z Fold6. Esses avanços refletem o empenho dos desenvolvedores em proporcionar uma experiência aprimorada e diferenciada no dispositivo.
Uma trajetória sem fim rumo à exibição perfeita
Embora tenham alcançado progressos significativos em telas dobráveis, o Display Group se recusa a parar. Os desenvolvedores se esforçam para continuar melhorando a qualidade da tela.
“Como pioneiros no mercado de smartphones dobráveis, nossa equipe acumulou um vasto conhecimento e experiência sobre o que as pessoas esperam desse formato,” afirmou Noh. “Para atender a essas expectativas, não interromperemos nossa trajetória em busca da experiência de exibição perfeita. A linha Galaxy Z continuará a passar por constantes melhorias, reafirmando o título da Samsung como pioneira em smartphones dobráveis”.