“Por se tratar uma tecnologia emergente, este projeto precisava de um parceiro ousado que pudesse assumir os riscos – a Samsung foi esse parceiro”
– Tae-yong Son, vice-presidente da equipe MICRO LED, Visual Display Business da Samsung Electronics
A Samsung Electronics está na vanguarda da tecnologia transformadora de telas, liderando o mercado global de TVs ao longo de 17 anos1 por meio de sua capacidade e experiência no setor. A empresa vem mudando consistentemente o cenário do setor por meio de avanços inovadores que permitem aos usuários vivenciar o mundo de novas maneiras.
Recentemente, a Samsung elevou o padrão mais uma vez com o lançamento da próxima geração do MICRO LED – uma tecnologia de display excepcional que proporciona uma experiência de visualização incomparável. A equipe da Samsung conversou com Tae-yong Son, vice-presidente da equipe de MICRO LED, Visual Display Business da Samsung Electronics, para saber mais sobre o desenvolvimento dessa tela.
Os detalhes intrínsecos da tecnologia MICRO LED
Os clientes estão sempre buscando telas de alta definição para suas casas, portanto, os fabricantes de TV devem empregar as tecnologias visuais mais recentes para criar produtos mais avançadas. A MICRO LED atende a essas demandas, oferecendo um design modular que proporciona aos usuários uma experiência de visualização incrível.
Além das opções de dimensionamento incrivelmente versáteis, as telas MICRO LED utilizam LEDs densamente compactos, com tamanhos menores que 50 µm. Cada LED individual emite luz nas três cores primárias – vermelho, verde e azul – resultando em uma qualidade de imagem impressionante, sem a necessidade de um filtro de cor.
“Os displays tradicionais, como OLED e LCD, possuem um filtro e camadas extras de materiais sobre sua fonte de luz que podem bloquear ou absorver parte da luz, afetando a experiência visual”, explicou Son. “Por outro lado, o MICRO LED não utiliza camadas adicionais de material, garantindo uma reprodução de cores fantástica”.
Outra característica única do MICRO LED é a tecnologia nanométrica da Samsung, baseada em sua experiência em semicondutores. Isso permite que os circuitos de operação do chip LED sejam depositados diretamente no vidro, reduzindo a perda de brilho que os usuários podem experimentar com displays convencionais. Além disso, os LEDs inorgânicos eliminam o risco de queimaduras ou descoloração permanentes na tela.
Pioneirismo na próxima geração de telas
A criação do MICRO LED marcou um avanço significativo na tecnologia de exibição visual. Embora as gerações anteriores de TVs tenham sido criadas e comercializadas por meio da inovação coletiva do setor, o desenvolvimento do MICRO LED foi notavelmente diferente – combinando anos de extensa pesquisa e testes realizados por Son e sua equipe.
“Estávamos determinados a proporcionar aos espectadores uma experiência visual de alta qualidade”, afirmou Son. “Por se tratar de uma tecnologia emergente, vários desafios precisavam ser superados. Este projeto exigia um parceiro audacioso que estivesse disposto a assumir riscos – e esse parceiro foi a Samsung. Recrutamos especialistas talentosos para o projeto e investimos pesado no sucesso do produto, que passou por inúmeras rodadas de tentativa e erro”.
Como o próprio nome sugere, uma tela MICRO LED é composta por milhões de unidades de LED, a parte mais fundamental e essencial de uma tela. Para garantir o desempenho máximo da tela, cada unidade de LED é submetida a rigorosos testes que seguem os mais altos padrões de qualidade.
O substrato para os chips de LED é construído antes de os chips serem meticulosamente transferidos para ele, criando um módulo unificado. Depois de produzido, o módulo é montado em uma tela e passa por mais de 600 horas de extensos testes de confiabilidade e procedimentos de estabilização para garantir que a tela proporcione uma experiência visual impressionante aos usuários.
Son explicou a precisão necessária para posicionar os LEDs, o que torna o processo extremamente desafiador. “Imagine tentar colocar um objeto minúsculo, menor que um fio de cabelo humano, em uma posição e ângulo específicos. Em seguida, repita esta ação mais de meio milhão de vezes. Esse é o processo de colocação dos LEDs, sendo que cada colocação precisa ser impecável”, afirmou.
Para agilizar esse processo, a equipe de desenvolvimento da Samsung começou a buscar uma nova solução. Com base na experiência da empresa em semicondutores, a equipe adotou técnicas usadas para colocar delicadamente circuitos em wafers de silício e aplicou-as em telas MICRO LEDs. Depois de testar o método, o processo foi considerado um sucesso e considerado comercialmente viável para produção futura.
“Nunca perdemos de vista o nosso objetivo de criar uma tela revolucionária. Nunca perdemos a fé.”
– Tae-yong Son, vice-presidente, Samsung Electronics
A natureza modular da tela era outro desafio para os desenvolvedores: Como eles conseguiriam criar uma imagem única e unificada, sem interrupções por linhas ou molduras? Após anos de aperfeiçoamento, a Samsung conseguiu criar um método avançado de montagem automática, permitindo que 49 módulos distintos se fundissem perfeitamente em uma única e deslumbrante tela sem moldura.
“Depois de seis anos e mais de 200 melhorias, aprimoramos a tecnologia que integra cada módulo individual para criar telas MICRO LED de todos os tamanhos”, disse Son. “Apesar dos obstáculos que enfrentamos ao longo do caminho, nunca perdemos de vista o nosso objetivo de criar uma tela revolucionária. Nunca duvidamos que conseguiríamos”.
Iniciar, melhorar, inovar: a busca incansável pela inovação
Um sentimento de compreensão e afinidade entre os desenvolvedores foi fundamental durante o desenvolvimento da tecnologia MICRO LED. Son enfatizou que “os engenheiros precisam superar o medo do fracasso, entender que isso faz parte do processo de inovação”. Percebendo que o fracasso representa uma oportunidade para sucesso e inovação futuros, Son e sua equipe usaram as adversidades como motivação para continuar se desenvolvendo.
“Adotando uma cultura de coragem e curiosidade, fomos capazes de seguir em frente – reconhecendo que cada desafio que encontramos era um passo na direção certa rumo à inovação”, explicou Son. “Graças ao trabalho árduo e à dedicação da nossa equipe, conseguimos dar vida a essa tecnologia revolucionária. Encarar o processo de tentativa e erro como uma oportunidade de aprendizado e não como um obstáculo nos ajuda a avançar na busca de inovações tecnológicas”.
Aproximando a MICRO LED dos consumidores
Embora as telas MICRO LED estejam prontas para redefinir o setor, a sua introdução no mercado apresenta certos desafios: ciclos de adoção mais longos pelos consumidores, investimentos iniciais significativos e a necessidade de dimensionar os processos de fabricação de forma eficiente. Além desses fatores, alternativas bem estabelecidas – como LCDs e OLEDs – dominam atualmente o mercado, tornando a introdução de telas MICRO LED no mercado mais lenta e mais difícil.
“Os engenheiros precisam superar o medo do fracasso – isso faz parte do processo de inovação”
– Tae-yong Son, vice-presidente, Samsung Electronics
Apesar disso, Son considera esses desafios oportunidades. “O mercado de telas está em constante evolução e as novas tecnologias muitas vezes levam tempo para se consolidarem”, acrescentou Son. “Embora a adoção possa ser lenta no momento, ela reflete o período de incubação típico das tecnologias avançadas. Conforme inovarmos e reduzirmos os custos de produção, a tecnologia MICRO LED se tornará mais acessível a uma quantidade maior de consumidores”.
Para introduzir as telas MICRO LED a um público mais amplo, a Samsung planeja investir em métodos que otimizem os processos de fabricação e reduzam efetivamente os custos. Além disso, a empresa realizará esforços de marketing direcionados para instruir os consumidores sobre os benefícios das telas MICRO LED. Embora a tecnologia MICRO LED ainda esteja nos estágios iniciais de comercialização, o interesse tem crescido constantemente. Telas MICRO LED de 110 polegadas foram vendidas desde seu lançamento oficial. Da mesma forma, a versão de 89 polegadas lançada recentemente foi pré-encomendada em vários países ao redor do mundo, indicando um aumento na demanda entre os consumidores.
“MICRO LED é verdadeiramente o ápice das telas para uso doméstico e redefinirá a experiência visual em vários dispositivos”, disse Son. “Da realidade aumentada à próxima geração de wearables, essa tecnologia de ponta reforça nossa visão para o futuro – uma era de experiências de visualização hiper-realistas, todas impulsionadas pela inovação do MICRO LED”.
Para obter mais informações sobre MICRO LED da Samsung, visite samsung.com.