Home Noticias Empresa agrícola inova ao apresentar primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil e veículo autônomo de pulverização

Empresa agrícola inova ao apresentar primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil e veículo autônomo de pulverização

por admin

As inovações atuais e futuras para a agricultura  devem estar baseadas em novas premissas, como a digitalização, a eficiência e a produtividade no campo, a rastreabilidade da produção e a atenção a um consumidor cada vez mais ativo e engajado em práticas e ações sustentáveis.

A atenção a esse cenário levou a Jacto, fabricante paulista de máquinas e soluções para agricultura, a  entrar no mercado de plantio e colheita de cana-de açúcar, além da apresentação do Arbus 4000 JAV, pulverizador autônomo. Outro segmento em destaque é o de serviços, reunido no Ecossistema Digital da Jacto, a plataforma Jacto Connect.

“Este é um marco de novos tempos para nós, como uma empresa que há 72 anos tem contribuído para a agricultura e com o olhar voltado para o futuro e de onde queremos estar nos nossos 100 anos. Essa amostra de produtos e serviços, alguns com entrada no mercado já em 2020 e outros nos anos subsequentes, reforçam o DNA inovador da empresa em busca de novidades que façam sentido para o campo e que sejam instrumento de competitividade para o agricultor do Brasil e do mundo diante de um cenário mais exigente e desafiador”, comenta Fernando Gonçalves, diretor-presidente da Jacto.

Novos tempos, novas soluções – A entrada em novos segmentos de mercado faz parte das estratégias da companhia para o crescimento.

Significa criar novas linhas de produtos, entrar em novos mercados e avançar no exterior”. É exatamente isso que estamos fazendo”, explica Gonçalves, que complementa: “a inovação constante é um fator decisivo para que o agricultor, centro da cadeia produtiva, produza mais e melhor”, afirma.

Na linha de plantio, a empresa apresenta ao mercado novas soluções e ao lançar o Uniport Planter 500, a Lumina 400 e a Meridia 200.

A Uniport Planter 500 é a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil. O equipamento reforça o pioneirismo da empresa ao apresentar soluções inovadoras para o campo. Terá opções de configurações com 49 ou 61 linhas. Com reservatório central de 8.700 litros com ponto único de abastecimento que fica montado sobre o veículo na parte traseira do Uniport, agiliza as operações de abastecimentos ao permitir o tráfego do veículo sem o implemento. Com sistema de transmissão híbrido, ganha rendimento energético e colabora para a produção agrícola mais sustentável. 

Já a Lumina 400 é uma plantadeira tratorizada e autotransportável com reservatório central de 8.700 litros com ponto único de abastecimento, diminuindo consideravelmente o tempo de paradas para reabastecimento e elevando a autonomia de trabalho. A máquina pode ser configurada para 29, 33 ou 37 linhas de plantio. É uma plantadeira versátil e ágil, especialmente desenvolvida para ser transportada em estradas de auto rodagem, dobrando as linhas na largura máxima de 3,20 m. O reservatório de adubo pode ser abastecido também com sementes, permitindo um turno completo de trabalho sem paradas.

A Meridia 200, também tratorizada, estará disponível no mercado já este ano com 11 e 13 linhas. É uma plantadeira de grãos com excelente plantabilidade, envolvendo uniformidade no acabamento, distribuição e profundidades uniformes. Conta ainda com excelente fluxo de palha para reduzir paradas e maior tempo disponível para o trabalho com agilidade nas operações.

As três plantadeiras têm em comum benefícios como maior plantabilidade através do sistema down force da linha de sementes, que em conjunto com o chassi multicorpos articulados (com liberdade de articulação de 25 graus para Meridia e 22 graus para Lumina e Uniport Planter), permite que a plantadeira se adapte às ondulações do relevo, contribuindo com a uniformidade de plantio. A plantabilidade também é ampliada com o uso do sistema de distribuição pneumático e o dosador de sementes Precision Planting. Outro aspecto importante é a maior disponibilidade de plantio permitido pela manutenção de elementos de desgaste natural de forma simples e fácil, além do sistema de ajuste rápido das rodas de profundidade de sementes e da alta capacidade dos tanques de sementes. Neste item,  a Meridia tem mais de 300 litros de insumos por linha e Lumina e Planter, com reservatórios centrais, tem capacidade de 8.700 litros, com ponto único de abastecimento.

Ainda para Lumina e Planter, o fechamento completo das linhas alcança a largura máxima de 3,20m, o que facilita e agiliza o transporte e a logística.

O fluxo de palha é mais eficiente devido ao desenvolvimento de maior vão livre em relação ao solo; de estruturas mais estreitas e da possibilidade do uso de discos de corte de maior diâmetro.

Para Lumina e Planter soma-se ainda a otimização do plantio, através do uso de ferramentas de Agricultura de Precisão, com o  controlador de abertura e fechamento de sementes linha a linha.

Para Planter, o benefício de maior rendimento energético por conta do sistema de transmissão híbrido, com um motor a diesel com gerador acoplado que aciona motores elétricos montados nas quatro rodas de forma independente e do uso de um controle de tração e escorregamento independente nas 4 rodas, gerando uma velocidade de plantio mais uniforme.

Produtividade para colheita de Cana – Para o setor sucroenergético, a colhedora de Cana Hover 500 irá proporcionar mais produtividade e economia, uma vez que tem o diferencial de colher simultaneamente duas linhas, com potencial redução de até 35% no consumo de litros de combustível por tonelada de cana colhida.

O design diferenciado da plataforma de colheita flutuante na parte frontal da máquina permite que a colhedora se adapte às irregularidades do solo, proporcionando um corte de maior qualidade, na altura adequada, diminuindo as perdas e preservando a integridade do canavial. Entre outros diferenciais inovadores, destaca-se o sistema de limpeza mais eficiente, com ventiladores radiais sopradores que limpam a cana em duas etapas.

Outro destaque é a redução de compactação do solo ao transitar somente em metade das entrelinhas que a colhedora de uma linha transita. Esta redução da compactação do solo proporciona a preservação da soqueira da cana e um maior número de cortes do canavial, com redução de investimento em renovação.

E uma solução bastante aguardada no mercado é o Arbus 4000 JAV, pulverizador autônomo para cultura de citrus. O equipamento traz embarcado uma inédita tecnologia de pulverização com a marca e o DNA da Jacto. Utilizando um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, consegue identificar o tamanho e proporção da planta, bem como onde existe massa verde.

Estas informações servem de entrada para o controle do sistema de pulverização que, através de um conjunto individual de válvulas integradas ao sistema de multiventiladores, funciona de forma independente através de motores elétricos, permitindo uma pulverização de qualidade diferenciada com corte inteligente de seções, entregando a quantidade exata de produto e volume de ar ideal em cada parte da planta, evitando assim desperdícios de produto e energia.

O Arbus 4000 JAV tem controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota. A tecnologia permite trabalhar com mais de um veículo ao mesmo tempo, com a função comboio e alinhamento virtual das máquinas. O veículo apresenta também gerenciamento de controle de obstáculos inteligente, que para automaticamente quando identifica um obstáculo, sendo que o gerenciador do veículo pode decidir quais  ações vai tomar. Em termos de design, o equipamento é moderno e compacto, sem superfícies que possam causar danos aos frutos e partes da planta.

Ecossistema Digital para transformar a experiência do cliente –  Apresentado em maio deste ano, o Ecossistema Digital da empresa se solidifica como uma plataforma e apresenta novos módulos no aplicativo Jacto Connect. Estão disponíveis no mercado, a partir de agora, os módulos de atendimento ao cliente, banco de informações de produtos, chat da fazenda, gestão de operações, localizador de revendas, treinamentos, ferramentas para a agricultura e classificados de máquinas.

Destaques nestes módulos são o serviço de mapas, que passarão a ser gratuitos, e haverá simulador de financiamentos de máquinas.

“Com o Jacto Connect, vamos transformar a experiência dos nossos clientes, facilitando a navegação entre os softwares e aplicativos que já estão disponíveis. Além disso, vamos melhorar o fluxo do atendimento, facilitar a comunicação com os usuários e o acesso deles aos nossos serviços”, reforça Fernando Gonçalves Neto, diretor-presidente da Jacto. 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações