Home Noticias Empregabilidade feminina no setor de TI é destaque em case gaúcho

Empregabilidade feminina no setor de TI é destaque em case gaúcho

por admin

No Brasil, o setor de Tecnologia da Informação tem uma média de somente 20% de cargos ocupados por mulheres. Em meio a este paradigma, algumas empresas do setor começam a despontar como diferenciais. Caso da Trinca, companhia de Porto Alegre-RS que atua no desenvolvimento de soluções em software para plataformas web e mobile, mantém um patamar de empregabilidade feminina no setor que se difere da média: na Trinca, elas são 32% da força de trabalho.

Para dar mais visibilidade ao trabalho das mulheres que compõem seu time, a empresa criou uma campanha em homenagem ao Mês da Mulher, com uma programação que incluiu ações diversas, tendo todo o processo criativo conduzido pelas colaboradoras.

A Campanha incluiu ações em redes sociais, distribuição de brindes às mulheres da equipe, produção textual voltada à conscientização do mercado sobre o tema e um Trinca Talks só com as mulheres da casa.

O Trinca Talks é uma iniciativa que reúne, todas as quintas-feiras, o time para compartilhamento de conhecimento. A ideia é promover a troca de experiências e informações sobre assuntos que sejam relevantes para quem trabalha na empresa.

Outra ação da campanha foi a criação de ilustrações, a partir de fotos enviadas pelas chamadas “Minas da Trinca”. O trabalho de criação foi feito pela ilustradora Lu Allgayer, que atua como product designer na Trinca.

As ilustrações criadas são a imagem oficial da campanha, sendo divulgadas em mídias online e offline.

“A entrada e permanência das mulheres na tecnologia passa por diversos desafios, dificuldades e provações, tanto no meio familiar e instituições de ensino, quanto no próprio mercado de trabalho. Precisamos urgentemente de uma transformação cultural”, destaca Roberta Köche, head de Pessoas&Cultura, na Trinca.

Conforme Roberta, o objetivo da campanha é não apenas celebrar a data e o crescimento do quadro composto por mulheres na Trinca, mas também e principalmente dar ainda mais visibilidade ao talento feminino na tecnologia, impactando e sensibilizando o público interno e externo sobre este tema.

“Queremos servir de inspiração para outras mulheres que buscam entrar ou que já atuam na área de tecnologia. A caminhada não é fácil, mas não precisa ser solitária. Com o apoio de outras mulheres nos fortalecemos e atuamos como agentes desta transformação”, ressalta ela. “A realidade desigual de empregabilidade de mulheres na TI não é exclusividade do Brasil, infelizmente. Nos EUA, por exemplo, somente 25% dos empregos desta área são delas”, completa Roberta.

De acordo com a profissional, isso não ocorre por acaso: nos cursos de graduação e profissionalizantes relacionados à tecnologia, de todas as mulheres que ingressam, 79% desistem no primeiro ano, segundo pesquisa do PNAD.

“Por meio de nossa campanha em comemoração ao Dia da Mulher, queremos colaborar para dar mais visibilidade à mulher nas empresas de tecnologia – da mesma forma que aqui, internamente, valorizamos nossos talentos femininos”, finaliza Roberta.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações