Iniciativa foi realizada pela Samsung em parceria com os membros do CRESCER Rotary, Organização Não-Governamental localizada em São Paulo
Uma ação voluntária realizada pelo Samsung Recicla, programa de logística reversa da Samsung, e o CRESCER Rotary, foi responsável pela coleta de 1.4 toneladas de materiais recicláveis em apenas um mês. O número expressivo de coleta dos resíduos eletrônicos se deve ao fato de que, neste ano, a ação obteve maior número de voluntários envolvidos e vários encontros presenciais e remotos entre as equipes ao longo do processo.
Desta vez, o processo de coleta aconteceu no formato de competição em uma gincana entre grupos de jovens. Para isso, os alunos do CRESCER Rotary, Organização Não-Governamental (ONG) parceira da Samsung na iniciativa, foram divididos em três grupos, denominados verde, vermelho e amarelo. Eles passaram por um treinamento de educação ambiental com a Samsung e seu parceiro de logística reversa, e foram desafiados a engajar a comunidade quanto ao descarte adequado de resíduos eletrônicos de pequeno, médio e grande porte, abordando o impacto positivo que esse hábito tem na natureza.
Para o desafio, a equipe com maior arrecadação de eletrônicos quebrados, sem uso ou antigos em kg, ganharia 1 (um) fone de ouvido sem fio da linha Galaxy Buds, uma mochila e um squezze personalizados para cada membro do time. Além disso, a ONG será contemplada com 1 (um) projetor Freestyle e uma (1) Sound bar da Samsung, a fim de equipar as salas de aula e obter melhorias na infraestrutura do local.
As arrecadações foram compostas por coletas de itens de pequeno porte na própria sede da ONG, e por coletas em domicílio para itens de grande porte, como eletrodomésticos, chegando ao volume recorde de mais de 1 tonelada de resíduos eletrônicos coletados na comunidade, por meio do trabalho e engajamento desses jovens. Já encerrada, a ação conta com um evento especial de premiação final marcado para o dia 6 de dezembro, no CRESCER Rotary.
Durante um dos encontros, os envolvidos também se uniram para a criação de um jardim, que foi nomeado pela ONG como ‘Jardim Samsung’. A ideia de criação desse espaço foi, para além da gincana, criar um legado deixado pela premiação, que agora será lembrada no espaço de convívio e educação dos jovens membros da ONG.
“Por meio do Samsung Recicla, incentivamos as pessoas a descartarem resíduos eletrônicos de forma correta e adequada. E fazer isso em uma ação voluntária junto ao CRESCER Rotary é ainda mais significativo, pois estamos nos unindo em prol de um planeta mais saudável para todos, incluindo as novas gerações”, afirma Luiz Xavier, diretor sênior de Customer Service da Samsung Brasil. “Estamos contentes em encerrar o ano de 2023 com um marco tão importante em termos de coleta. E continuaremos nos dedicando às iniciativas de sustentabilidade que compõem a agenda ESG da Samsung no Brasil”.
Esta não é a primeira vez que a equipe de voluntários da Samsung se une à uma ONG para coletar resíduos eletrônicos para enviá-los à reciclagem. Com foco no bem-estar e saúde do meio ambiente e, consequentemente, das pessoas, a empresa realizou em setembro do ano passado uma ação parecida. Clique aqui para saber mais ou acesse www.samsung.com/br/support/programa-reciclagem e fique por dentro do programa de logística reversa da Samsung.