Home / Noticias / Electrolux e Microsoft desenvolvem Pure A9 purificador de ar inteligente

Electrolux e Microsoft desenvolvem Pure A9 purificador de ar inteligente

Pure A9 o purificador de ar inteligente da Electrolux ajuda a respirar bem, mesmo em cidades poluídas

Uma fumaça irritante, carregada pelas cinzas densas de um incêndio numa garagem das proximidades, ocupou recentemente o campus da Electrolux em Estocolmo, na Suécia.
Alguns desenvolvedores e executivos sentiram suas gargantas queimarem.

Andreas e alguns Pure A9

Andreas Larsson com alguns dos purificadores Pure A9 usados para limpar o ar durante o incêndio próximo à sede da Electrolux

Pelo menos uma funcionária teve problemas para respirar.

Ela decidiu sair.

Mas antes de ir para casa, ela parou no interior do prédio, onde Andreas Larsson e sua equipe estavam testando o Pure A9, um purificador de ar conectado à Internet das Coisas (IoT) criado com o Microsoft Azure.

 

Chegara o momento de ver o que o novo dispositivo poderia fazer em condições adversas.

Andreas Larsson com alguns dos purificadores Pure A9 usados para limpar o ar durante o incêndio próximo à sede da Electrolux.

“Nós tínhamos 10 ou 15 purificadores de ar Pure A9 e ligamos todos.”

Lembra Larsson, diretor de engenharia da Electrolux.

“Eles fizeram uma grande diferença na qualidade do ar.

Pedimos a ela que viesse ao nosso escritório e trabalhasse lá.

Ela respirou fundo algumas vezes.

Ficou feliz e permaneceu conosco pelo resto do dia.”

Lançado em 1º de março em quatro países nórdicos e a Suíça e, anteriormente, na Coreia

O Pure A9 remove partículas de poeira ultrafinas, poluentes, bactérias, alérgenos e maus odores de ambientes internos.
Ao vincular à nuvem o purificador e seu aplicativo associado, a Electrolux pode mostrar aos usuários do produto dados em tempo real sobre a qualidade do ar – interna e externa –, enquanto acompanha a melhoria do ar interno ao longo do tempo.

Além disso, o Pure A9 monitora continuamente o uso do filtro, alertando os usuários quando é hora de solicitar um filtro de reposição.

E como um aparelho conectado, o Pure A9 pode ter a capacidade de aprender os padrões diários de quando os ocupantes da casa estão ausentes, permitindo que o dispositivo funcione numa programação inteligente, diz Larsson.
“Se pudermos prever quando a casa fica vazia, nos certificamos de não desperdiçar o filtro limpando o ar que ninguém vai respirar”, diz Larsson.

“Então podemos começar a purificação para que o ar esteja limpo quando você chegar em casa.”

O lançamento do Pure A9 marca uma nova fase no esforço da Electrolux de fornecer aparelhos conectados a “milhões de lares ao redor do mundo, moldando para melhor a vida dos consumidores”, diz Larsson.

Pure i9 inspiração para o Pure A9

Um aspirador Pure i9 limpa o tapete e o chão enquanto navega entre a mesa e o sofá.

Pure i9

Ele cita a “jornada de bem-estar da empresa em IoT, produtos de software, dados e aplicativos”, um processo que começou há dois anos com um aspirador de pó robótico conectado à nuvem chamado Pure i9.
O dispositivo triangular é equipado com uma câmera 3D para navegação inteligente.

Um aspirador Pure i9 limpa o tapete e o chão enquanto navega entre a mesa e o sofá.
Além disso, a plataforma Azure IoT ajudou a colocar o produto no mercado rapidamente, além de permitir que os desenvolvedores atualizem o software e adicionem recursos após o lançamento, diz Larsson. Recursos mais recentes incluem um mapa mostrando onde o Pure i9 limpou.
O aspirador robô está disponível agora nos EUA, Europa e Ásia, incluindo a China.
Os dados em nuvem do dispositivo também levaram a Electrolux a fazer um teste importante na Suécia: o aspirador de pó como serviço.
Os consumidores suecos podem comprar uma assinatura de US$ 8 por mês do Pure i9 e obter 80 metros quadrados de limpeza de piso, diz Larsson.
“Você só paga pelo que usar”, diz Larsson. “Isso não é possível a menos que ele esteja conectado à nuvem ou a menos que tenhamos os dados.

Aplicativo do Pure A9

Um app para o Pure A9 fornece dados em tempo real, incluindo o estado da qualidade do ar do ambiente.

Com esse tipo de produto, vemos alternativas de negócios que nunca pudemos fazer antes.”
Esse teste ressalta as ambições digitais de uma marca de 100 anos antes conhecida por seus aspiradores tradicionais. Hoje, a Electrolux também fabrica e vende fornos, geladeiras, lavadoras, secadoras, aquecedores de água e uma variedade de outros aparelhos domésticos.
Um aplicativo do Pure A9 oferece aos usuários dados valiosos sobre o estado do ar. Após o lançamento do Pure i9 em 2017, “logo ficou claro que esse não seria um produto único”, diz Larsson.

“Um plano ambicioso de criar um ecossistema de produtos de rede inteligentes … começou a ganhar forma.”

 

Um app para o Pure A9 fornece dados em tempo real, incluindo o estado da qualidade do ar do ambiente.
Eles escolheram o purificador de ar como o próximo dispositivo conectado à nuvem.

Em setembro de 2018, uma equipe de apenas três desenvolvedores da Electrolux começou a construir uma nova plataforma Azure IoT para o que se tornaria o Pure A9.

 

Em fevereiro de 2019, esse produto já estava no mercado na Ásia.

“O Azure permitiu que eles lançassem um produto para todo o mundo com investimentos mínimos em desenvolvimento e em ritmo acelerado.”

Diz Arash Rassoulpour, arquiteto de soluções de nuvem da Microsoft que trabalhou com os desenvolvedores da Electrolux nos produtos.
Os engenheiros da Electrolux também usaram as funções prontas no Azure IoT Hub, em vez de escrever o próprio código, poupando mais tempo de desenvolvimento, diz Larsson.
Para apresentar seu novo purificador de ar aos consumidores, a Electrolux o lançou inicialmente na Coréia do Sul, onde os níveis de poluição do ar causaram o que os legisladores descrevem como um “desastre social”.

 

Ar poluído de Seul

Pôr do sol em mais um dia de poluição em Seul, Coreia do Sul. (Foto: Getty Images)

O ar em Seul

No dia 5 de março, o governo sul-coreano aconselhou os residentes em Seul a usarem máscaras e evitar andar na rua devido a um nível recorde de partículas de poeira no ar.
Numerosos estudos mostraram que o ar externo ruim afeta a qualidade do ar dentro de residências e escritórios, entrando através de sistemas de ventilação.
Pior ainda, poluentes gerados por materiais de limpeza, cozinhas e lareiras podem ser ainda mais nocivos para a saúde do que o que respiramos nas ruas, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental.

 

O aplicativo do Pure A9

“Ao monitorar e controlar a qualidade do ar no ambiente dos consumidores, nosso purificador de ar inteligente contribui para um melhor clima interno e maior bem-estar para o consumidor.”

Afirma Karin Asplund, diretora global de ecossistema na Electrolux.
“Pelo aplicativo Pure A9, o consumidor também pode obter uma maior compreensão do trabalho feito pelo purificador, graças à sua capacidade de transformar os dados do sensor em informações compreensíveis e acionáveis”, acrescenta.

 

Tirar os sapatos

Com os dois primeiros aparelhos conectados agora nas mãos dos consumidores, Larsson imagina como essa tecnologia pode ajudar a começar o fim de semana com uma condição confortável e organizada.
“Quando você chega em casa na noite de sexta-feira, nosso objetivo é que receba sua casa limpa e pura”, diz Larsson. “Você pode simplesmente entrar, tirar os sapatos, sentar e sentir, ok, esta é a minha casa.”

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*