Agora é oficial: a Oelli Brasil, subsidiária da empresa mexicana Oelli, anuncia a realização da EGS 2011 – Electronic Game Show para o último final de semana de outubro (dias 28, 29 e 30), no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.
“Em 2004 e 2005 realizamos as primeiras feiras de games do Brasil, e foram um grande sucesso. Agora, com o mercado mais maduro e com os jogos eletrônicos fazendo parte da vida de famílias inteiras e não apenas dos gamers, temos certeza que essa terceira edição será ainda melhor”, diz Jorge Lizárraga, presidente da Oelli.
Lizárraga fala com a segurança de quem acompanha o movimento do mercado brasileiro de perto. “Nunca deixamos o Brasil e desde 2004 estamos acompanhando a evolução do setor de games, o perfil dos jogadores, o comportamento dos novos usuários, etc.”, conta Jorge. Além da experiência no Brasil, a Oelli tem na bagagem o sucesso da EGS no México, que esse ano está indo para sua décima edição.
“No México, a EGS é referência no desenvolvimento de negócios e da consolidação da indústria de videogames”, conta Lizárraga, completando que o mesmo deve acontecer no Brasil, que hoje está mais maduro e com fôlego para crescer em todas as áreas. “No México estamos comemorando nosso décimo aniversário ao lado dos maiores nomes da indústria, que vêm nos acompanhando desde 2001 atestando o sucesso da EGS e legitimando essa feira como o grande acontecimento do setor”, diz.
Esse conhecimento do mercado e experiência dão o tom da próxima EGS no Brasil, que terá total sinergia com a EGS no México. “Isso imprime um caráter internacional, facilita o relacionamento comercial com publishers globais e é a garantia para o expositor e para o público de encontrar o conteúdo mais completo, o ambiente mais seguro e confortável e a melhor experiência de entretenimento digital”, afirma Lizárraga. Segundo ele, no México a EGS já tem esse perfil. É uma demanda da própria indústria, que tem hoje um público variado, de todas as idades e gostos.
“Hoje as pessoas reúnem a família e os amigos para jogar na sala de casa ou passam o tempo jogando no celular. A EGS vai ter atrações para o gamer mas vai atender também a esse novo público”, garante o diretor da Oelli. Além disso, completa, a EGS será um canal de exposição e venda para as empresas, fomentando toda a cadeia em torno dos videogames.
A EGS 2011 já tem confirmada a participação de alguns dos maiores nomes do setor como Activision, Konami, Level UP, NC Games, Square Enix, THQ e Xbox 360.
Experiência de sucesso no Brasil e no México
As duas edições da EGS no Brasil marcaram época e até hoje são referência quando o assunto é feira de games no País. Foi na EGS de 2004, por exemplo, que começou-se oficialmente a discutir o ‘mercado de games’ e as políticas públicas para o setor. Naquele ano, a feira foi aberta pelo então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e promoveu um encontro entre o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e representantes da indústria
Já em 2005, a EGS promoveu a campanha “Quem compra jogo original ganha sempre”, com uma série de vantagens – a começar pelo preço do ingresso mais barato -, para incentivar o comércio legal. Também foi na EGS 2005 que os brasileiros conheceram o Xbox 360 antes de todo mundo, pois o console da Microsoft foi lançado só dois dias depois do término da feira no Brasil.
“São algumas passagens que mostram o quanto o público brasileiro, o governo e as grandes empresas nos apoiaram sete anos atrás e que justificam nossa certeza de que agora, com o mercado ainda mais forte e consolidado, faremos uma terceira edição da EGS muito maior e melhor, envolvendo indústria, varejo, consumidores, associações etc.”, termina Lizárraga.
Em 2004 a EGS recebeu 22 mil visitantes. Em 2005, foram 25 mil pessoas que participaram de torneios e conheceram as principais novidades do setor. Para 2011, a expectativa é de cerca de 40 mil pessoas.
EGS – Electronic Game Show 2011
- Quando: de 28, 29 e 30 de outubro de 2011
- Onde: Transamérica Expo Center – São Paulo
- Ingresso: R$ 50,00