Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung para a América Latina, fala da importância e demanda dos dobráveis na região
Ao longo dos últimos anos, Samsung liderou a evolução do mercado de smartphones – desde a retirada dos botões, ao aumento da capacidade de câmera e processamento, até chegarmos aos dobráveis. Smartphones que dobram são as maiores inovações recentes do mercado de dispositivos móveis, e 1,31 bilhão de smartphones devem ser enviados para todo o mundo ainda em 2022, segundo previsão da IDC (International Data Corporation)1. É a tecnologia proporcionando uma tela muito maior do que estamos acostumados, saindo do básico e abrindo espaço para dispositivos cujas possibilidades de uso e experiências possam surpreender ainda mais as pessoas.
Em 2019, a Samsung lançou sua primeira geração de smartphones dobráveis, e seguimos recentemente, em agosto de 2022, com o lançamento de dois novos modelos – o Galaxy Z Fold4 5G2 e o Galaxy Z Flip4 5G2.
É possível dizer que inauguramos uma nova categoria de smartphones, que não para de crescer – já que essa linha, atingiu cerca de 10 milhões de unidades exportadas em todo o mundo ano passado, representando um aumento setorial de mais de 300% a partir de 2020.
Uma nova categoria que tem dois dispositivos muito distintos. O novo Galaxy Z Flip4 5G, com formato de concha, uma solução repleta de estilo que agrada aos fãs nostálgicos do início dos anos 2000 (inclusive eu), com tamanho pequeno o bastante para caber em qualquer bolso e soluções de Modo Flex3 para alcançar as gerações mais jovens; e o Galaxy Z Fold4 5G, o smartphone dobrável mais poderoso da Samsung, que oferece soluções de eficiência e produtividade com a maior tela do nosso portfólio e que, de quebra, ainda cabe em nossos bolsos.
O mercado de dobráveis não para por aqui. A IDC também prevê que o mercado dobrável dos smartphones continuará em uma trajetória de alto crescimento nos próximos três anos, com remessas de envios atingindo 27,6 milhões de unidades até 2025, representando um valor médio de mercado de quase US$ 29 bilhões. Isso se traduz em uma taxa de crescimento anual composta de 69,9% no período de cinco anos (2020 a 2025) 4.
Com a quarta geração de dobráveis sendo lançada em toda a América Latina, enxergamos com entusiasmo o futuro do smartphone dobrável. O feedback que recebemos dos usuários nos mostra que o jeito de usar smartphones está mudando, assim como o formato destes dispositivos.
Nos países da América Latina, por exemplo, os usuários tanto do Galaxy Z Flip4 5G quanto o Galaxy Z Fold4 5G passam seis vezes mais tempo utilizando o aplicativo de câmera do que a média das pessoas dos demais smartphones da marca, o que provavelmente se justifica pelo Modo Flex que o dispositivo disponibiliza, permitindo ângulos de câmera que promovem capturas diferenciadas e são possíveis apenas nos dobráveis.
Além disso, ambos os formatos contam com inúmeros recursos de software para tirar proveito de sua “dobrabilidade”, desde usar a tela frontal para mostrar uma prévia da foto, até deixar o dispositivo parcialmente aberto para jogar, digitar, assistir algo ou até mesmo abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo.
O que tiramos disso é que, com tantas possibilidades, a Samsung encontrou uma maneira de criar algo novo, diferente e que chame atenção dos usuários não só pelo design fora da curva, mas também pela inovação e tecnologia de ponta.
Assim, após estabelecer uma categoria móvel totalmente nova, vislumbramos o início de próximos anos no mercado de smartphones da América Latina, no intuito de continuarmos a reinventar a experiência dos usuários e, então, mudar o futuro e impactar o estilo de vida dos nossos consumidores para melhor.