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E-commerce, atacarejo e lojas de desconto ganham participação de mercado globalmente

E-commerce, atacarejo e lojas de desconto ganham participação de mercado globalmente

A Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento do consumidor, lançou hoje seu mais recente relatório sobre o varejo, o “Winning Omnichannel:

Encontrando crescimento no varejo reinventado”. A publicação revela que no ano passado 76% do crescimento do valor empregado em bens de consumo de alta rotatividade (FMCG) vieram de canais externos aos supermercados e hipermercados.

Gôndolas de supermerccado

Os três canais mais crescem no mundo são o e-commerce (+ 15%), as lojas de descontos (+ 5,2%) e o atacarejo (+4,4%), superando os hipermercados e supermercados, que continuam sendo os maiores canais, mas crescendo globalmente em ritmo mais lento (+ 0,8%).

 

Hipermercados e supermercados são ainda os canais de FMCG mais importantes

A Kantar Worldpanel prevê que até 2020 15,3% dos produtos de FMCG serão vendidos pelos três canais que mais crescem.

O comércio eletrônico será o canal de captação mais rápido em 2020, representando 7,2% da participação no mercado global, impulsionado pelo aumento da penetração da internet em mercados como a África e a Ásia.

Table 1: Global FMCG value share by channel

201520162017Forecast 2020
Hypermarket & Supermarket50.8%49.8%49.2%48.4%
Discounters5.1%5.2%5.3%6.0%
Convenience5.4%5.5%5.5%5.8%
E-commerce4.8%5.4%5.8%7.2%
Traditional trade18.5%18.6%18.4%18.4%
Cash-and-carry1.3%1.6%1.8%2.1%
Others14.1%13.9%14%12.1%

Source: Kantar Worldpanel

Stéphane Roger, Diretora de Global Shopper e Varejo da Kantar Worldpanel, afirma:

“O mercado global de FMCG está mais difícil do que nunca, crescendo apenas 1,9% em valor no ano passado, enquanto o produto interno bruto (PIB) registrou um crescimento de quase 4%.

Além da média, o crescimento é fragmentado por causa do boom do comércio eletrônico e lojas de descontos e também por causa das dificuldades do hipermercado e supermercado.

Os consumidores estão passando uma mensagem clara: eles querem conveniência e valor para o dinheiro. Na Kantar Worldpanel, prevemos que os gastos em supermercados e hipermercados caiam para 48,4% em 2020.

Estratégias bem-sucedidas estão em entender melhor a nova dinâmica do canal em jogo e suas diferenças entre os países”.

A evolução do mercado global de FMCG

O mercado de FMCG globalmente cresceu 1,9% em 2017. Mercados menos maduros, como África, América Latina e Ásia, são os que crescem no ritmo mais rápido (8,8%, 7,3% e 4,3%, respectivamente). Em contraste, o mercado cresceu 2,2% na Europa Ocidental (influenciado pela inflação no Reino Unido no contexto Brexit) e nos Estados Unidos, o maior contribuinte para gastos com FMCG no mundo, viu um crescimento quase estável (+ 0,5%).

A demanda está diminuindo por três razões principais: o crescimento da população está desacelerando, as pessoas geralmente estão reduzindo seus gastos com FMCG, comprando menos ou optando pela marca própria, e também estão comprando com menos frequência.

Table 2: FMCG annual value growth in 2017

2017 growth
Global+1.9%
Africa+8.8%
Asia+4.3%
Latin America+7.3%
USA+0.5%
Western Europe+2.2%

Source: Kantar Worldpanel, Europanel

Adaptando a estratégia de varejo aos compradores

Marcas que adaptam sua estratégia de varejo à evolução esperada dos canais em cada região terão mais possibilidades de sucesso.

O comércio eletrônico continua crescendo rapidamente na Ásia, que já possui uma participação de mercado de 7,3%.

As lojas de desconto são mais fortes na Europa, particularmente na Europa Oriental, onde detêm 27,4% das vendas de FMCG, e em partes da América Latina, como Colômbia (21%) e México (18,8%).

Em contraste, em mercados como o Brasil o comércio moderno continua relativamente subdesenvolvido e o atacarejo está crescendo rapidamente, representando agora 10,6% das vendas.

Table 3: FMCG value share by channel (2017)

Modern trade[i]Traditional and others[ii]E-commerce
Global61.8%31.8%5.8%
Africa76%24%
Asia51.8%40.9%7.3%
Latin America55%44.9%0.1%
USA88.2%9.9%1.9%
Western Europe85.6%8.8%5.6%

Source: Kantar Worldpanel, Europanel

 Sobre a Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo.

Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.

Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.

Para mais informações, por favor, entre em nossa página: www.kantar.com.
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Sobre a Kantar

A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria.

Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30.000 colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países.

Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, acesse www.kantar.com.

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