À medida que os portfólios de nuvem se tornam mais complexos ao equilibrarem inovação com otimização, a Microsoft cria novas oportunidades que apoiam as necessidades de nuvem em constante evolução. Com muitos clientes confiando em seus parceiros para orientação em relação aos seus ambientes de nuvem, a Microsoft adota uma abordagem inovadora e lança ofertas privadas multipartidárias no Microsoft Commercial Marketplace. Essas ofertas capacitam mais de 400 mil parceiros a trabalharem juntos na criação de soluções personalizadas para atender às demandas específicas de clientes, fortalecendo o ecossistema de nuvem.
“Muitos de nossos clientes têm compromissos com a nuvem, e identificamos o marketplace comercial como uma oportunidade significativa para que eles se tornem mais eficientes com seus orçamentos de TI e aumentem o crescimento usando esses compromissos para adquirir a Dynatrace”, diz Ayla Anderson, gerente de Alianças da Microsoft na Dynatrace.
Oportunidades do marketplace
A Dynatrace, uma plataforma de observabilidade e segurança, se associou à Trace3, uma provedora de estratégias, soluções e serviços de TI, usando ofertas privadas multipartidárias para impulsionar novos negócios por meio do Microsoft Commercial Marketplace. Ambas as empresas foram beneficiadas, e seus clientes puderam escolher entre uma seleção maior de produtos e desfrutar de um processo de compra e aquisição mais fácil, juntamente com a capacidade de fazer com que suas compras contribuíssem para seus orçamentos de nuvem.
A Dynatrace é a principal solução de observabilidade do mercado (de acordo com o Quadrante Mágico do Gartner 2023) que está reduzindo a complexidade da nuvem para empresas em todo o mundo. Por mais de três anos, a Dynatrace abraçou o marketplace comercial, tornando-o fundamental para seus esforços de vendas e tendo observado um aumento de aproximadamente 275% no número de transações no marketplace. Vender por meio do marketplace comercial ajuda a Dynatrace a simplificar as vendas, e seus clientes podem superar a burocracia de compras. Em média, os negócios no marketplace comercial da Dynatrace são o dobro do tamanho dos negócios fora do marketplace. Com as ofertas privadas multipartidárias, a Dynatrace agora tem ainda mais oportunidades para escalar.
“Muitos de nossos clientes têm compromissos na nuvem e identificamos o marketplace comercial como uma oportunidade significativa para que eles se tornem mais eficientes com seus orçamentos de TI e aumentem o crescimento usando esses compromissos para adquirir o Dynatrace”, diz Ayla Anderson, Gerente de Alianças da Microsoft na Dynatrace.
A Trace3 é uma provedora de serviços de consultoria em tecnologia avançada que oferece uma ampla variedade de serviços e soluções de tecnologia de ponta, desde inteligência artificial e ciência de dados até consultoria em computação em nuvem e segurança. A empresa também oferece um programa de briefing de capital de risco com foco em tecnologias emergentes e fornece aos clientes extensa pesquisa focada nas últimas tendências de TI.
“Os marketplaces de nuvem terão um grande impacto na forma como nossos clientes desejam comprar e gastar. Projetamos que nos próximos dois anos, de 25 a 40% das aquisições de nossos clientes serão feitas por meio do marketplace comercial da Microsoft ou marketplaces de nuvem em geral”, diz Shalene Careau, gerente Sênior de Parceiros de Nuvem na Trace3.
Ofertas privadas multipartidárias abrem novas oportunidades de escala
A Dynatrace reconhece um valor significativo na oportunidade do marketplace comercial como um canal para atingir o mercado. Agora, com ofertas privadas multipartidárias disponíveis diretamente por meio do marketplace comercial, a Dynatrace tem ainda mais oportunidades de expansão, aproveitando o potencial de outros. Trabalhando em parceria de vendas com a Trace3, eles criaram uma oferta exclusiva para um dos clientes da Trace3.
“Do ponto de vista do integrador de soluções, nossa capacidade de realizar transações por meio de ofertas privadas multipartidárias nos permite atender melhor nossos clientes na aquisição de software e serviços”, afirma Careau. “Um processo de venda que costumava levar meses pode ser condensado em minutos com um simples clique. Tudo se integra perfeitamente por meio do Azure Marketplace. Não é necessário emitir um pedido de compra – é simples e de fácil utilização, e nossos clientes adoram”.
Erik Randles, vice-presidente de Vendas de Parceiros da NORAM na Dynatrace, acrescenta: “Continuamos a aumentar a eficiência e a eliminar parte do atrito na venda e aquisição de soluções tecnológicas. Ofertas privadas multipartidárias nos proporcionam uma grande vantagem em relação ao aumento da eficiência, o que nos permite vender mais para um maior número de clientes e resolver seus problemas”.
Os benefícios das ofertas privadas multipartidárias incluem:
- O poder de compra do cliente vai além. A Dynatrace vende para empresas e seus clientes têm compromissos com a nuvem. Com a Microsoft igualando dólar por dólar quando os clientes compram soluções qualificadas, 100% da compra Dynatrace de um cliente no mercado da Microsoft conta para seu compromisso de consumo de nuvem.
- Possibilita uma experiência unificada de ponta a ponta para os clientes, permitindo que eles simplifiquem a compra e gerenciem os investimentos com base no consumo.
- Os clientes podem contar com os serviços confiáveis e a experiência de seus parceiros de confiança, como a Trace3, para otimizar suas escolhas de consumo e obter o melhor aproveitamento do seu poder de compra.
Novas oportunidades de parceiro para parceiro
Dynatrace e Trace3 são pioneiros na adoção das ofertas privadas multipartidárias, o que abriu caminho para a colaboração entre parceiros, tanto para a Dynatrace quanto para parceiros de vendas, como a Trace3. Agora, a Dynatrace pode estabelecer parcerias com seus principais parceiros de vendas e desenvolver uma estratégia para impulsionar os negócios por meio do marketplace comercial. Isso respalda a estratégia de colaborar com vários parceiros na criação de ofertas exclusivas para os clientes, simplificando o processo de compra e permitindo que eles otimizem seus investimentos usando seus compromissos de nuvem.
“Um efeito realmente positivo e fundamental do marketplace comercial é que nos obriga a pensar estrategicamente com nossos parceiros e a documentar nossa proposta de valor como provedores de serviços de consultoria, arquitetura e engenharia”, afirma Chris Nicholas, vice-presidente sênior de Soluções de Nuvem na Trace3.
Anderson acrescenta: “Com as ofertas privadas multipartidárias, reconhecemos o canal como um todo como uma de nossas estratégias-chave de crescimento para alcançar a maioria dos clientes globalmente”.
Ao utilizar o marketplace comercial e as ofertas privadas multipartidárias, Dynatrace e Trace3 abriram, em conjunto, novas oportunidades uma para a outra, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades dos clientes e ampliam suas bases de clientes.
“As ofertas privadas multipartidárias nos proporcionam uma enorme vantagem em termos de eficiência aumentada, o que nos permite vender mais para um número maior de clientes e resolver seus problemas”, diz Erik Randles, vice-presidente de Vendas de Parceiros NORAM na Dynatrace.
Sobre Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países, com 122 subsidiárias, a empresa é líder em inovação e no desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a Inteligência Artificial (IA) e aplicações em nuvem. No Brasil há 34 anos, a Microsoft possui um ecossistema de mais de 25 mil parceiros. Desta forma a empresa mantém uma robusta estrutura de negócios, altamente eficiente, e que conta ainda com um Centro de Transparência, que visa promover a computação confiável e segura, o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL – Advanced Technology Lab), e o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC – Microsoft Technology Center), em operação no Brasil desde janeiro de 2012. Com o objetivo de contribuir com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão no País, a Microsoft também lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil que tem, entre os seus pilares, a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia, condição essencial para promover a transformação digital das empresas brasileiras. Desde julho de 2020, quando foi estabelecido o plano Mais Brasil, até julho de 2023, 7,8 milhões de pessoas foram alcançadas com diferentes iniciativas de qualificação e requalificação.