Home Noticias Dia Internacional do Lixo Eletrônico: conheça as iniciativas da Samsung para reduzir o impacto ambiental

Dia Internacional do Lixo Eletrônico: conheça as iniciativas da Samsung para reduzir o impacto ambiental

por admin

Apenas neste ano, a empresa aumentou a meta de coleta de resíduos eletrônicos em 25% e expandiu seu programa de coleta para mais três países latinos

Imagem meramente ilustrativa

 

Neste Dia Internacional do Lixo Eletrônico – ou E-Waste Day -, a Samsung destaca as ações que vão ao encontro da data, desde o aprimoramento da circularidade de recursos em todo o ciclo de vida de seus produtos, até a reciclagem e o descarte ambientalmente adequado. Este ano, por exemplo, a meta da empresa é recolher, no mínimo, 14.183 toneladas de resíduos eletrônicos na América Latina. O volume previsto representa aumento de 25,7% em relação a 2023, quando a Samsung conseguiu recolher 11.280 toneladas.

 

Além disso, a empresa ampliou seus programas de coleta de 10 para 13 países latinos. Assim, além de Brasil, México, Costa Rica, Panamá, Equador, Guatemala, Colômbia, Chile, Argentina e Peru, países como Paraguai, Bolívia e República Dominicana também passaram a contar com sistema de coleta e destinação adequada de lixo eletrônico.

 

Para fazer parte deste movimento, a Samsung te convida a conhecer os programas voltados para o gerenciamento do descarte correto dos resíduos, reciclagem de materiais e promoção da economia circular. Confira:

 

Samsung Recicla

O principal catalisador dos resultados é o Samsung Recicla. Por meio deste programa, produtos eletrônicos de pequeno e médio porte de qualquer marca podem ser descartados nas urnas de coleta das lojas Samsung e na rede de Assistências Técnicas Autorizadas Samsung, com mais de 300 pontos espalhados por todo o país. No Brasil e México, produtos de grande porte da Samsung, tais como refrigeradores e máquinas de lavar, são coletados pela empresa no endereço do cliente. Saiba mais clicando aqui.

 

Programas de Trade-In

Além de descartar corretamente, também é possível trocar produtos quebrados ou sem uso por descontos na aquisição de um novo dispositivo Samsung. Deixando seus eletrônicos antigos – de qualquer marca e em qualquer estado –, o consumidor ganha descontos na compra de um novo produto Samsung. Clique aqui para saber mais.

 

Samsung Repara Contigo

No intuito de democratizar o acesso aos programas de sustentabilidade, este ano, a Samsung expandiu para toda América Latina seu programa Repara Contigo. Com o kit de manutenção fornecido pela iniciativa, a Samsung disponibiliza mais uma opção de reparo aos smartphones, estendendo a vida útil dos dispositivos Galaxy, ao permitir que os próprios usuários realizem pequenos reparos sem sair de casa. E para garantir um processo ainda mais sustentável, as peças antigas podem ser levadas aos pontos de coleta da Samsung para descarte adequado. Para mais informações, clique aqui.

 

Materiais reciclados nos produtos

Além das iniciativas voltadas para a coleta e descarte correto de eletrônicos, a Samsung também investe no uso de materiais reciclados em seus produtos, reforçando ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa incorpora plásticos provenientes de redes de pesca descartadas em dispositivos Galaxy, plásticos reciclados em suas TVs e alumínio reciclado em refrigeradores Bespoke, garantindo que a economia circular se faça presente em diversas etapas da produção.

 

Em 2024, o lançamento das novas linhas Galaxy S24, Z Flip6 e Z Fold6 reforça esse compromisso, incorporando minerais reciclados, por exemplo. Da mesma forma, o Galaxy S24 conta com elementos como cobalto pela primeira vez em um dispositivo Galaxy. Já os Galaxy Z Fold6 e o Z Flip6, além de serem a série Z mais duradoura, apresentam uma ampla variedade de materiais reciclados, incluindo vidro, alumínio, plástico e cobalto reciclados, e caixa da embalagem em papel 100% reciclado.

 

Outro exemplo são os controles remotos da Samsung, fabricados com 24% de plástico reciclado. Isso representa mais de 55 toneladas de resíduos são recicladas para a produção anual de 10 milhões de controle remoto SolarCell, o que equivale à redução de até 18% nas emissões de carbono baseado em pesquisas internas. O mesmo controle SolarCell ainda é recarregado por luz solar ou ambiente, sendo projetado para funcionar com 10% da energia utilizada em modelos convencionais, o que diminui o descarte de milhões de pilhas no planeta.

 

As TVs também levam plástico reciclado em sua composição, assim como os refrigeradores da linha Bespoke que são produzidos com alumínio.

 

Para saber mais, visite o site oficial da Samsung e a Samsung Newsroom Brasil.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações