Home Noticias Dia Internacional da Juventude: como a Samsung contribui para que jovens agentes da transformação tenham ainda mais voz no mundo

Dia Internacional da Juventude: como a Samsung contribui para que jovens agentes da transformação tenham ainda mais voz no mundo

por SimbiekJP

O Dia Internacional da Juventude é celebrado em 12 de agosto, data criada pelas Nações Unidas, em 1999, para dar destaque à agenda de pautas que incluam os jovens. Desde então, agosto passou a ser o mês para ressaltar essas ações. A Samsung entende que os jovens são os líderes do futuro, assim como que a educação é o que possibilita a eles alcançar o seu potencial máximo.

A Samsung acredita que todo jovem merece uma educação de qualidade, independentemente de sua origem, gênero, habilidade e condições pessoais. Além disso, a democratização da tecnologia é um fator crucial para tornar realidade projetos criados por jovens, ampliar as suas narrativas, reduzir as distâncias entre as pessoas no mundo e mobilizar a liderança de jovens ativistas.

E, para dar ainda mais voz a esses agentes da transformação, em outubro de 2020, a Samsung criou o Generation17: uma iniciativa global que conta com parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e que tem o objetivo de acelerar os avanços em andamento e impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Passei pela exclusão digital, como jovem vindo da periferia, para me tornar totalmente conectado por meio da Samsung e do Generation17”, conta Daniel Calarco, brasileiro escolhido pela Samsung e PNUD para integrar a iniciativa. “A tecnologia é fundamental para transformar o mundo. Sua verdade importa, sua realidade importa, nossa narrativa importa. Você pode começar a mudar o mundo hoje por meio de um smartphone”, destaca o jovem.

“A tecnologia tem o papel de oferecer oportunidades para a juventude superar desafios, principalmente em relação ao acesso à educação, oportunidades de trabalho e renda. Queremos continuar a motivar as futuras gerações a alcançarem seu pleno potencial, assim como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Apoio que faz a diferença

Daniel Calarco se formou recentemente como advogado de direitos humanos e segue firme no compromisso de fazer cada vez mais e melhor. O jovem brasileiro é fundador do Observatório Internacional da Juventude, que visa criar melhores oportunidades para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade. “Hoje, meu compromisso é desenvolver projetos para criar oportunidades de empoderamento para outros jovens vindos de comunidades e me conectando com parceiros do Generation17”, complementa.

Outra ação que tem sido desenvolvida pela sua organização é o Favela.Lab, que oferece curso de capacitação para criar conteúdo de engajamento social para jovens de 18 a 29 anos residentes em comunidades do estado do Rio de Janeiro, por meio da educação cívica e produção audiovisual.

A partir das ideias dos próprios participantes, o curso oferece ferramentas para a promoção da cultura de paz e resolução de conflitos, além de apoio para implementação dos ODS em suas comunidades.

Generation17

Desde que foi criado, o Generation17, projeto da Samsung e do PNUD, oferece oportunidades de mentoria, tecnologia e networking para jovens ativistas com iniciativas fundamentadas nos 17 Objetivos Globais, que são um plano de ação global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos até 2030.

O Generation17 conta com representantes de Argentina, Bangladesh, Brasil, Coréia do Sul, Líbano, Mali, Ucrânia e Zimbábue. A missão do grupo é inspirar e motivar sua geração a se envolver com os ODS e realizar ações que resultem em mudanças impactantes. Juntos, esses líderes aumentarão a conscientização sobre o aplicativo Samsung Global Goals (disponível para download) como um primeiro passo para unir seus esforços.

O Samsung Global Goals está instalado em mais de 100 milhões de smartphones Galaxy em todo o mundo e já arrecadou mais de US$ 1,5 milhão em doações para o PNUD. No aplicativo, os usuários podem aprender sobre os desafios e a interconectividade entre os ODS, encontrar recursos sobre as iniciativas globais do PNUD e transformar seus conhecimentos em ações com soluções fáceis e simples.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações