Home Noticias Dia do Consumo Consciente: recursos inteligentes nos eletroeletrônicos Samsung potencializam eficiência para uma maior economia de água e energia

Dia do Consumo Consciente: recursos inteligentes nos eletroeletrônicos Samsung potencializam eficiência para uma maior economia de água e energia

por admin

Linha completa de produtos conta com diferenciais que diminuem o impacto ao meio ambiente, além de compatibilidade com a plataforma SmartThings

Imagem meramente ilustrativa

 

Mais do que uma data para nos lembrar sobre a importância de criar e manter hábitos sustentáveis, o Dia do Consumo Consciente, que acontece em 15 de outubro, é uma ótima oportunidade para que as organizações e empresas realizem ações concretas que visam a preservação do ambiente e o melhor uso dos recursos naturais. A Samsung, por exemplo, tem como estratégia ambiental somar esforços ao combate às alterações climáticas, como o compromisso de alcançar emissões líquidas de carbono zero em toda a empresa até 2050, e de utilizar 100% de energia renovável até 2027.

 

“O investimento contínuo da nossa marca em tecnologias para desenvolver produtos energeticamente eficientes é uma iniciativa que já está dando resultados, como é possível verificar em nossa linha de eletrodomésticos e eletroeletrônicos disponíveis no Brasil”, ressalta Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

Controle SolarCell e outros diferenciais das TVs Samsung

O controle remoto SolarCell das Smart TVs Samsung, lançado em uma primeira versão em 2021, é um dos grandes exemplos de uma iniciativa alinhada à estratégia ambiental e sustentável anunciada pela Samsung de alcançar emissões zero de carbono até 2050. Junto aos esforços voltados à uma dinâmica mais sustentável, como a expansão do uso de materiais reciclados em peças de plástico (até 2030, a Samsung pretende fabricar essas peças com pelo menos 50% de material de reciclo), a marca desenvolveu uma nova versão do SolarCell, 25% menor, e que acompanha todos os modelos 2023 de Smart TVs da Samsung.

 

Criado para diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte de pilhas e baterias usadas, o SolarCell foi o primeiro controle remoto recarregável lançado para o mercado de TVs, com um pequeno painel que absorve a energia da luz solar ou de iluminação ambiente, além da opção de carregamento por cabo USB-C e até via radiofrequência sobressalente de roteadores Wi-Fi. Isso significa que, anualmente, milhões de pilhas deixam de ser utilizadas e, consequentemente, não são descartadas incorretamente na natureza. Outra característica deste controle é o baixo consumo energético, já que foi projetado para funcionar com cerca de 10% da energia que os controles remotos convencionais utilizam. Além disso, 24% dos plásticos usados no controle remoto SolarCell vêm de materiais reciclados, ou seja, mais de seis toneladas de resíduos são recicladas para a produção anual de 10 milhões de controles – o equivalente a uma redução de cerca de 18% nas emissões de carbono em comparação com a produção a partir de materiais convencionais.

 

A Samsung também está sempre pensando em como o processo de fabricação e o uso de produtos impactam o meio ambiente, procurando maneiras de reduzir sua pegada de carbono e construir um futuro melhor para o planeta, como o aprimoramento de sua embalagem ecológica com 90% menos tinta, além da remoção dos grampos durante a produção. Ambas as melhorias reduzem o desperdício e facilitam o processamento dos centros de reciclagem. Outro exemplo são as embalagens das TVs mais recentes, que foram projetadas para serem transformadas e reutilizadas de maneira sustentável. É possível, por exemplo, montar uma casinha para o pet ou um porta-revistas. Basta acessar o site oficial (também por meio do QR Code presente na embalagem) e descobrir todas as maneiras criativas de reaproveitamento.

Eletrodomésticos Samsung ajudam no melhor aproveitamento de recursos

Vários eletrodomésticos Samsung de diferentes categorias são campeões de eficiência. O ar-condicionado, que por muito tempo foi sinônimo de alto consumo de energia, tornou-se um aliado do conforto sem prejuízo ao bolso e ao meio-ambiente. A tecnologia do compressor Digital Inverter presente nos modelos Samsung WindFree faz com que a temperatura se mantenha sem a necessidade de ligar e desligar várias vezes, evitando picos de consumo de energia e proporcionando uma economia de energia de até 77% no modo WindFree1 em relação ao modo de resfriamento rápido. O WindFree Pro Energy, por exemplo, é o modelo nº 1 em eficiência energética segundo a nova regulamentação do Inmetro, graças ao Compressor Duplo no modo WindFree e outras tecnologias exclusivas, que elevam sua operação a níveis de excelência.

 

Na cozinha, as geladeiras Evolution POWERvolt (RT38, RT43, RT44, RT46 e RT48) contam com a inovadora tecnologia POWERvolt, que as tornam mais resistentes a picos de energia e se destacam pelos mais altos níveis de eficiência energética A+++. Graças, mais uma vez, à tecnologia Digital Inverter, que além de economizar até 40% da conta de energia2, minimiza ruídos. As geladeiras Evolution POWERvolt são as opções mais sustentáveis a médio e longo prazos em suas categorias, já que utilizam a energia de forma mais eficiente, e possuem até 20 anos de garantia do compressor.

 

Ainda neste cômodo central, outra atividade fica ainda mais fácil e econômica com a ajuda da tecnologia das lava-louças Samsung. Lavar a louça na pia com a torneira meio aberta, gera um consumo de 243 litros de água em 15 minutos. Já as máquinas da Samsung, no ciclo de lavagem automático, contam com um consumo de 8,57 litros de água, garantindo uma economia de aproximadamente 90%3 em relação à lavagem convencional. Disponíveis nas cores Inox e Black Inox, as primeiras lava-louças da marca chegaram ao Brasil em 2023 nos modelos de 10 e 14 serviços, repletos de recursos que facilitam a lavagem dos utensílios de cozinha, de forma rápida, silenciosa e mais sustentável e econômica.

 

Na lavanderia, a linha de máquinas lava e seca de 11kg da Samsung consome menos água por ciclo de lavagem quando comparadas com outros modelos disponíveis no mercado4, segundo testes de consumo e eficiência energética. A tecnologia Digital Inverter está novamente presente nessa linha: os modelos WD11M, WD11A e WD11T que oferecem 20 anos de garantia nos motores inverter das lavadoras e secadoras vendidas no Brasil a partir de janeiro de 2023. O modelo WD11A, conta com a tecnologia exclusiva Ecobubble, que produz bolhas de sabão para tornar a lavagem muito mais cuidadosa e poderosa. Esse recurso facilita em até 40X a penetração do sabão no tecido5, promovendo uma lavagem mais eficaz, mesmo com água fria, e com maior economia de energia. Já a WD11T conta com o painel de controle intuitivo e inteligente, AI Control, é capaz de identificar os hábitos de lavagem da família e recomendar os ciclos com base no uso.

 

Quanto a recursos de inteligência e conectividade, desde o ano passado a Samsung coloca à disposição dos consumidores a função Energy no seu aplicativo SmartThings, que permite o acompanhamento em tempo real do consumo energético. O app oferece uma visão detalhada de diversos produtos compatíveis, inclusive de outros fabricantes, como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, robôs aspiradores, lavadoras e secadoras, entre outros. A funcionalidade permite ainda a criação de alertas e comparativos que ajudam os usuários a entenderem quanto cada dispositivo conectado consome em média.

 

Imagem meramente ilustrativa

 

A Semana da Sustentabilidade da Samsung, que acontece até 22 de outubro, é a oportunidade ideal para os consumidores que desejam renovar seus produtos por opções de eletrodomésticos mais modernos e econômicos em ofertas especais6. Confira os detalhes dos produtos, além de preços e condições na loja online da marca.

Dispositivos móveis e as metas Galaxy For The Planet

Na categoria de dispositivos móveis, a Samsung também adota práticas de sustentabilidade, em linha com sua visão Galaxy For The Planet, anunciada em 2021. Por meio dela, a empresa estabeleceu metas a serem alcançadas até 2025. A visão tem por objetivo minimizar a pegada ambiental da Samsung em seus processos e inspirar a inovação que ajuda a preservar o planeta. A partir dessas metas, que incluem a eliminação do descarte em aterros e do uso de plásticos nas embalagens de dispositivos móveis, a Samsung reflete seu compromisso no enfrentamento da crise climática e na diminuição do esgotamento de recursos desde a produção até o descarte dos produtos Galaxy.

 

Exemplos recentes de aplicação desta visão podem ser vistos nos novos smartphones dobráveis da marca, o Galaxy Z Flip5 e Galaxy Z Fold5. Os modelos apresentam uma variedade maior de materiais reciclados7 do que suas gerações anteriores – sendo 15 componentes no Galaxy Z Flip5, por exemplo – incluindo vidro e alumínio reciclados pré-consumo, plásticos reciclados pós-consumo, provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas PET. Até mesmo o papel usado para a embalagem dos dispositivos é feito 100% de material reciclado.

 

A linha Galaxy S23 5G, lançada em fevereiro de 2023, também inclui, em sua composição, alumínio e vidro reciclados pré-consumo e plásticos reciclados pós-consumo provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas de tereftalato de polietileno (PET). Além disso, todos os smartphones Galaxy S23 5G vêm em embalagens redesenhadas, feitas com papel 100% reciclado.

 

Já os tablets da linha Galaxy Tab S9, em comparação com as gerações anteriores, apresentam uma maior variedade de material reciclado7, tanto nos componentes internos quanto nos externos. Além disso, as novidades vêm em uma embalagem com novo design e o papel usado na caixa é 100% reciclado8.

 

Já o novo Galaxy Book3 Ultra, notebook premium lançado no Brasil em 31 de maio de 2023, traz, em sua composição, materiais reciclados7, incluindo componentes feitos de plásticos reciclados pós-consumo provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas de tereftalato de polietileno (PET).

Conheça os programas de Trade In da Samsung

Criado com foco nas missões ESG da companhia e para incentivar o descarte consciente de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o programa Eco Troca pode proporcionar descontos na compra de novos produtos na loja online da Samsung. Basta acessar o site, preencher o formulário de descarte e agendar a retirada do seu aparelho antigo, de qualquer marca e estado de conservação, para resgatar seu voucher de desconto. A iniciativa contempla lava-louças, televisores, geladeiras, ar-condicionado e máquinas de lavar. Monitores também são aceitos no programa, mas nesse caso é necessário levá-lo a um dos pontos de coleta disponíveis ou postá-lo no Correios.

 

A Samsung também conta com um programa de logística reversa, o Samsung Recicla, que oferece o descarte gratuito e ecologicamente correto para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos antigos, quebrados ou sem uso. A iniciativa dispõe de urnas de coletas nas lojas Samsung para produtos de pequeno e grande porte de qualquer marca. Já para os eletrodomésticos e produtos de grande porte, é possível agendar a coleta da residência do próprio consumidor. Clique aqui para saber mais.

 

Outro programa lançado recentemente pela Samsung na América Latina é o Repara Contigo. O programa global de autorreparo da empresa chegou ao Brasil e ao México no último mês como uma opção adicional para que os usuários reparem seus smartphones da linha Galaxy, utilizando kits específicos com as peças necessárias para reparar seus dispositivos móveis. Além de mais conveniência para que as pessoas permaneçam com seus smartphones Galaxy pelo tempo que quiserem, a novidade também contribui para a redução do lixo eletrônico. Conheça o serviço clicando aqui.

 

Para saber mais sobre essas e outras novidades da Samsung, acesse a Samsung Newsroom Brasil.

 

1 Até 77% de economia testado no modelo AR07B9350MAN no modo resfriamento rápido.
2 Até 40% de economia: conforme avaliação do Inmetro, comparando os modelos duplex digital inverter classificados como A+++ com modelos não inverter considerando o consumo kWm. O valor pode variar dependendo dos fatores ambientais e da utilização do usuário. Relatórios disponíveis no site do Inmetro Programa de Etiquetagem Brasileiro (https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/refrigeradores-frigobares-combinados-combinados-frost-free). 10 anos de garantia no compressor: a garantia de 10 anos é limitada ao compressor. Saiba mais em samsung.com.br.
3 Tomando-se por base o consumo de água em um ciclo de lavagem normal (0,15L/s durante o período de 15min – referência índice SABESP site: https://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=65&id=8225#:~:text=Com%20estas%20informa%C3%A7%C3%B5es%2C%20os%20clientes,por%20m%C3%AAs%20para%20cada%20pessoa). Resultados obtidos a partir do Relatório de Ensaio, emitido pelos Laboratórios Especializados em Eletrônica da PUC RS em comparação com o estudo da Sabesp.
4 Comparação de consumo de água específico (l/kg/ciclo) entre o modelo Samsung WD10M44530 220V e os modelos de abertura superior de capacidade igual ou menor a 11 kg, de acordo com o estudo disponibilizado pelo Inmetro (disponível em http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp – acessado em: 21-08-17).
5 Facilita em 40x a penetração do sabão no tecido: testado em conformidade com a IEC 60456-2010/4kg de carga de lavagem/Super Eco Wash a frio (WF80F5E5U4W) contra algodão a 40 °C sem EcoBubbleTM (WF0702WKU). Resultados individuais podem variar. Baseado no relatório do teste de desempenho feito em laboratório pela Springboard Engineering em tiras de EMPA, comparando uma solução de detergente normal e tecnologia de bolhas sem ação mecânica. 
6 Imagens meramente ilustrativas. Produtos vendidos separadamente. A garantia de 20 anos é aplicável apenas aos compressores inverter em refrigeradores e aos motores inverter das lava e seca, lavadores e secadores vendidas no Brasil a partir de janeiro de 2023, com exceção do modelo RS52B3000M9/BZ. Lava e Seca Nº1 em economia de agua Afirmação válida para os modelos WD11A comparado ao consumo de água por ciclo (l/ciclo) entre modelos de lava e seca de capacidade a partir de 8kg, de acordo com a tabela do Inmetro, disponível em https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/lavadoras-de-roupa/lavadoras-e-secadoras-de-roupa-automaticas-com-abertura-frontal.pdf/ (tabela de 11/11/2022 – edição 2022). Segundo a SABESP, 15 minutos de uma torneira aberta por dia lavando na pia gasta cerca de 117 litros, um ciclo da Lava-Louças Samsung gasta entre 9 e 12 litros de água. Os refrigeradores Samsung, com exceção do modelo RF23R6201SR/AZ, possuem classificação A+++, classificação atribuída de acordo com o relatoria do Inmetro de 24/02/2022. Confira também pelo link.
7 Os tipos de materiais reciclados incluem PA reciclado pós-consumo proveniente de redes de pesca descartadas, PBT reciclado pós-consumo, PC reciclado pós-consumo proveniente de barris de água e alumínio reciclado pré-consumo proveniente de sucata descartada gerada como subproduto durante a fabricação. A sucata é refundida, filtrada para impurezas e depois reciclada para fazer peças dentro do processo de fabricação da Samsung. Há também conteúdo reciclado pré-consumo proveniente de resíduos de vidro descartados gerados como subproduto da fabricação de vidro. Este resíduo de vidro é triturado em cacos de vidro e depois usado como componente no processo de fabricação Corning® Gorilla® Glass 5.
8 Material de papel 100% reciclado é usado nos seguintes componentes de embalagem: caixa de embalagem do produto, caixa manual, faixa DLC e Caixa DLC. O material feito de papel 100% reciclado possui Validação de Declaração Ambiental (ECV).

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações