No cenário de dispositivos móveis, os smartphones dobráveis já foram revolucionários – e agora são parte integrante de nossa rotina. Desde sua concepção até as iterações modernas, como a linha Galaxy Z Flip, esses dispositivos icônicos transformaram a maneira como nos comunicamos, interagimos e nos expressamos. Com o passar dos anos, o Galaxy Z Flip evoluiu e deixou de ser um mero dispositivo compacto de comunicação, passando a ser a ferramenta mais moderna para revelar sua criatividade, capacitando as pessoas a desvendarem um mundo de possibilidades com um simples movimento. A Samsung Newsroom apresenta os detalhes da jornada de como esta linha inovadora foi pioneira em uma nova era de inovação móvel.
Depois do lançamento arrebatador do Galaxy Z Fold, que redefiniu o panorama de dispositivos móveis, a Samsung revelou outro formato ainda mais revolucionário, que foi um sucesso no mercado de dispositivos móveis. Apresentando o Galaxy Z Flip: um dispositivo que dobra ao meio sem esforço e se mantém na posição vertical sozinho.
Definindo um novo padrão de inovação, o Galaxy Z Flip foi o primeiro dispositivo dobrável equipado com uma tela de vidro dobrável. Ao desdobrar o dispositivo, foi revelada uma ampla tela de 6,7 polegadas1, e o design elegante e compacto era pequeno o suficiente para caber facilmente na palma da mão do usuário. Apresentando uma proporção de exibição (21:9:9) semelhante a telas de cinema, as pessoas puderam mergulhar em um mundo imersivo de conteúdo vibrante e cativante.
Com o Galaxy Z Flip, a Samsung revolucionou a interação das pessoas, apresentando a Dobradiça Oculta (Hideaway Hinge). Semelhante a um laptop, a dobradiça permitiu abrir e posicionar o smartphone em qualquer ângulo. As pessoas conseguiam dobrar, inclinar e posicionar seus dispositivos com segurança, dizendo adeus às mãos trêmulas para conseguir registrar fotos perfeitas, seja tirando uma selfie com as mãos livres ou capturando um momento com os amigos.
Além disso, a Samsung lançou o Modo Flex2, que dividia automaticamente a tela em duas partes quando o dispositivo era dobrado. Através da colaboração com diversos parceiros, a Samsung otimizou sua interface de ponta e melhorou a usabilidade. Por exemplo, no aplicativo da câmera, as pessoas podiam visualizar a tela na parte superior, enquanto ajustavam os modos da câmera ou as lentes na parte inferior. Além disso, o smartphone suportava o recurso de Múltiplas Janelas3, permitindo a realização de diversas tarefas, exibindo, simultaneamente, conteúdos distintos em cada tela.
Dando continuidade ao legado do Galaxy Z Flip, o lançamento do Galaxy Z Flip3 elevou o design e o desempenho da linha a novos patamares. A tela frontal ampliada foi uma das melhorias mais notáveis do smartphone, uma vez que ela estava quatro vezes maior do que a de seu antecessor. Muito além de sua função tradicional de exibir a data e a hora, a tela externa do dispositivo foi maximizada tanto para a autoexpressão como para a produtividade. As pessoas podiam liberar a criatividade personalizando a tela externa com imagens ou GIFs e visualizar convenientemente até oito linhas de notificações e mensagens. A Samsung Wallet transformou a tela frontal em carteira, ajudando as pessoas a realizar pagamentos em uma única etapa simples.
O Galaxy Z Flip3 também contava com vários recursos de câmera que elevam a experiência fotográfica para capturar e compartilhar momentos com as mãos livres por meio do Modo Flex. Com a inclusão do Enquadramento Automático4, a câmera detectava a localização e a quantidade de pessoas ou objetos dentro do quadro e ajustava automaticamente o formato de acordo com fotos e vídeos. Imagine que a pessoa fotografando e a pessoa posando para a foto queiram visualizar e registrar a foto ao mesmo tempo. Nesse caso, tudo o que você precisava fazer é apertar o botão Visualização Dupla no canto superior direito da tela. Além disso, as pessoas nunca perdiam uma foto quando enquanto posavam com a função aprimorada Quick Shot.
O Galaxy Z Flip3 não só cabia em qualquer lugar, como também oferecia maior durabilidade e resistência à água. O corpo leve foi feito com Armor Aluminum, o material mais resistente utilizado nos dispositivos Galaxy até hoje, e com o vidro Corning® Gorilla® Victus®, oferecendo maior proteção aos smartphones. Além disso, uma nova película protetora colocada na tela interna melhorou a durabilidade em 80% em comparação a geração anterior5. O Galaxy Z Flip3 também foi o primeiro a ter resistência à água IPX86, abrindo novos caminhos para os smartphones dobráveis e garantindo a tranquilidade das pessoas.
Em 2022, a Samsung lançou o Galaxy Z Flip4 5G7, com uma série de recursos práticos que se adaptaram de forma simples ao cotidiano. Por exemplo, as pessoas podiam experimentar a comodidade do painel no Modo Flex, que abria um touchpad compatível com vários gestos na parte inferior da tela. Semelhante ao cursor de um mouse de computador, as pessoas conseguiam controlar facilmente vários elementos apenas deslizando o dedo: pausar, voltar ou reproduzir vídeos, sem precisar pegar o dispositivo. Outro recurso que aumentou a produtividade foi o gesto de deslizar, otimizado para multitarefa. Por exemplo, se as pessoas deslizassem para cima com dois dedos, a tela se dividiria em uma metade superior e outra inferior para abrir um novo aplicativo. Com o gesto de deslizar, o Galaxy tornou ainda mais rápidos e práticos os recursos usados com frequência, como aumentar e diminuir o zoom ou virar páginas.
O Galaxy Z Flip4 5G também deu às pessoas mais controle do que nunca sobre suas fotos. Bastava pressionar o botão lateral duas vezes para ativar o recurso Quick Shot do Galaxy Z Flip4 5G e capturar momentos e selfies sem precisar abrir o smartphone. Agora, é possível iniciar um vídeo no Quick Shot e fazer a transição facilmente para a Câmera Flex, sem interrupções. Para capturar o céu noturno estrelado, as pessoas podiam tirar fotos de outro mundo, mesmo no escuro, usando o Nightography8, que resulta em fotos brilhantes e nítidas com menos ruído visual.
O Galaxy Z Flip4 5G combinou, sem esforço, recursos de alto desempenho com um toque personalizado, permitindo refletir o real estilo das pessoas. Quando a Bespoke Edition foi lançada, surgiram novas oportunidades para expressar a própria individualidade – as pessoas podiam escolher entre uma combinação de cinco cores de vidro, incluindo amarelo, branco, azul marinho, caqui e vermelho, e três opções de cores de corpo, incluindo prata, rosé e preto9. As pessoas também podiam aproveitar o Galaxy Z Flip4 5G por ainda mais tempo do que a geração anterior, graças à bateria mais potente de 3.700 mAh10.
Este ano, a Samsung lançou o Galaxy Z Flip5, oferecendo a experiência dobrável mais elegante e exclusiva de todos os tempos. Criado para autoexpressão e com um design inovador e funções personalizáveis, o recurso de destaque é a Tela Flex11 aprimorada, que é 3,78 vezes maior12 que a tela externa de seu antecessor.
Graças à tela maior, o Galaxy Z Flip5 oferece mais possibilidades de uso do que nunca. Com a Tela Flex, as pessoas conseguem consultar e controlar facilmente os Widgets, incluindo o clima, bolsa de valores e música, sem precisar desdobrar o smartphone. Para ver todos os Widgets de uma vez, basta pinçar a tela com dois dedos para ativar a função Visualização de Vários Widgets. A tela frontal maior e o teclado QWERTY totalmente acessível facilitam ainda mais a consulta e responder ligações e mensagens.
A nova Tela Flex oferece a experiência de câmera mais versátil em um smartphone Samsung Galaxy até hoje. Para tirar uma selfie com a câmera traseira, as pessoas podem verificar o próprio sorriso na Tela Flex antes de tirar fotos impressionantes sem precisar usar as mãos, a partir de ângulos criativos, antes de corrigir as cores e os tons. A função de Superestabilização também garante que as pessoas tirem fotos perfeitas quando estiverem em movimento. Com os recursos aprimorados do Nightography para otimizar as fotos com pouca luz e zoom digital 10X13, as pessoas podem soltar a criatividade em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer ângulo.
Agora, há ainda mais formas de personalizar seu Galaxy Z Flip5 por dentro e por fora. Por exemplo, a nova Capa Flipsuit14 é equipada com um cartão NFC que pode ser trocado, chamado Flipsuit Card, para que as pessoas possam combinar o design da Tela Flexível com o design da capa e tenham ainda mais opções de personalização.
O futuro dos smartphones dobráveis já está aqui
Com base em seu histórico de reinventar o cenário de smartphones, a Samsung apresentou uma narrativa de experiências móveis que têm aprimorado a rotina. Cada dispositivo continha vários recursos que desafiaram os limites da inovação móvel. A linha Galaxy Z Flip revolucionou o setor de smartphones com sua tecnologia de tela dobrável, definindo o padrão de dispositivos dobráveis a cada nova edição. A Samsung continuará a desafiar a mesmice dos smartphones com a linha Galaxy Z Flip, revelando novas possibilidades extraordinárias para pessoas em todo o mundo.