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Descubra o novo recurso do Teams que oferece suporte à aprendizagem socioemocional

por SimbiekJP
símbolos de empatia

Por Michele McDanel

O que torna algumas salas de aula e rotinas de trabalho mais motivadoras e produtivas do que outras? Uma pesquisa mostra que a capacidade e a criatividade das pessoas são ampliadas em ambientes de trabalho e aprendizagem que oferecem suporte emocional. (Definimos ambientes de apoio emocional como aqueles em que as pessoas se sentem ouvidas, valorizadas, seguras e incluídas.)

No entanto, os líderes de grupo (por exemplo, líderes de reuniões, gerentes, educadores) muitas vezes têm dificuldade em coletar informações sobre o estado emocional dos membros, que são úteis para compreender como apoiar o engajamento, produtividade, colaboração, bem-estar de seus grupos, e relações intragrupo.

O clima atual de ensino à distância estendido também não está ajudando. A falta de conexão social decorrente de não compartilhar um espaço físico com outras pessoas está contribuindo para que os alunos se sintam infelizes e menos motivados para concluir os trabalhos escolares.

O valor do aprendizado social e emocional (SEL)

“As emoções são as guardiãs da cognição, motivação e atenção; todos se beneficiam quando se dá atenção ao desenvolvimento social e emocional”, disse Mark Sparvell, Diretor, Gerente de Marketing de Produto do Windows Education Marketing. “Quando desenvolvemos nosso vocabulário emocional, nos tornamos mais produtivos, mais contribuintes e mais felizes à medida que ganhamos a capacidade de expressar e lidar com nossas emoções.”

A questão de como alavancar a tecnologia para apoiar abordagens de aprendizagem socioemocional é algo que Sparvell tem curiosidade há anos. Os benefícios acadêmicos e sociais são claros: os alunos envolvidos em alguma forma de SEL veem um aumento de 11% na conclusão da faculdade, de acordo com uma análise do CASEL. Eles também se formam no ensino médio com taxas mais altas e são menos propensos a se envolver em crimes ou ter problemas de abuso de substâncias.

Desenvolvendo ferramentas impactantes

Habilidades sociais e emocionais estão com alta demanda, enquanto há uma baixa oferta dessas habilidades e ferramentas globalmente. Desde 1980, os empregos que exigem inteligência social/emocional aumentaram. Devido à natureza sutil desse conjunto de habilidades, esses tipos de empregos não serão substituídos pela inteligência artificial. Os professores disseram que querem fazer mais para transmitir essas habilidades e lições, mas lutam com a falta de tempo e recursos.

A equipe de Educação sabia que havia uma necessidade real de fornecer ferramentas melhores neste espaço, e tudo pareceu se encaixar durante o Hackathon em 2017, quando um grupo de membros da equipe começou a lidar com o problema.

“Dissemos: ‘passamos todo o nosso tempo pensando em criar ferramentas para administradores, TI e educadores. O que aconteceria se colocássemos o aluno no centro da experiência? Isso traria melhores resultados para os alunos?’” lembrou-se Darren Austin, Gerente Geral de Produtos da Reflect.

Eles não pararam por aí e sabiam que era necessário ancorar o projeto no que importa mais para professores e educadores; fornecendo aos alunos o que eles precisam para estar prontos para a vida, para contribuir com a sociedade e para serem felizes. Isso está diretamente ligado à missão da Microsoft: capacitar cada pessoa e cada organização no planeta para alcançar mais.

A equipe começou conversando com centenas de alunos em todo o mundo para descobrir o que eles queriam nas ferramentas SEL. A primeira versão não agradou aos alunos, então a equipe se reagrupou e conduziu um processo de design colaborativo com os alunos. Desta vez, eles deixaram que projetassem a experiência que desejavam. Interações repetidas levaram à ferramenta Reflect, que agora está sendo lançada no Teams.

“Quando os recursos de aprendizagem social e emocional estão incorporados ao que usamos todos os dias, é quando você tem mais impacto. Isso fornece a capacidade de usar uma ferramenta existente como parte do aprendizado, não adicionada ao aprendizado. O Teams também já é social pelo design”, disse Sparvell.

O que é Reflect?

Reflect é uma nova extensão de mensagens para o Microsoft Teams que oferece suporte à comunicação sobre emoções. Pense nisso como uma enquete ou talvez até mesmo uma história com emoji, com foco em informações sobre o estado emocional de um aluno e sua prontidão para aprender. Com um clique do mouse, o professor pode ver como o aluno está se sentindo.

Nelson Rozo, pesquisador de design que trabalhou no Reflect, explicou: “é uma ferramenta simples, mas a tornamos o mais compreensível possível para se adequar aos cenários dos professores”.

O Reflect permite que os alunos escolham um ícone que corresponda a como estão se sentindo
O Reflect permite que os alunos escolham um ícone que corresponda a como estão se sentindo

O Reflect se alinha com as pesquisas mais recentes e melhores práticas para aprendizagem socioemocional, psicologia organizacional e ambientes de suporte emocional. Inclui uma lista de perguntas de check-in sugeridas e oferece a capacidade de criar perguntas personalizadas para fazer o check-in com alunos ou colegas. Os check-ins podem ser definidos para que as respostas sejam públicas, privadas para o remetente ou totalmente anônimas. Essas configurações acomodam aqueles que podem não se sentir confortáveis ​​em compartilhar em uma discussão pública.

Disponível como uma extensão de bate-papo para discussão de canal, em grupos e bate-papos de reunião e durante bate-papos individuais, o Reflect é gratuito com uma conta M365 ou Azure. Criar uma ferramenta que fosse justa e acessível a todos era uma prioridade, disse Rozo. “Como SEL é uma habilidade tão importante, se não fosse de graça, seria um problema porque os alunos perderiam a oportunidade”, disse ele.

Também é de código aberto para que qualquer pessoa possa adaptá-lo às suas necessidades ou criar em cima dele, como adicionar recursos de relatório.

Fora da sala de aula, o Reflect também pode ser usado em ambientes comerciais. Qualquer equipe que queira monitorar seus estados socioemocionais agora pode. “Embora tenhamos começado este trabalho para o espaço de educação, e a necessidade esteja lá, queríamos ter certeza de que seria dimensionado para cenários corporativos e outros de negócios também”, disse Rozo.

O feedback inicial dos educadores foi positivo. Os professores dizem que o novo recurso do Teams está fazendo com que eles anseiem ainda mais pelo novo ano letivo. Sua nova capacidade de avaliar como os alunos estão se saindo emocionalmente fará uma grande diferença no aprendizado remoto.

Mais recursos

Recursos de desenvolvimento profissional para educadores interessados ​​em fazer check-ins com seus alunos estão disponíveis em: https://aka.ms/checking-in-with-students e https://aka.ms/remote-wellbeing.

Os administradores de TI podem encontrar o Reflect on GitHub junto com um guia detalhado do aplicativo e um guia passo a passo para adicioná-lo ao seu locatário. Recomendamos começar com a Visão geral da arquitetura e da solução e com o Walk-Thrus do cenário para ler sobre o que o aplicativo faz e como funciona. Quando você estiver pronto para experimentar o Reflect ou para usá-lo em sua própria organização, siga as etapas no guia de implantação.

Michele McDanel é construtora, organizadora e contadora de histórias com bacharelado em Comunicações e MBA. Michele é motivada a resolver problemas e atender às necessidades de negócios por meio de soluções de comunicação e experiência do cliente que elevam o padrão. Ela gosta de construir relacionamentos e gerenciar equipes. No geral, ela gosta de descobrir qual é o “molho especial” que será o diferencial competitivo de uma empresa e suas soluções. Michele se juntou à equipe de Pesquisa de Insights do Cliente em 2019 para ampliar a grande pesquisa de UX e o trabalho de ciência de dados que eles fazem e para mostrar a liderança inovadora da equipe em comunicações internas e externas, eventos e mídia social.

Fonte: https://news.microsoft.com/

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