Como na Campus party Brasil em janeiro, a Ford formou extensas filas, de pessoas que queriam experimentar a sensação VR de dirigibilidade e tecnologias embarcadas no Ford Fusion.
O Fusion tem sido o veículo de embarque das tecnologias da Ford que encaminham para o carro autônomo;
Chegando ao ponto de nos EUA, uma série ser customizada para uso da polícia:
As inovações tecnológicas da Ford renderiam centenas de pautas, inclusive a parceria com as Deutsche Post e DHL Paket para fornecimento de 2500 de vans elétricas para o maior grupo logístico do planeta.
Mas em Brasília, no seu palco principal na arena Ford no dia 14;
O presidente da Ford para América do Sul, Lyle Watters, anunciou, na Campus Party Brasília (http://brasil.campus-party.org/) o primeiro programa da companhia para desenvolvimento de aplicativos de mobilidade urbana, com impacto social.
Trata-se de um programa de suporte a startups micro empresas e empresas que apresente projetos relativos a mobilidade dentro do conceito de cidades inteligente e visando o lado social;
Nas palavras de Watters “projetos de mobilidade, visando facilitadores insersivos em benefício das pessoas da base da pirâmide social”.
Este programa, “Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade“, tem a parceria da aceleradora de negócios Artemisia (http://artemisia.org.br).
“A colaboração é ingrediente-chave para a inovação”, afirmou Watters”.
O programa será viabilizado pelo Ford found, o braço filantrópico da Ford Company.
Que nas palavras do Sr Jim Vella, presidente da Ford Motor Company Fund, a companhia espera que em 1 ano os primeiros resultados sejam divulgados ao público.
Se forem positivos, a expectativa é replicar o programa para outros países onde a Ford atua.
Também ressaltou que a missão do Ford Found e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Atuar nos facilitadores da mobilidade social
Em seu discurso destacou também pontos importantes a serem abordados em projetos:
Laboratório de impacto social
Mobilidade social ( cidades inteligentes)
Laboratórios de mobilidade
Identificação de empresas ( startups) e possibilitar seu upgrade.
O Sr. Fernando Silveira Diretor de comunicação da Ford para a América latina; passou a esmiuçar os pontos iniciais do plano.
Que na realidade consiste de:
A parceria Ford e Artemísia acolher projetos de startups, micro-empresas e até empresas, na área de mobilidade, dentro do conceito de cidades inteligentes.
Capacitação, mentorias e desenvolvimento de processos.
Foco: Tese da mobilidade
Projetos de mobilidade no conceito de cidades inteligentes
Sistematização e compartilhamento.
Via parceria Artemísia
Seleção de idéias, workshops e acessoria jurídico administrativa, acompanhamento e consultorias.
Mobilização de ferramentas
Escolhas dos projetos e startups para alavancagem
No início estão previstos entre 15 e 20 projetos (empresas) a serem acelerados
A abertura do período de inscrições está prevista para inicio de agosto próximo
O investimento por projeto gravita entre R$ 15.000,00 a 20.000,00;
Podendo em casos diferenciados ou excepcionais chegarem a R$ 30.000,00
A Ford não tem a intenção de ser um “anjo” pois não fará acompanhamento ombro a ombro.
Os projetos serão monitorados pela parceria Artemísia e Ford Found.
Ford Found
Fomento às empresas e projetos com responsabilidade social.
Não será financiamento mas aporte de capital via patrocínio
O programa não é regionalizado, cobrirá todo o território Brasileiro
A intenção é o retorno à comunidades, proporcionando facilitadores que venham a “melhorar as condições para pessoas da base da pirâmide social”.
Durante os 4 dias de Campus party Brasília, esse foi o assunto aberto pelo Presidente Watters, e explicado por palestrantes a várias centenas de campuseiros;
Pessoas inteligentes, de mentes abertas e que em conjunto formam uma verdadeira usina de idéias;
Você que não teve a oportunidade de lá estar, poderá também tendo um projeto ou conseguindo elaborá-lo apresentar pra participar desse programa.
É do interesse dos organizadores que Você replique divulgue essa pauta, no seu blog, canal, portal ou Site;
Nas suas redes sociais Twitter, Facebook, Instagram etc, pois a intenção e receber um numero substancial de projetos.
Reforçando a fala do Sr. Jim Vella (Ford Found);
“A companhia espera que em 1 ano os primeiros resultados sejam divulgados ao público.
Se forem positivos, a expectativa é replicar o programa aqui e para outros países onde a Ford atua”.