O recarregamento de baterias de automóveis elétricos está cada vez mais perto de se tornar uma realidade.
As marcas de automóveis e fabricantes de componentes para esta indústria tem mostrado os desenvolvimentos neste campo.
A Continental, conhecido fabricante de pneus e também associado a produção de componentes mostra uma proposta interessante capaz de atingir os 11 kW.
O sistema que a Continental agora apresenta tem operacionalidade muito simples:
Basta estacionar o automóvel elétrico sobre a zona de recarregamento e sem nenhum tipo de contato físico podemos atingir a potências que chegam aos 11kW.
Este valor é superior aos 7kW ensaiado nos primeiros estudos.
Este tipo de carregamento não está orientado nem para a velocidade nem para a potência;
Mas traz inegáveis benefícios para a comodidade dos utilizadores que não têm a necessidade de ligar cabos ou fios.
As demonstrações da tecnologia de recarga de baterias de automóveis elétricos sem fios tem sido testada pela Continental;
Em modelos Renault ZOE, da Volvo e Ford adaptados para o sistema.
A interligação com o sistema R-Link adiciona facilidade de alinhamento do automóvel com a zona de recarregamento.
Como mecanismo de segurança a Continental desenvolveu um sistema que deteta;
Interferência, presença de objetos e corpos estranhos na zona entre o automóvel e a plataforma de recarregamento.
Com a chegada ao mercado desta tecnologia a Continental almeja ainda a inclusão de serviços adicionais de mobilidade que permitirão a possibilidade de reserva e monitorização do estado do posto de recarregamento de baterias de automóveis elétricos através de aplicativos para smartphones.
Fonte: Continental
Créditos: André Torres