O estudo “Marketing Digital na América Latina” revelou que o investimento em marketing digital na região em 2021 foi de mais de U$10 bilhões, e a expectativa para 2024 é ultrapassar os U$15 bilhões. Além disso, dentre as empresas pesquisadas, 10% investem mais de 60% do setor marketing somente no modelo digital.
No Brasil, a aderência ao marketing digital seguiu em uma crescente mesmo durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Digital AdSpend 2021, do IAB Brasil, o aporte no virtual chegou a R$ 30 bilhões no Brasil, um crescimento de 27% em relação a 2020, primeiro ano da crise sanitária.
Na visão de Rafael Fernandes, c-level em marketing digital e fundador da Consultoria Escalade Digital, assessoria de marketing digital com foco em vendas, o marketing no ambiente on-line é uma peça-chave para uma empresa que busca crescer e se estabelecer no mercado.
“Em 2022, as vendas on-line ultrapassam as presenciais. Portanto, não investir em marketing digital é perder uma parte significativa de negócios”, afirma, citando dados de um levantamento feito pela Folha de S.Paulo que revelam que mais da metade das vendas de três das maiores varejistas do país são feitas no ambiente virtual.
Nesse panorama, segundo Rafael Fernandes, muitos empresários desejam iniciar ou ampliar os seus investimentos em marketing digital, mas desconhecem a maneira como pode ser montada uma equipe para tal propósito.
“Um time de marketing digital vai além da mídia, um squad completo tem profissionais de BI (Business Intelligence), CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), conteúdo, design, mídia e tecnologia”, explica.
Para o empresário, também vale destacar que o time de marketing digital pode ser terceirizado, via agência, ou contratado dentro do negócio. “Isso varia muito de acordo com o porte e o investimento da empresa”, afirma.
A seguir, o founder da Consultoria Escalade.Digital destaca os principais diferenciais do investimento em marketing digital:
- Mensuração – Em campanhas digitais, é possível acompanhar o resultado das campanhas em tempo real e fazer melhorias durante a execução com base nos dados gerados;
- Segmentação – Em campanhas digitais, a dispersão do target é baixa em relação às mídias off-line. “Ou seja, é possível falar somente com o seu público-alvo baseado no perfil demográfico ou nos interesses”, explica Rafael Fernandes.
- Custos – “Os custos das campanhas digitais são muito menores em comparação à mídia off-line. “É possível investir R$ 100 em uma campanha no YouTube e o pagamento ainda estar associado a algum resultado, como cliques, acessos ao seu site ou visualização completa no vídeo”, exemplifica.
Para mais informações, basta acessar: http://escalade.digital/
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