Home Noticias Como uma das Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil conseguiu progredir em ano crise

Como uma das Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil conseguiu progredir em ano crise

por Agência Canal Veiculação

gestão disciplinada

Com modelo de gestão disciplinado, Grupo Comunique-se acumulou conquistas em 2015

O ano de 2015 ficou marcado pelos assuntos que a crise econômica gerou no país. Neste período, muito se ouviu falar sobre demissões em massa, empresas fechando as portas, corte de custos, etc.

Essa realidade também chegou a bater nas portas do Grupo Comunique-se. Porém, devido ao modelo de gestão da empresa, que investe em planejamentos estratégicos, indicadores de desempenho, e muitos outros fatores, a intensidade foi bem menor.

Antes que crise gerasse consequências inesperadas, o Grupo tomou algumas atitudes.

No primeiro momento, o foco foi cortar tudo o que não fosse essencial para empresa ou que estava sendo mal utilizado. Assim, alguns contratos de serviços foram renegociados, outros processos ficaram mais rígidos, como o de táxi e impressão, por exemplo, para criar uma regularidade e evitar gastos desnecessários. No fim, essa redução resultou em R$ 300 mil de economia.

Com a instauração da crise, a empresa percebeu que o número de cancelamentos e inadimplentes aumentou. Enquanto isso, o ciclo de vendas se tornava mais longo.

Com isso, a estratégia inicial foi investir em marketing, o que gerou um número maior de leads, resultando em mais oportunidades de vendas. Depois, algumas pessoas foram encarregadas de reter o cliente, tentando reverter intenções de cancelamento e melhorando a comunicação quanto à prazos de pagamento. Com essas estratégias os índices voltaram à normalidade.

Todas as estratégias instituídas pelo Comunique-se partiram da decisão de inspirar-se no Ayrton Senna. O atleta em dias de chuva, enquanto todos diminuíam as velocidades, aproveitava para pisar fundo no acelerador, o que dava a ele uma grande vantagem na competição.

É isso que a empresa vem fazendo hoje. Enquanto muitos negócios fecham as portas, reduzem o quadro de funcionários e esperam a crise passar, o Grupo Comunique-se continua investindo em inovações para as plataformas, comunicação, atendimento ao cliente, e muitos outros.

“Nós sabemos que a crise é passageira, então quando ela passar nós estaremos numa vantagem muito grande”, afirma Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se.

Por falar em vantagem, a empresa está contratando nas áreas em que sentiu que a crise mais afetou. Como as novas vendas se tornaram mais difíceis, o Grupo busca dobrar as forças de vendas. Estão apostando nas áreas comerciais, de produtos, principalmente, marketing, além da implantação uma área de pré-venda.

“Nós temos uma grande visibilidade de todos os núcleos de negócios e demitir não resolveria o problema. Nós reduzimos custos, mas a maior fonte de resultados não está no custo, mas sim na receita. Então, no nosso caso de modelo por assinatura, estamos investindo em vendas, porque preferimos evitar as demissões e contratar nas áreas que são fundamentais”, atesta o CEO.

Falando de conquistas, este foi o melhor ano da plataforma Workr, carro chefe do Grupo, em que houve mais desenvolvimento em relação aos outros anos. Em consequência disso, a empresa teve um grau de recomendação dos clientes muito grande.

Por conta do atendimento aos clientes, no segmento de Relação com Investidores, o NPS (Net Promoter Score) da empresa conseguiu superar os índices de empresas como a Apple.

A TV Corporativa do Grupo Comunique-se, SuaTV, também teve uma grande evolução, conseguindo dobrar o número de pontos de TV, passando a ter mais 500 instalados.

Internamente vieram outras conquistas. “O ‘turnover’, nossa rotatividade de funcionários, está em uma taxa muito baixa, 1%. Isso mostra que as pessoas gostam de trabalhar aqui. Outra coisa que mostra isso, também, é que neste ano fomos premiados pela 5° vez consecutiva como uma das melhores empresas para se trabalhar”, declara Rodrigo Azevedo.

Para 2016, a empresa espera crescer muito área de marketing, desenvolver a nova área de ‘pré-venda’ e dobrar o tamanho da TV Corporativa do Grupo, a SuaTV.

Além disso, o Grupo Comunique-se quer consolidar a plataforma Workr nos segmentos de relações com investidores, relação com jornalistas, com os funcionários e o marketing. Investir em atualizações, novas funcionalidades e lançar versões ainda melhores na plataforma.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações