Grande parte das empresas está se transformando, tanto na parte tecnológica, quanto em gestão e ferramentas. Com isso, as distribuidoras estão alcançando números ainda mais altos. De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o setor teve um crescimento de 4,29% no faturamento em 2020 e, para 2021, a expectativa é repetir o número ou crescer ainda mais.
Isso está ligado a diversos fatores, entre eles, o modo de vendas. Este que, ao longo dos anos, se tornou cada vez mais diferente, se aperfeiçoando e ficando, até mesmo, mais fácil de vender, por meio de tecnologias e da própria automação da força de vendas.
Antes de falar em automação da força de vendas, é necessário entender o que é a força de vendas. Ela serve como uma das principais partes para movimentar a parte financeira da empresa. Os objetivos são a venda de produtos e/ou serviços. Essa força de vendas é essencial para as empresas, e pode ser ainda melhor, se automatizada.
O que é a automação da força de vendas
A automação da força de vendas é uma aplicação utilizada por um vendedor externo. Este vendedor trabalha para uma distribuidora, na qual é possível tirar pedidos para o cliente, diretamente do celular ou do computador.
Um grande diferencial para transformar o negócio do cliente e potencializar o lucro é utilizar de ferramentas junto com as forças de vendas. Entre elas, o ERP, que permite com que o vendedor consulte o estoque pelo aplicativo no celular, em tempo real. O que eleva a qualidade do serviço, podendo tirar o pedido de modo remoto.
ERP e as vendas
O aplicativo utilizado para essa automação de vendas é integrado com um ERP. Assim, possibilita o acesso na palma das mãos, como falado no acima. Dessa maneira, o estoque fica disponível para que o vendedor veja tudo o que precisar, antes de fazer a venda, agilizando tanto para o cliente, quanto para a distribuidora.
Quando se usa um sistema de ERP para a automação da força de vendas, tudo é agilizado, fornecendo as melhores informações sobre a empresa. Assim, é possível ao gestor obter os pedidos de todos os vendedores. Estes, feitos por meio do sistema de gestão empresarial.
Segundo José Claudionor, esse recurso pode transformar a empresa: “ter uma automação da força de vendas vai permitir cadastrar um cliente e consultar suas restrições. Assim, é possível tomar a decisão de vender ou não para aquele cliente. E, com isso, saber qual limite de venda ele pode ter. Tudo isso é feito de maneira rápida e fácil”.
Sem essas informações, a empresa corre o risco de vender e não receber. Além disso, pode ser que faça a venda e não entregue. Sendo assim, o sistema traz diversas melhorias para a empresa, com o fortalecimento da gestão e das vendas.
ADV Tecnologia
Há 25 anos no mercado de software, a ADV Tecnologia não oferece apenas um ERP, mas diversas soluções para facilitar a gestão, tais como: automação para força de vendas, cubo analítico, chão de fábrica, dashboard para celular, antecipação de recebíveis e mais. A empresa também disponibiliza a possibilidade de customização do sistema, de acordo com os processos operacionais de cada negócio.
Website: https://www.advtecnologia.com.br/automacao-da-forca-de-vendas/