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Comgás moderniza seu parque tecnológico para operar 100% na nuvem e expande o uso de análises avançadas de dados

por admin

Resumo: Maior distribuidora de gás do Brasil, a Comgás realizou uma transformação digital migrando todo o seu data center para a nuvem em apenas seis meses. A companhia modernizou sua infraestrutura, gerando agilidade, preparando a empresa para o crescimento e aprimorando a qualidade do atendimento ao cliente e de sua estratégia de segurança. Ao mesmo tempo, a Comgás implementou um ambiente de dados sofisticado, aumentando seu potencial de extração, aprovação, visualização e acesso a dados.

Fundada em 1872, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é a maior distribuidora de gás natural do Brasil, fornecendo gás canalizado para os segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, cogeração e termogeração. A empresa atende mais de 1,7 milhão de clientes em 88 cidades, passando pela região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba – além da região administrativa de Campinas.

Com uma grande base de clientes, a Comgás passou por um processo de renovação de seu parque tecnológico. Decidiu modernizar sua arquitetura tecnológica e levou toda sua infraestrutura para a nuvem, afastando-se dos servidores locais (on-premise). Ao mesmo tempo, a empresa também construiu um ambiente robusto para poder trabalhar mais e melhor com a grande quantidade de dados gerados nos negócios e, assim, ser mais eficiente nas tomadas de decisão e melhorar as entregas aos seus clientes.

Lucio Oliveira, CIO da Comgás, afirma que o Microsoft Cloud foi fundamental para modernizar o arcabouço tecnológico da Comgás e aprofundar seu nível de transformação digital. “Nosso objetivo era que a tecnologia tivesse protagonismo em todas as atividades da empresa, e foi o que fizemos com esse projeto”, afirma.

Eficiência, governança, velocidade: o Azure capacita a equipe de dados e IA 

O primeiro passo dessa jornada de transformação foi a criação de um ambiente de dados com suporte da Microsoft e de empresas parceiras. Isso auxiliou no planejamento do projeto e no treinamento da equipe da Comgás. De acordo com Thiago Rolemberg, chefe do Departamento de Dados e IA da empresa, a iniciativa teve como objetivo melhorar o volume de dados, o que poderia fortalecer a operação geral da concessionária. “Percebemos a possibilidade de extrair dados de forma mais eficiente usando IA e, dessa maneira, entender melhor nossos clientes para tomar decisões mais assertivas”, conta.

A Comgás, em conjunto com a Microsoft, implementou uma moderna plataforma analítica no Microsoft Azure, incluindo serviços em nuvem que oferecem agilidade, flexibilidade e governança para o gerenciamento e análise dos dados da empresa. “Ter um parceiro robusto como a Microsoft, que conhece e entende nossa operação, nos ajuda a organizar melhor nossa arquitetura pois estamos constantemente em busca de eficiência”, acrescenta Rolemberg.

Desde a sua implantação, mais de 55 TB de dados foram processados, e a plataforma reúne agora 60% dos dados representativos da Comgás. Aproximadamente 30% da empresa já utiliza o ambiente. A expectativa é de que o número cresça para 55% até o final de 2024. “Como temos uma plataforma robusta e confiável, começamos a desenvolver algoritmos de IA e ganhamos muito em eficiência, governança de dados e volume”, comemora Rolemberg.

Outro benefício foi a adesão ao Power BI, que homogeneizou a apresentação de dados divulgados pelas equipes da empresa, que trabalham apenas com relatórios aprovados. Isso fez com que o processo de extração de dados que, originalmente, levava entre 8 e 15 dias fosse drasticamente reduzido e pudesse ser feito até em tempo real, dependendo da área envolvida.

Migração de datacenter para nuvem: um ambiente moderno, robusto e escalável 

Marcos Vinicius Cavalcante, head de Arquitetura Corporativa e Infraestrutura em Nuvem da Comgás, conta que o ambiente de dados foi o primeiro passo da empresa rumo à arquitetura em nuvem, seguido pela migração de todo seu data center em tempo recorde: apenas seis meses.

“Nossa plataforma de dados já estava sendo construída, mas modernizar todo o ambiente não era uma realidade”, diz Cavalcante. “Foi então que desenhamos um modelo operacional específico”, complementa. A Comgás optou por uma solução em ambiente Microsoft devido à proximidade entre as empresas, ao conhecimento mútuo entre as organizações, à familiaridade de sua equipe com as ferramentas e à solidez da plataforma. “É um ambiente muito mais moderno, robusto e escalável, que não nos limita a ter um teto de uso ou condição que atrapalha nossos negócios devido a necessidade de atualizações”, explica.

O foco da implementação foi a busca por um novo modelo operacional que desse à empresa novas possibilidades. Assim, a Comgás ganhou acesso a ferramentas como o Azure Machine Learning, que acelera e gerencia ciclos de aprendizado de máquina na nuvem, e o Azure DevOps com serviços de desenvolvedor, onde as equipes podem planejar o trabalho, colaborar no desenvolvimento de código e implantar aplicativos.

“Chegamos ao ambiente de nuvem com uma gama de opções de produtos e serviços que não compramos, mas trabalhamos com planos de uso e consumo – e pagamos pelo que utilizamos “, pontua Cavalcante. “Nossa capacidade de processamento e disponibilidade se tornaram escaláveis e mais eficientes à medida que não temos mais recursos tecnológicos ociosos.”

Uma transformação tecnológica buscando eficiência e foco nas pessoas 

Em termos de custo, Lucio Oliveira, CIO da Comgás, avalia que a nuvem diminui a necessidade de renovação do parque tecnológico — que por si só já teria um alto investimento e, além disso, ainda teria prazo de validade – com a necessidade de uma equipe de profissionais responsáveis por manutenções periódicas (e caras). “Com a nuvem, tenho uma arquitetura sempre atualizada, e a capacidade de segurança para proteger minha infraestrutura também é alta”, observa.

Oliveira explica que a empresa passou recentemente por uma mudança de cultura. Passou do pilar de ter o “cliente no centro” para o conceito de “pessoas no centro”. Portanto, toda essa jornada de transformação digital e a busca por mais eficiência é movida pelo mesmo propósito, refletida na migração para a nuvem e de poder fazer agora uma análise de dados mais sofisticada com IA e machine learning. “A eficiência é um grande benefício. O modelo com capacidade de aprendizado está melhorando o tempo todo. Pela sua natureza de projeto, vai propor novos ajustes, parâmetros e informações para tomar decisões. É um trabalho de melhoria contínua “, reconhece o executivo da Comgás.

Entre os próximos passos dessa transformação digital, a área de dados pretende trazer outras ferramentas para fomentar ainda mais a cultura orientada por dados. Enquanto isso, a área de infraestrutura está avaliando outros sistemas, alguns do core da Comgás, para trazer tudo para a nuvem. “Contamos sempre com a Microsoft para nos ajudar com esse treinamento, com capacitação contínua da equipe e isso vem acontecendo de forma muito satisfatória”, finalizou Oliveira.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades de nossos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há 35 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do País, contribuindo com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão digital.

Fonte: https://news.microsoft.com/

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