Home Noticias Com projetos inovadores, alunos do Maranhão vencem premiação nacional da Samsung

Com projetos inovadores, alunos do Maranhão vencem premiação nacional da Samsung

por admin

Jovens estudantes dos municípios de Penalva e Tutóia criaram protótipos inteligentes e foram premiados no Solve for Tomorrow Brasil

Imagem meramente ilustrativa

 

Em sua 10ª edição no Brasil, realizada em 2023, o Solve For Tomorrow, programa de cidadania corporativa da Samsung, premiou jovens estudantes de escolas públicas que criaram projetos inovadores com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Entre os vencedores, estão duas equipes do estado do Maranhão, na região Nordeste do País, que desenvolveram protótipos sustentáveis para contribuir com suas comunidades. Veja abaixo algumas curiosidades sobre os projetos maranhenses que ficaram em 2º e 3º lugar entre os Vencedores Nacionais nesta edição do programa.

 

Os alunos do Centro de Ensino Antero Câmara Penha, na comunidade Jacaré, em Penalva, apresentaram um projeto voltado para a produção de biogás e biofertilizante, como uma alternativa sustentável para a comunidade local. Com o objetivo de auxiliar as pessoas com baixo poder aquisitivo, além reduzir a poluição gerada pelo gás de cozinha comum, os alunos usaram na produção do biogás uma vegetação típica da região, chamada cientificamente de Eichhornia crassipes. Também conhecida como aguapé, a proliferação desta planta foi identificada no trajeto com canoas e pequenos barcos que a população utiliza para chegar às zonas rurais e de difícil acesso. Você pode obter mais informações sobre o projeto premiado clicando aqui.

 

Outra equipe premiada no Solve For Tomorrow foi a dos alunos do Centro de Ensino Casemiro de Abreu, em Tutóia. A equipe criou um projeto voltado para a produção de um combustível sólido de alto rendimento, produzido com cascas de coco e serragem. A ideia do projeto surgiu quando o professor orientador desafiou os alunos a criarem soluções inteligentes utilizando produtos típicos da região, como o coco, o camarão e a mandioca. Ao escolher o coco para a produção do combustível, considerando as possibilidades científicas e econômicas para a região, os alunos ainda estudaram possíveis melhorias para o projeto, como o uso do Nin Indiano, que tem ação repelente, para criar um protótipo capaz de espantar mosquitos. Clique aqui para saber mais.

 

“O Nordeste tem uma forte presença nas edições do Solve For Tomorrow. Em 2023, tivemos quatro projetos vencedores na região, sendo dois deles do Maranhão. Isso diz muito sobre o potencial científico e inovador desse Estado”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Nós, da Samsung, estamos muito satisfeitos com os projetos desenvolvidos e contentes de que eles tenham sido devidamente reconhecidos pela premiação. Esperamos encontrar cada vez mais estudantes do Maranhão nas próximas edições do programa”.

 

“O Solve for Tomorrow Brasil, ao longo de seus dez anos, sempre estimulou a participação de escolas públicas de todo o país”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do programa. “Em 2023, os projetos das equipes de Penalva e Tutóia foram premiados por se destacarem, entre outros aspectos, pela relevância, pelo potencial transformador, pelas habilidades mobilizadas e pelo caráter de inovação”.

 

Sobre o Solve For Tomorrow

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. Clique aqui para conhecer os finalistas da edição.

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

 

Para saber mais sobre o programa, acesse  https://solvefortomorrowbrasil.com.br/.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações