Piloto Real Digital terá início em junho e duração de 18 meses
O projeto apresentado pelo Inter ao Banco Central foi um dos selecionados para participar dos testes do novo Real Digital. O objetivo principal do Consórcio, que tem a Microsoft e a 7COMm como parceiros, é facilitar a transação Delivery versus Payment (DvP) de Títulos Públicos entre participantes de variadas instituições. A meta é implementar e personalizar uma solução para concretizar o caso proposto pelo Banco Central de negociação de um título público Tokenizado entre clientes de diferentes instituições, gerando uma experiência integrada e acessível por meio do SuperApp do Inter – que será o primeiro com Real Digital.
O Inter terá papel estratégico no Consórcio, sendo ponto de interlocução com o Banco Central, gerenciando todos os documentos, termos, reuniões e relatórios. A Microsoft fornecerá mentoria, definição de arquitetura e melhores práticas de segurança e confidencialidade. Já a 7COMm disponibilizará e implantará as estruturas necessárias de processamento e comunicação para viabilizar e suportar a atuação do Inter no piloto.
“O Inter preenche todos os requisitos do Banco Central para ter a participação no projeto piloto. Possuímos um excelente histórico de interação com a agenda de inovação do Bacen, que trouxe nos últimos anos produtos digitais disruptivos como Pix e Open Finance. Além disso, o Inter possui expertise, equipes técnicas e de negócios capazes de não só desenvolver o piloto, mas também contribuir ativamente para a concepção do Real Digital no sistema financeiro nacional. Somos essencialmente uma empresa de tecnologia e promover a inovação está em nosso DNA.”, explica Daniel Abraão, Superintendente de TI do Inter.
“A Microsoft vem colaborando com as discussões e desafios do Banco Central para a criação de soluções e inovações no setor financeiro há anos. Nossa parceria com o Inter visa a oferecer nossa expertise não só da Indústria, mas em segurança, conformidade e o potencial de nossa plataforma de nuvem para a inovação dos serviços financeiros brasileiros” diz Julio Gomes, vice-presidente de Serviços Financeiros da Microsoft Brasil.
“A 7COMm tem atuado fortemente nos projetos transformadores do Banco Central, é especialista no segmento financeiro e pioneira em tecnologias disruptivas, como Blockchain. Estamos preparados para apoiar o Inter, levando inovação e qualidade ao piloto do Real Digital.” Sergio Yamani – Director of Innovation & Professional Services da 7COMm. Os testes começam a rodar a partir de junho e acontecerão até o fim de 2024.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.