Home Noticias Com estratégia ambiental e iniciativas em sustentabilidade, Samsung reforça seu compromisso com o meio ambiente

Com estratégia ambiental e iniciativas em sustentabilidade, Samsung reforça seu compromisso com o meio ambiente

por admin

Helvio Kanamaru, Diretor de Cidadania Corporativa e ESG da Samsung para América Latina

 

Comprometida com a redução do impacto ambiental em todos os seus processos, a Samsung tem trabalhado nos últimos anos para criar ações e iniciativas cada vez mais sustentáveis, destacando a importância da inovação para melhorar a relação entre a indústria tecnológica e o meio ambiente, além de estimular o consumo consciente por parte das pessoas.

 

Em 2022, a companhia anunciou sua nova estratégia ambiental, composta por metas que visam beneficiar toda a sociedade. Recentemente, em Fevereiro, a empresa anunciou, durante o Galaxy Unpacked 2023, que os novos smartphones da linha Galaxy S23 5G são o que mais contam com materiais reciclados entre todos os smartphones Galaxy lançados até hoje. Eles também vêm em embalagens feitas de papel 100% reciclado.

 

Na entrevista abaixo, Helvio Kanamaru, Diretor de Cidadania Corporativa e ESG da Samsung para América Latina, fala sobre a visão de sustentabilidade da empresa e destaca suas principais iniciativas para alcançar metas que impactem positivamente a sociedade.

 

Fale um pouco sobre a estratégia ambiental recentemente anunciada pela Samsung.

 

Helvio: Anunciamos as iniciativas dessa estratégia ambiental com o objetivo de consolidar as iniciativas da empresa globalmente. Para isso, desenvolvemos metas com base em nosso compromisso de reduzir a pegada ambiental em todos os processos da Samsung dentro e fora do Brasil. Entre elas, está a redução a zero das emissões de carbono até 2050, o investimento crescente em inovação para criar tecnologias e produtos cada vez mais sustentáveis, e a redução no consumo de energia dos dispositivos móveis da marca.

 

Quais são as principais metas da estratégia ambiental da Samsung?

 

Helvio: O compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono em todas as operações da Divisão Device eXperience está no centro da estratégia ambiental da Samsung, e pretendemos fazer isso até o ano de 2030. O mesmo deve ser aplicado às operações globais até 2050. Atingindo a meta de zerar as emissões líquidas diretas e indiretas de carbono, a Samsung espera contribuir para a redução de cerca de 17 milhões de toneladas de dióxido de carbono em emissões equivalentes (CO2e) baseando-se em números de 2021.

 

Quais outras iniciativas da empresa contribuem para uma prática mais sustentável?

 

Helvio: A estratégia ambiental da Samsung também visa o investimento em estações de tratamento nas linhas de fabricação de semicondutores até 2030, bem como a criação de novas tecnologias para a redução dos gases nesses processos fabris. Em complemento a isso, nos unimos à iniciativa global RE100, para aplicar energia 100% renovável nas operações da Samsung em todo o mundo dentro do prazo de cinco anos.

 

Ainda sobre energia, a Samsung incluiu em sua estratégia ambiental esforços para que os produtos da marca sejam capazes de reduzir o consumo de eletricidade, além de um ciclo de vida mais sustentável, tanto por meio de matéria-prima reciclada no processo fabril, quanto pelos materiais utilizados nas embalagens e opções de descarte consciente, com foco em reciclagem. Um exemplo disso é que, até 2030 serão implementadas tecnologias de baixo consumo de energia nos principais modelos de smartphones, refrigeradores, máquinas de lavar, ar-condicionado, televisores, monitores e PCs, diminuindo o consumo de energia em cerca de 30% em comparação aos produtos Samsung com as mesmas especificações em 2019.

 

O Galaxy For The Planet também é composto por metas de sustentabilidade? Quais são elas?

 

Helvio: O Galaxy For The Planet é uma iniciativa que reforça o compromisso da Samsung com o meio ambiente por meio de metas de sustentabilidade a serem alcançadas até 2025. Essas metas estão diretamente relacionadas aos dispositivos móveis e incluem a eliminação dos plásticos utilizados em embalagens, o uso de material reciclado em todos os novos produtos, a redução do consumo de energia no modo de espera dos carregadores de smartphones e a exclusão total dos descartes em aterros.

 

A Samsung tem aplicado sustentabilidade na fabricação de produtos? Como isso acontece?

 

Helvio: O exemplo mais recente são os novos smartphones da linha Galaxy S23 5G, que foram lançados durante o Galaxy Unpacked, em fevereiro deste ano. Os modelos da linha contam com alumínio e vidro reciclados pré-consumo e plásticos reciclados pós-consumo provenientes de redes de pesca descartadas, além de barris de água e garrafas de tereftalato de polietileno (PET). Os modelos da nova linha S são o que mais contam com materiais reciclados em todos os smartphones Galaxy lançados até hoje. Eles também vêm em embalagens feitas de papel 100% reciclado.

 

Falando em reciclagem, a Samsung tem alguma iniciativa com foco nessa prática?

 

Helvio: Por meio do programa de reciclagem e de logística reversa da Samsung, a empresa estimula as pessoas a descartarem o lixo eletrônico de forma correta e consciente de produtos de qualquer marca, contribuindo para que esse resíduo seja enviado para o processo de reciclagem e, posteriormente, volte à indústria como matéria prima para a produção de novos produtos.

 

Em 2022, registramos um aumento expressivo no volume de eletroeletrônicos e eletrodomésticos coletados e enviados à reciclagem. Em comparação a 2021, esse crescimento foi de quase 160%.

 

Como exatamente a sociedade pode se beneficiar do programa de logística reversa da Samsung?

 

Helvio: Disponibilizamos em nossas lojas urnas de coleta para que sejam descartados produtos de pequeno porte, como por exemplo baterias, carregadores, smartphones, fones de ouvido, tablets, notebooks e televisores abaixo de 40 polegadas. Além disso, os interessados em descartar produtos de grande porte, como refrigeradores, lavadoras, fogões, eletrodomésticos e TVs acima de 40 polegadas, podem contar com o serviço de coleta domiciliar, disponibilizado gratuitamente pela empresa.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações