Com o suporte de serviços de dados, inteligência artificial e demais serviços da plataforma de nuvem, a empresa também ganhou escala no âmbito computacional
São Paulo, 21 de dezembro de 2021. A Ame Digital – fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas S.A., e que tem o propósito de democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros – optou por trazer robustez ao seu Data Lake corporativo com o Microsoft Azure. Com mais de 25 milhões de downloads, a Ame Digital registrou um volume transacionado de R$ 5,6 bilhões no terceiro trimestre de 2021, cifra que reflete um crescimento de 132% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A utilização da nuvem para gerenciamento de dados tem como objetivo acompanhar esse crescimento e promover mais inteligência analítica.
A fintech Ame oferece um produto transacional e de pagamento, com análise em tempo real de transações financeiras — o que demanda um grande volume de dados e, consequentemente, uma responsabilidade no âmbito da tomada de decisão. A resposta para que os processos ficassem mais otimizados foi, então, adotar uma postura centralizada em dados.
Carlos Gatto, diretor de Tecnologia e Inovação da Ame, explica que a companhia optou pelo Azure para dar suporte à operação que, além das integrações disponíveis, fornece escalabilidade e a robustez desejada. “A partir da nuvem, conseguimos evoluir de forma mais rápida e olhar para a companhia como um todo sob o aspecto de integração com todas as ferramentas corporativas”, conta.
As soluções utilizadas permitem que os dados que entram no sistema sejam processados e, a partir da inteligência artificial (IA) e machine learning, transformados nas informações necessárias para a criação de aplicativos móveis e nativos em nuvem. Todo o processo de captura e gestão dos dados é feito em tempo real, em um ambiente escalonável, seguro e simples, facilitando, assim, o desenvolvimento das aplicações pelas áreas de desenvolvimento e operações.
De acordo com Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil, a migração para a nuvem trouxe também uma vantagem competitiva para a fintech. “Por ser uma empresa que trabalha com um alto volume de dados, a parceria com a Microsoft também possibilitou que a Ame alcançasse um diferencial competitivo devido à escalabilidade da plataforma e a democratização dos dados para todas as áreas da empresa, que permite a cada equipe usar a tecnologia de acordo com suas próprias necessidades”, finaliza.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.