Home Noticias Colégio Visconde de Porto Seguro realiza Scratch Day online

Colégio Visconde de Porto Seguro realiza Scratch Day online

por admin

Os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro participam, entre 16 e 19 de junho, do VII Scratch Day Porto: ON-LINE. O projeto conta com atividades para aprender a programar e celebrar o Scratch, que será realizado totalmente on-line. A ideia do evento é que os alunos possam programar seus próprios jogos, animações e histórias interativas. Além disso, em rede, os estudantes podem compartilhar suas criações com outras pessoas na comunidade on-line. O Scratch ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT.

O evento estimula os estudantes a programar em uma linguagem gratuita que permite criar por meio de produção e compartilhamento de jogos e animações, baseados nessa linguagem de programação. Os alunos dos ensinos fundamental I e II, no colégio aprendem conceitos de programação e pensamento computacional desde a Educação Infantil, por meio de atividades lúdicas e interativas, bem como o do aplicativo Scratch Jr., neste evento os alunos serão desafiados a colocar em prática seus conhecimentos sobre programação em blocos com o Scratch 3.0. Cerca de 4.800 alunos do Colégio Porto Seguro devem participar do evento online.

A programação do evento ainda prevê diversas Lives. No dia, 16/06, das 19h às 19h45, o tema é “Interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação”, com o palestrante Tiago Soarez. Na quarta-feira, 17/06, às 19h, o assunto é “Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas”, com Angelo Costa. Marinilce Belmudes e Ana Lúcia Stella falarão sobre “Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem”, no dia 19/06, às 19h. Os Professores também terão a “Oficina: Introdução à lógica de programação com Scratch – Como transformar conteúdos em animações interativas utilizando o Scratch 3.0”, no dia 18/06, às 16h, com Alexandre Regatieri e José Carlos de Souza Soares (campus Morumbi), Francisco Tupy e Gerson de Oliveira (campus Panamby) e Danilo Cunha e Ghislayner dos Santos (campus Valinhos).

Confira a programação:

Ensino Fundamental I

F2

Dia: 16/6 (3ª feira)
Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30
O desafio é criar um divertido jogo de tabuleiro, a movimentação será realizada por meio de comandos de programação. Materiais necessários: papel sulfite, lápis ou canetas coloridas e uma tampa de garrafa.

F3

Dia: 17/6 (4ª feira)
Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30
Que código é este?
Os alunos observarão uma animação sem visualizar os blocos de comandos no Scratch 3.0 e precisarão reeditá-los inserindo os blocos corretos.

F4

Dia: 18/6 (5ª feira)
Alunos da tarde: 9h às 10h30
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h
O que você gostaria de ver através da sua janela?
Devido ao confinamento da COVID19, olhamos o mundo pela janela. Nesta atividade os alunos terão como objetivo criar animações com o Scratch 3.0, projetando o que gostariam de ver utilizando como cenário fotos tiradas das janelas de suas casas. Link de referência: https://hackart.eduard.cat/2020/03/hack-your-window.html

F5

Dia: 19/6 (6ª feira)
Alunos da tarde: 9h às 10h30
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h
#fiqueemcasa #fiquebem
Criar um jogo no Scratch 3.0 utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos referentes ao que nos faz bem em casa. O jogador terá um tempo determinado e cada objeto coletado somará pontos.

Ensino Fundamental II

F6

Scratch com Video Sensing
O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação.

F7

Robô com Inteligência Artificial
Para introduzir o conceito da inteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratch um robô que se movimenta sozinho por uma pista. Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comportamento da programação.

F8

Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo
O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno possa ser estimulado (Desafiado) a programar (Reescrever o Jogo mais Dificil do Mundo). O Objetivo do jogo é levar o ator/personagem até um ponto predeterminado, sem esbarrar nas bolinhas pretas em constante movimentação.

F9

Scratch Sinaleiro
O Objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando o arduino na plataforma Thinkercad. O aluno precisará criar um sistema de cancela que controlará a passagem do trem. Posteriormente as luzes deverão piscar, avisando a chegada do trem para a população da cidade.

Website: https://www.portoseguro.org.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações