Os últimos dois anos trouxeram desafios e oportunidades para o setor logístico e, consequentemente, para a gestão das frotas. As pessoas têm permanecido mais em casa, aumentado os pedidos de entregas e serviços, o que elevou a expectativa do que é uma boa logística e foi reconhecido o seu valor. Como se não fossem mudanças o suficiente, isso aconteceu durante um crescimento exponencial do setor. Segundo levantamento da Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou em 2021 um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior e o número de pedidos aumentou 16,9%, chegando a 353 milhões de entregas.
Para atuar neste cenário desafiador, as empresas tiveram que implementar rapidamente tecnologias avançadas, além de alterar seus processos e sua cultura. Algumas empresas foram mais bem sucedidas do que outras e é possível tirar grandes aprendizados das ações tomadas. Por isso, Rodrigo Mourad, cofundador e Presidente da Cobli, FleetTech especializada em gestão de frotas, compartilha cinco tecnologias que estão sendo adotadas agora e fornecem vantagens de execução para as empresas líderes do setor.
Dashcam
A nova fronteira da telemetria são câmeras instaladas nos veículos para filmar tanto a cabine quanto seus arredores. O diferencial dessa tecnologia está na inteligência artificial embarcada que permite desde reconhecer os motoristas até um possível intruso, além de captar comportamentos de risco, como direção distraída ou com fadiga.
A Cobli já acompanhou mais de 1 bilhão de quilômetros em todo o Brasil, e nota pelos dados como é difícil melhorar o modo de condução, e vê nesta tecnologia o caminho mais forte já encontrado para uma direção mais focada e cuidadosa. Com reduções de até 50% na frequência de acidentes, a câmera é uma aliada importante pelo seu feedback instantâneo e imagens mais explícitas para ajudar em treinamentos comportamentais e no tempo de resposta para evitar problemas mais sérios. A direção com segurança impacta em ruas mais seguras para todos.
Ciência de Dados
A ciência de dados já é discutida e praticada há bastante tempo e seu uso deve ser ampliado. Segundo o Gartner, até 2026, 65% das organizações de vendas B2B farão a transição da tomada de decisão baseada na intuição para uma baseada em dados. Porém, mesmo com o cenário otimista, é perceptível que existem dois tipos de empresas: aquelas que conseguem de fato utilizar essa base de conhecimento para tomar decisões, ter uma operação mais eficiente e robusta, e para automatizar processos; e as organizações que apenas acumulam dados, mas não extraem análises para transformar a informação em ações de valor para o negócio.
O próximo passo é a implementação em escala dos benefícios da ciência de dados. Para ela ser bem-sucedida, as empresas precisam de tecnologias orientadas a percepções, processos e cultura aderente. A Cobli, por exemplo, criou um time de sucesso do consumidor, para ajudar as empresas nessa implementação e garantir que as melhores práticas sejam rapidamente adotadas.
Multimodalidade
A multimodalidade consiste na combinação dos meios de transporte para gerar deslocamentos cada vez mais rápidos e menos custosos. Por exemplo, garantir que a entrega tenha o trajeto mais eficiente, mesmo que seja feito inicialmente por um veículo terrestre, e, na última milha, por um drone. Esta estratégia permite otimizar trechos diferentes da logística e reduzir a necessidade de investimento em veículos mais custosos.
Para implementar multimodalidade com sucesso, assim como escalar operações com empresas terceirizadas, a palavra-chave é integração. São necessários sistemas de visibilidade que garantam que as operações funcionem de maneira integrada, visível para todos os envolvidos e com SLAs claros.
Veículos elétricos
Há muito tempo é evidente um futuro com veículos elétricos, mas a decisão da conversão demora para chegar. Com os valores rampantes nos combustíveis fósseis e os avanços na tecnologia e na infraestrutura para os elétricos, parece que o momento da virada está cada vez mais próximo. Embora os custos iniciais sejam maiores, a mudança para o elétrico é benéfica.
De acordo com o estudo Consumer Reports: Electric Vehicle Ownership Costs (Relatórios do Consumidor: Custos de Posse de Veículos Elétricos, em tradução livre), nos Estados Unidos, proprietários de veículos elétricos gastam, em média, 60% menos em combustível em comparação com aqueles de motor de combustão interna. A economia também inclui os serviços de manutenção. Segundo a We Predict, os veículos leves têm 31% menos custos com esse serviço.
Para as empresas de logística, no entanto, é primordial entender se faz sentido utilizar transporte elétrico na operação. Para isso, é necessário analisar a disponibilidade de infraestrutura, autonomia dos trajetos, payback da implementação e os impactos ambientais. Com os avanços tecnológicos e possivelmente tributários, os próximos passos ficarão cada vez mais evidentes.
Softwares integrados
Uma das grandes dificuldades da logística é a assimetria de informações. Se cada parte de um todo não se encaixar, o que deveria trazer mais benefícios para o negócio acaba gerando dificuldades. Por isso, os sistemas precisam estar mais integrados e preparados com uma visão única e completa da operação, para que as transportadoras realizem o gerenciamento de todas as atividades relacionadas a cargas, nas várias fases da cadeia. Os softwares precisam se comunicar de maneira automatizada, evitando possíveis erros e facilitando os processos.
O ecossistema precisa estar repleto de parceiros de soluções complementares que agreguem cada vez mais valor e diferenciais competitivos para o cliente. Daqui para frente, a tendência é de que cada vez mais as empresas invistam em tornar suas tecnologias não só preparadas para receber integrações, mas também estejam abertas para plugar de maneira simples e descomplicada o seu sistema.
As tecnologias mencionadas já são comprovadas e estão sendo implementadas em escala por todo o mundo. Agora é o momento de aproveitar as possibilidades e diferenciais competitivos para testar e usar essas inovações para gerar resultados de verdade nas operações.
Website: http://www.cobli.co