Home Noticias Ciberataque ataca mais de 100 instituições financeiras

Ciberataque ataca mais de 100 instituições financeiras

por Agência Canal Veiculação

Um recente relatório lançado pelo Kaspersky Lab descobriu um ciberataque apelidado de Carbanak, que atacou diversos bancos ao redor do mundo. De acordo com o estudo, os agentes desta ameaça conseguiram roubar US$1 bilhão de mais de 100 instituições financeiras. Estas invasões começaram em 2013 e continuam acontecendo até hoje.

Essa campanha foi descrita pela imprensa como “a mais sofisticada” que o mundo já viu. A palavra “sofisticação” às vezes parece uma escolha padrão para descrever ataques de larga escala, mas é preciso analisar profundamente o que realmente aconteceu com base nas informações disponíveis.

Com base no relatório de Kaspersky, é possível ver claramente que a campanha Carbanak está seguindo alguns padrões de seus antecessores: lançamento de documentos equipados com phishing, promovendo vulnerabilidades do Office, seguido por invasão, download com malware, comprometimento do servidor e infiltração de dados.

Porém, o aspecto único dessa campanha é que os métodos listados acima só foram vistos anteriormente em processos de ciberespionagem, cujo foco do atacante é a informação. Com o Carbanak, estamos vendo métodos APT serem usados em roubo de grande escala.

Nesse caso, os atacantes demonstraram conhecimento minucioso de software de serviços financeiros e redes, além de terem a capacidade monitorar o ambiente enquanto roubam dinheiro.

O processo foi iniciado com envio de e-mails com phishing para as vítimas, infectadas com manipulações das vulnerabilidades do Office (CVE-2012-0158 e CVE-2013-3906) e Microsoft Word (CVE-2014-1761).

O Traps da Palo Alto Networks previne ataques com o bloqueio das técnicas usadas na exploração, mesmo antes do código malicioso ter chance de entrar em funcionamento. Isso certamente inclui manipulações utilizando as vulnerabilidades do CVE-2012-0158, CVE-2013-3906 e CVE-2014-1761. O Traps poderia ter prevenido os ataques vistos na campanha Carbanak – e a “sofisticação” deles teria falhado.

Ao limitar a superfície no período de exploração, todos os ataques são reduzidos a uma definida série de técnicas que são eficientemente endereçadas.

Saiba mais sobre o Traps Advanced Endpoint Protection aqui.

Sobre a Palo Alto Networks

A Palo Alto Networks é a companhia de segurança de rede. Sua plataforma inovadora permite que empresas, provedores de serviços e entidades governamentais mantenham suas redes seguras permitindo com segurança o número crescente e complexo de aplicativos rodando em suas redes. O núcleo da plataforma da Palo Alto Networks é seu Firewall de Última Geração, o qual entrega visibilidade de aplicativo, usuário e conteúdo e controle integrado com o firewall através de sua arquitetura proprietária de software. Os produtos e serviços da companhia correspondem a um grande número de necessidades de segurança em redes, do data center até a rede, assim como nas filiais e nos dispositivos móveis. Mais de 100 países utilizam os produtos da Palo Alto Networks.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações